Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que Sgt. Pepper’s realmente dividiu Paul McCartney e John Lennon?

O disco foi lançado em 1967 e causou diversas brigas

Redação Publicado em 11/06/2020, às 17h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney e John Lennon (foto: Reprodução/ AP)
Paul McCartney e John Lennon (foto: Reprodução/ AP)

Os Beatles possuem músicas icônicas compostas, majoritariamente, por Paul McCartney e John Lennon. No entanto, os dois compositores discordavam em muitos pontos - e isso ficou ainda mais intenso durante as gravações do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band(1967). As informações são do Express.Co.UK.

+++LEIA MAIS: Por que Paul McCartney tomou o solo de George Harrison em ‘Sgt. Pepper’s’?

Em entrevista ao Bob Costas em 1991, McCartney falou o motivo pelo qual Sgt. Pepper's é o disco preferido dele: “Tive muito a ver com ele. Não foi inteiramente minha idéia, mas para nos afastar de sermos os Beatles, tive a ideia de fingir que éramos esse outro grupo."

Para a Rolling Stone EUA, o músico falou sobre o significado do disco para ele: “Odiávamos a abordagem de quatro moptops. Não éramos meninos, éramos homens. Tudo foi embora, tudo aquilo de menino, todos aqueles gritos - não queríamos mais”. 

+++ LEIA MAIS: Cocaína e problemas técnicos: Como foi a última gravação de Paul McCartney e John Lennon?

Dessa forma, Sgt. Pepper's surgiu como uma forma experimental. Na época das gravações do disco, os integrantes do grupo fizeram uso de substâncias ilícitas  - e sabe-se que durante uma sessão no estúdio, Lennon teve uma “bad trip” (“viagem ruim”, em tradução literal) após experimentar drogas.

No entanto, anos após o lançamento do disco, Lennon dizia que Sgt. Pepper's não o agradava. Em entrevista à Playboy, em 1980, o músico falou que The White Album(1968) era o disco favorito dele, e explicou sobre o álbum de 1967. 

+++LEIA MAIS: George Harrison achou gravação do disco Sgt. Pepper’s, dos Beatles, 'cansativa e chata'

“[Paul] queria que [The White Album] fosse mais uma coisa de grupo, o que na verdade significa mais Paul. Então ele nunca gostou desse álbum. Sempre gostei de todos os outros álbuns, incluindo Pepper, porque achei a música melhor. O mito do Pepper é maior, mas a música do White Album é muito superior, acredito”, explicou Lennon durante a entrevista. 

O músico icônico também criticou as canções de Sgt. Pepper’s: “‘Good Morning’ é minha. É um lixo, sempre pensei. O ‘bom dia, bom dia’ foi de um comercial de cereais da Kellogg. Sempre fiquei com a TV muito baixa quando compunha e o comercial apareceu e depois escrevi a música”. 

+++ LEIA MAIS: Por que a ideia de John Lennon para a capa do Sgt. Pepper's foi rejeitada?

Sobre "When I’m Sixty Four", de Paul McCartney, Lennon disse: “Nunca sonharia em escrever algo assim". Até George Harrison concordou com o vocalista sobre a baixa qualidade de Sgt. Pepper’s em entrevista ao Antology: “Tornou-se um processo de montagem - apenas pequenas peças e depois uma dublagem por cima".


+++ DELACRUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO