Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que Prince achava música dos Beatles 'demoníaca'?

Prince detestou uma ideia dos Beatles e chamou 'Free As a Bird' de 'demoníaca' - mas Paul McCartney defendeu a banda

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 17/06/2021, às 17h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Prince (Foto: Kevin Winter/Getty Images) / John Lennon (Foto: AP)
Prince (Foto: Kevin Winter/Getty Images) / John Lennon (Foto: AP)

Em 1994, mais de uma década após a morte de John Lennon, os três Beatles restantes se juntaram para gravar um disco com músicas raras, canções cortadas e versões ao vivo. A banda usou uma demo entregue pela viúva do cantor, YokoOno, para gravar os vocais de Lennon e tocar o resto dos instrumentos a partir dele, mas Prince não gostou da ideia.

"O que fizeram com aquela música dos Beatles ['Free As a Bird'], manipulando a voz de John Lennon para tê-lo cantando do túmulo... Isso nunca acontecerá comigo," disse Prince em entrevista, de acordo com o Express UK.

+++LEIA MAIS: Por que John Lennon achou 'humilhante' participar do filme Help!, dos Beatles?

Para prevenir algo assim de acontecer, Prince gostava de manter todo o controle artístico nas próprias mãos. "Não consigo pensar em nada tão demoníaco. Tudo é como deve ser. Se fosse para eu tocar com Duke Ellington, nós teríamos vivido na mesma época." O cantor pop não gostava da noção de realidade virtual, dizia que era "demônica." 

Depois da crítica, McCartney defendeu a escolha criativa da banda de usar a voz de Lennon: "Eu nunca tinha ouvido [as demos] antes, mas [Ono] explicou como eram populares com os fãs de John."

+++LEIA MAIS: Por que John Lennon achava 'sem sentido' fazer uma reunião dos Beatles?

Ringo Starr descreveu a decisão como "a rota mais fácil," e o motivo para isso foi: a banda não tinha outras opções. "Éramos quatro Beatles, e sobraram três. Fizemos algumas músicas por acaso, fomos para tocar instrumentos e ver o que acontecia. Depois, decidimos tentar canções novas, mas era difícil, pois as músicas eram individuais, não eram dos Beatles."


+++ URIAS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL