- Cobra Kai (foto: reprodução/ YouTube/ Netflix)

Cobra Kai 3: a mesma fórmula, sem nunca morrer na diversão e no drama [REVIEW]

A terceira parte da aclamada série tem timing perfeito entre nostalgia, lutas e piadas

Vinicius Santos | @vini_ls13 Publicado em 10/01/2021, às 13h00

Em uma tentativa de definir o que é Cobra Kai aos que ainda não assistiram de forma breve, um dos termos mais apropriados é “uma novela para caras”. De fato, o seriado combina de forma natural e divertida artes marciais a todos os clichês de dramas e romances adolescentes, como triângulos amorosos e bullying, numa atualização muito fiel ao clássico Karatê Kid (1984), porém adaptada para novos tempos.

Mas, como um lutador inesperado que se destaca no decorrer de um torneio, a terceira temporada tem agora muito mais expectativas e olhos voltados a ela. Apesar da aprovação universal da crítica especializada nas primeira e segunda partes, Cobra Kai ainda estava em um certo anonimato, ‘escondida’ do mainstream como uma das produções originais do YouTube.

+++LEIA MAIS: Robôs da Boston Dynamics se aglomeram e dançam em uma festa inusitada

A aventura da plataforma deu errado e várias das séries foram canceladas, até a Netflix negociar com o site para adquirir comando da produção e distribuição de Cobra Kai para o terceiro ano. Após entrar no catálogo da Netflix em 2020, a série explodiu, no Brasil e no mundo, sendo a mais nova queridinha das maratonas da quarentena e deixando fãs jovens e veteranos do universo Karatê Kid sedentos por mais.

Após o gancho surpreendente para a continuação, com Johnny Lawrence (William Zabka) sem o controle do dojô Cobra Kai, o filho dele, Robby (Tanner Buchanan) foragido, o aluno favorito Miguel (Xolo Maridueña) em coma no hospital e a cidade de All Valley chocada com a briga gigantesca na escola causada pelos alunos caratecas; será que a terceira parte de Cobra Kai tem o necessário para o novo desafio de agradar um público imensamente maior?

+++LEIA MAIS: Liga da Justiça: Zack Snyder publica foto inédita de Batman

A resposta, felizmente, é um sólido ‘sim’. Os novos 10 episódios combinam uma escalada dramática com o humor leve já para criar uma versão um pouco mais séria da história contada até agora, mas nunca sem se levar tão a sério. A carga dramática maior é distribuída com maestria pelos roteiros, muito eficientes em mostrar um arco de desenvolvimento para cada personagem.

Johnny Lawrence segue sendo o centro da narrativa, mas Cobra Kai não se apoia demais nele: todos os personagens recebem devida atenção, em um compromisso exemplar de prover momentos para cada ator brilhar nos papéis.

+++LEIA MAIS: Cobra Kai: primeiras imagens da terceira temporada são reveladas

Falando no elenco,  Xolo Maridueña e Mary Mouser sustentam bem a parte adolescente de Cobra Kai como Miguel Diaz e Samantha LaRusso, ambos lidando com traumas de diferentes maneiras. O discípulo número 1 de Johnny precisa se recuperar de uma lesão paralisante e a filha de Daniel-San enfrenta ansiedade e preconceitos por causa do bullying e assédios no ambiente escolar.

Quanto ao próprio Karatê Kid, Ralph Macchio ficou com alguns dos momentos mais emocionantes de Cobra Kai, com toneladas de referências à trilogia clássica e lindas homenagens ao Sr. Miyagi (Pat Morita). Os episódios focados em Daniel-San irão facilmente colocar um sorriso no rosto dos fãs veteranos da franquia e expandir o universo da série.

+++LEIA MAIS: 4 clichês de filmes de Sessão da Tarde que Cobra Kai desconstruiu

Em linhas gerais, a terceira temporada de Cobra Kai repete a mesma fórmula da história: até mesmo o vilão tem uma versão diferente dos fatos para contar.

Assim como o expectador testemunha a visão de mundo de Johnny Lawrence na primeira temporada, antagonistas como John Kreese (Martin Kove) e Tory Nichols (Peyton List) também têm momentos de argumentar sobre serem os heróis na interpretação deles. Porém, a repetição não perde a força, os arcos mostrados ao expectador são interessantes e contribuem de forma relevante à narrativa. 

Como um todo, a produção mantém um compromisso com mostrar diferentes posicionamentos sobre os temas apresentados. Bullying, marginalidade na juventude e como lidar com defesa pessoal são apenas algumas das problemáticas que Cobra Kai aborda sem traçar conclusões definitivas e integrando debates pertinentes de forma justificada na trama.

+++LEIA MAIS: Alguém percebeu que Will Smith "está" em Cobra Kai, série que volta ao universo de Karatê Kid da Netflix?

Com uma progressão dinâmica do enredo e uma evolução notável nas lutas e coreografias, Cobra Kai aceitou e venceu com louvor o desafio para a terceira temporada. A série é a recomendação ideal para pais e filhos maratonarem juntos e abre o 2021 da Netflix com força.

Todos os episódios de Cobra Kai estão disponíveis na Netflix. Assista ao trailer abaixo:

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++SHOWS QUE PERDEMOS EM 2020 | ROLLING STONE BRASIL

série entretenimento netflix tv Exclusiva Review crítica Cobra Kai Continuação Sony Karatê Kid Johnny Lawrence William Zabka YouTube terceira temporada original pat morita sr. miyagi Brian Wright

Leia também

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper 'a frente do tempo e fora da curva'


Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos