- Jimmy Page em 1977, durante apresentação do Led Zeppelin no festival Day on the Green, em Oakland, Califórnia (Foto: Michael Zagaris Photography LLC e Reel Art Press)

Por que Jimmy Page não ouvia Eric Clapton e Jimi Hendrix nos primeiros anos de Led Zeppelin?

O músico explicou o motivo em uma entrevista de 1970

Redação Publicado em 16/12/2020, às 16h45

Em meados dos anos 1960, não era possível falar sobre grandes guitarristas sem mencionar Eric Clapton, Jimi Hendrix e Jimmy Page. Os três são lendários e realmente estão entre os melhores de todos os tempos. No entanto, Page contou que não ouvia as canções dos dois amigos para não influenciar no som do Led Zeppelin. As informações são do Cheatsheet.

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page achou que tinha algo de errado com Robert Plant quando eles se conheceram

Jimmy Page acompanhava o trabalho dos dois guitarristas naquela época. No entanto, isso mudou quando o músico formou o Led Zeppelin. De acordo com ele, para os dois primeiros álbuns da banda, ele parou de ouvir os principais músicos do rock. 

Em uma entrevista em 1970 à NME, via Cheatsheet, o guitarrista disse que evitou o trabalho de Eric Clapton e Jimi Hendrix, porque não queria absorver o estilo deles e reproduzi-los nos discos do Led Zeppelin

+++LEIA MAIS: Para Joni Mitchell, o que tornava o Led Zeppelin tão diferente das outras bandas?

Como compositor e arranjador, Jimmy Page deu grandes passos nos primeiros álbuns do Led Zeppelin e o músico estava muito consciente de manter o próprio estilo nas canções autorais da banda - sem ser diretamente influenciado pelos nomes da época. 

"Não ouço os guitarristas atuais... quer seja certo ou não. Pensei que se eu começasse a ouvir todo mundo como Eric e Jimi, eu ficaria atolado nas ideias e começaria a reproduzir suas frases, o que provavelmente fiz inconscientemente e acredito que todo mundo faz. Você pode ouvir as frases de Eric nos álbuns de Jimi e você pode ouvir frases de Hendrix nos discos de Eric", explicou Page em 1970. 

+++LEIA MAIS: Como uma biografia não autorizada do Led Zeppelin difamou e propagou o legado da banda ao mesmo tempo?


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ PÉRICLES: 'QUEREMOS FAZER O NOSSO SOM, MOSTRAR NOSSA VERDADE E LUTAR POR IGUALDADE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

música notícia Jimi Hendrix Led Zeppelin eric clapton Jimmy Page guitarrista

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais