- Mark Hamill como Luke em Star Wars: O Retorno do Jedi (Foto: Reprodução/Lucasfilm)

Star Wars: Qual o maior defeito dos Jedi?

Star Wars: The High Republic, projeto multimídia da Lucasfilm, destacou problema vital da Ordem Jedi

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 08/08/2021, às 15h00

Star Wars revelou o maior defeito dos Jedi na franquia. Quando Luke Skywalker (Mark Hamill) ouviu falar deles pela primeira vez, imaginou os heróis como campeões da verdade e da justiça. Porém, ao longo dos anos, o personagem foi desiludido pelos ídolos, principalmente quando descobriu a verdade sobre o pai, Anakin Skywalker, ser Darth Vader

Star Wars: The High Republic, projeto multimídia da Lucasfilm, viajou para 200 anos antes dos eventos de Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999), quando a Ordem Jedi estava no auge. Segundo Screen Rant, a história começou com a combinação dos poderes dos mestres da Força, com intuito de evitar a destruição de todo um sistema solar. Cada capítulo de The High Republic apresenta novas habilidades e aspectos do poder metafísico.

+++LEIA MAIS: Star Wars revelou que Yoda sabia que os clones se voltariam contra os Jedi; entenda

No entanto, a última edição, intitulada Out of the Shadows, de Justina Ireland, confirma como os cidadãos comuns daquela época conseguiam reconhecer a maior falha Jedi, mesmo com o auge deles. Uma cena mostra a discussão sobre os mestres entre dois personagens, os quais reflem como os heróis realmente não se importam o suficiente com as pessoas.

"As pessoas fazem a vida, é verdade. Mas a Força nem sempre considera as pessoas. É muito maior do que os pequenos problemas de colonos ou senadores. Às vezes, se você olha para a floresta, perde os acontecimentos nas árvores," afirmou um deles. O problema, segundo esses personagem, é: os Jedi atendem à vontade do poder metafísico - e isso necessariamente significa como estão um pouco distantes da vida cotidiana.

+++LEIA MAIS: Star Wars: Por que nem todo Jedi das trevas é um Sith de verdade?

Como Screen Rant apontou, esse foi um comentário perspicaz e, infelizmente, esse problema piorou com o passar dos séculos. Durante a Era da Alta República, os Jedi mantinham templos em toda a galáxia, ou seja, incontáveis ​​planetas tinham presença deles. Porém, na época da trilogia prequel, os mestres se retiraram para o templo principal em Coruscant, deixando apenas a capital galáctica para as missões.

Por conta disso, tornaram-se ainda mais distantes dos cidadãos comuns, e o foco tanto na vontade da Força quanto na política galáctica os afastaram da compaixão. Ahsoka Tano (Ashley Drane) aprendeu isso na 7ª temporada de Star Wars: A Guerra dos Clones, quando as experiências dela nos níveis mais baixos de Coruscant a ensinaram o quão irrelevantes os Jedi se tornaram para as injustiças na galáxia.

+++LEIA MAIS: Por que ninguém em The Mandalorian lembra dos Jedi?


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS

entretenimento notícia cinema Star Wars maior Darth Vader Qual luke skywalker mark hamill Jedi Anakin Skywalker Justina Ireland Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma Out of the Shadows defeito Star Wars: The High Republic

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein