Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

House of the Dragon: Relembre a linhagem real da Casa Targaryen antes e durante a Dança dos Dragões

Episódio final da primeira temporada House of the Dragon vai ao ar neste domingo, 23 de outubro

Emanuela Lemes (sob supervisão de Eduardo do Valle) Publicado em 23/10/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personagens de House of the Dragon (Foto: Divulgação/HBO)
Personagens de House of the Dragon (Foto: Divulgação/HBO)

[ATENÇÃO: Contém spoilers da sérieHouse of the Dragon]

Uma das séries mais aclamadas do ano, House of the Dragon (2022) exibirá neste domingo, 23 de outubro, o episódio final da primeira temporada com o início da guerra civil entre a Casa Targaryen pela sucessão do Trono de Ferro, mais conhecida como a Dança dos Dragões

Inspirada no livro Fogo & Sangue (2018), de George R.R Martin, a produção começa dois séculos após a Guerra da Conquista, que uniu os sete reinos de Westeros e forjou o Trono de Ferro, com o fogo do dragão Balerion e as espadas dos inimigos derrotados. 

+++ LEIA MAIS: House of the Dragon: Kit Harington diz estar 'adorando' a nova série

Pensando nisso, a Rolling Stone Brasil relembrou a linhagem real da Casa Targaryen antes e durante a Dança dos Dragões, 200 anos antes dos acontecimentos vistos entre Jon Snow (Kit Harrington) e Daenarys Targaryen (Emilia Clarke) em Game of ThronesConfira:


A sucessão pacífica de Viserys I

O livro de George R.R Martin conta que o governo de Jaehaerys I Targaryen, conhecido como o Conciliador, foi longo e sábio, com a lei e a ordem sendo restauradas, onde várias importantes reformas foram impostas ao território, trazendo prosperidade nos Sete Reinos e força a Casa Targaryen.

+++ LEIA MAIS: House of the Dragon: Qual doença que Rei Viserys tem? Ator responde

Linhagem Real Casa Targaryen
Linhagem Real da Casa Targaryen (Foto: Reprodução / Twitter @hotdbr)

Após a morte de Jaehaerys I, o Trono de Ferro foi sucedido por seu neto, Viserys I (Paddy Constantine), uma vez que Baelon Targaryen havia falecido antes do Velho Rei, o Conciliador. Viserys deu continuidade ao reinado próspero e pacífico de seu avô, mas as sementes para a guerra civil foram semeadas em seu governo.

A série começa logo após o Grande Conselho de 101 d.C., que definiu a sucessão de Viserys I ao Trono de Ferro, uma vez que Rhaenys era a primeira e única filha do primeiro herdeiro de Jaehaerys, Aemon Targaryen

+++ LEIA MAIS: House of the Dragon: Por que Matt Smith hesitou em entrar na série? Ator responde

O irmão mais novo de Viserys, príncipe Daemon Targaryen (MattSmith), se considerava o herdeiro de seu irmão, uma vez que ainda não havia herdeiros homens para suceder o Trono de Ferro, além de também cobiçar o título de Príncipe de Pedra do Dragão. Embora Viserys amasse seu irmão mais novo, ele não desejava que Daemon o sucedesse e estava confiante que ele e sua esposa um dia teriam um filho.

O primeiro casamento de Viserys I

Casada com Aemma Arryn I por 10 anos, os dois tiveram um filho que morreu na infância e uma filha, a princesa RhaenyraTargaryen. No início da série, quando Rhaenyra tem 14 anos, Aemma morre em trabalho de parto, dando à luz o filho e herdeiro do rei, nomeado Baelon, como homenagem ao falecido pai do Rei. No entanto, a criança morre um dia depois de Aemma.

+++ LEIA MAIS: House of the Dragon: cenas deletadas mostram mudança na amizade Rhaenyra e Alicent

Viserys nomeou seu irmão ao Pequeno Conselho Real, mas a rivalidade entre Daemon e a Mão do Rei, Sor Otto Hightower (Rhys Ifans), tornou-se tão grande que Viserys nomeou Daemon como Comandante da Patrulha da Cidade para remover Daemon do Pequeno Conselho. Temendo que Daemon se tornasse rei, Otto tentou convencer Viserys a fazer de Rhaenyra sua herdeira.

Após o período de luto, Viserys realizou uma cerimônia extravagante para declarar Rhaenyra a herdeira do Trono de Ferro e Princesa de Pedra do Dragão, em resposta às ambições de seu irmão. Viserys começou a preparar a princesa Rhaenyra para ser a rainha, ensinando-a a governar e a tornou parte de seu pequeno conselho.

+++ LEIA MAIS: House of the Dragon: Segundo Milly Alcock, Daemon pode ser bom para Rhaenyra

O segundo casamento de Viserys I

Visto que Viserys ainda não tinha trinta anos, o Grande Meistre Runciter foi o primeiro a incentivá-lo a se casar novamente, sugerindo Laena Velaryon, filha de Lorde Corlys Velaryon (SteveToussaint) e Rhaenys Targaryen (Eve Best), mas a jovem havia apenas 14 anos na época. Em vez disso, Viserys casou-se com Alicent Hightower, a filha de dezoito anos de Sor Otto Hightower, sua Mão do Rei.

Alicent Hightower teve três filhos com o Rei Viserys IAegon IIHaleana Aemond. Embora Alicent tivesse dado herdeiros homens a Viserys, o rei não fez nada para mudar a ordem de sucessão enquanto considerava o assunto já resolvido ao nomear Rhaenyra em seu testamento. 

Linhagem Real Casa Targaryen
Linhagem Real da Casa Targaryen (Foto: Reprodução / Twitter @hotdbr)

A formação da facção Pretos 

Com 17 anos, Viserys decidiu que Rhaenyra deveria se casar, apesar de a princesa sempre ter deixado evidente sua vontade em não ter um marido. A Rainha Alicent queria que a princesa se casasse com seu filho mais velho, Aegon II, para que um dia ele pudesse ser rei, mas o Rei discordou pela diferença de idade e desequilíbrio entre os meio-irmãos.

Com a sucessão do Trono de Ferro em questão, após o Rei ameaçar colocar Aegon II como herdeiro, caso Rhaenyra não acatasse a decisão do Pequeno Conselho Real, a princesa casou-se com Laenor Velaryon (John MacMillan na versão mais velha), filho do Lorde Corlys Velaryon e Rhaenys Targaryen. Com LaenorRhaenyra tem três filhos: JacaerysLucerys Joffrey Velarion.

+++ LEIA MAIS: House of the Dragon: Por que série da HBO terá tantos saltos temporais?

As chances de JacaerysLucerys Joffrey Velarion herdarem o Trono de Ferro de Rhaenyra Targaryen eram mínimas, uma vez que não seriam filhos legítimos de Laenor Velaryon (John MacMillan na versão mais velha).

Na produção, Rhaenyra até tentou sugerir que Jacaerys e Helaena se casassem, mas Alicent recusou a oferta, o que gerou uma crescente tensão entre dois clãs Targaryen sobre quem tem o verdadeiro direito ao trono.

+++LEIA MAIS: House of the Dragon: quem é Milly Alcock, atriz que interpreta Rhaenyra Targaryen

Facção Pretos - Casa Targaryen
Facção Pretos - Casa Targaryen (Foto: Reprodução / Twitter @hotdbr)

Com o conflito de interesses iminente entre Rhaenyra Alicent em ser a primeira dama de Westeros, duas facções começaram a se formar na corte. Para celebrar o aniversário de cinco anos de matrimônio entre Alicent e Viserys, um torneio foi realizado na Fortaleza Vermelha.

Visto que a rainha consorte usava um vestido verde enquanto a princesa usava as cores Targaryen de preto e vermelho, tornou-se costume referir-se aos Pretos e Verdes quando se fala dos diferentes aliados.

+++ LEIA MAIS: House of the Dragon não é 'brilhante' como Game of Thrones, afirma ator da série

Enquanto isso, Daemon casou-se com a filha mais nova de Lorde Corlys Velaryon e Rhaenys Targaryen, com quem teve duas gêmeas: Rhaena e Baela. Apesar de Rhaenrya ter repulsa pela rainha consorte, a Princesa da Pedra do Dragão gostava de Laena, e as duas voavam frequentemente juntas com seus dragões.

Com a benção do rei Viserys, Rhaenyra prometeu seus dois filhos mais velhos, Jacaerys e Lucerys Velaryon, para Baela e Rhaena, filhas de Daemon. No parto do terceiro filho, Laena e o bebê faleceram.

+++ LEIA MAIS: House of the Dragon: Quem é Verme Branco?

O casamento Targaryen

Para desqualificar os meio-irmãos e manter a linhagem valiriana pura na sucessão ao Trono de Ferro, Rhaenyra se casa com Daemon Targaryen (Matt Smith), sem o consentimento real, o que gerou um escândalo em Westeros, uma vez que os irmãos Velaryon teriam falecido há menos de seis meses.

No matrimônio, ambos tiveram Aegon III e Viserys II, nomeado em homenagem ao pai de Rhaenyra. Em contrapartida, Aegon II e Helaena acabam se casando e tem três filhos (Jaeharys, Jaehaera e Maelor Targaryen), o que acentua a guerra civil.

Casamento Targaryen
Linhagem Real da Casa Targaryen: A Facção Pretos (Foto: Reprodução / Twitter @hotdbr)

Embora o rei Viserys I Targaryen tivesse decretado que sua filha mais velha, a princesa Rhaenyra Targaryen, seria sua herdeira ao Trono de Ferro, Sor Criston Cole da Guarda Real (Fabien Frankel) coroou Aegon II Targaryen (Tom Glynn-Carney) como o novo monarca após a morte de Viserys, o que marca o estopim para a Dança dos Dragões

Os nove primeiros episódios de House of the Dragon já estão disponíveis no HBO Max. O finale da primeira temporada, que retrará a intensa guerra civil conhecida como Dança Dos Dragões, será distribuído no canal de televisão HBO neste domingo, 23 de outubro, e será disponibilizado simultaneamente no streaming. Assista ao trailer abaixo:

+++ LEIA MAIS: 6 motivos para acreditar que série sobre a Casa Targaryen será melhor do que Game of Thrones [LISTA]