Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 filmes de Hollywood 'acusados' de copiar animes: De Rei Leão a Cisne Negro [LISTA]

Na mídia e nas redes sociais, muitos filmes de Hollywood foram "acusados" de copiar animes lançados anteriormente

Redação Publicado em 14/07/2021, às 15h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Rei Leão (Foto: Reprodução) e Cisne Negro (Foto: Reprodução /Twitter)
O Rei Leão (Foto: Reprodução) e Cisne Negro (Foto: Reprodução /Twitter)

Originalidade é um tema muito discutido no mundo da arte, afinal, como definir uma ideia totalmente inovadora? No cinema, o assunto é frequentemente levantado no debate sobre as influências do anime em produções norte-americanas.

Na mídia e nas redes sociais, críticos e usuários comparam muitos sucessos de Hollywood com animações japonesas lançadas anteriormente, seja pelas narrativas parecidas ou fotografias praticamente iguais.

+++LEIA MAIS: Keanu Reeves cria HQ sobre filho imortal de deus da guerra nascido há 80 mil anos; conheça BRZRKR

Luca (2021), da Pixar, é o mais recente alvo da discussão. O filme de Enrico Casarosa foi comparado com as obras do Studio Ghibli - e até ganhou um artigo do The Guardian chamado "A Pixar faz um trabalho melhor como Studio Ghibli do que o Ghibli?"

A animação norte-americana não foi a primeira a ser comparada com um anime e, provavelmente, não será a última. Pensando nisso, a Rolling Stone Brasil separou exemplos famosos de longas-metragens de Hollywood "acusados" de copiar animes. Confira:

+++LEIA MAIS: 4 vezes em que Levi foi muito f*** em Attack on Titan [LISTA]

O Rei Leão (1994) - Kimba, o Leão Branco (1965)

Cenas de O Rei Leão e Kimba, o Leão Branco

A história de O Rei Leão, da Disney é conhecida: um pequeno leão destinado a ser rei vive uma série de aventuras na selva antes de ir em busca do trono, o qual pertencia ao falecido pai dele e foi tomado pelo tio Scar.

Agora, talvez, você não conheça a Kimba, o Leão Branco, um conto sobre "as aventuras de um pequeno leão branco corajoso e otimista, líder moral para bons animais em uma selva rodeada de perigos," de acordo com o IMDb. (Foto 1: Reprodução /Foto 2: Reprodução via IMDb)

+++LEIA MAIS: Netflix oferece bolsa integral para estudar animação com profissional do Studio Ghibli

"Mesmo que a maioria das semelhanças entre O Rei Leão e Kimba, o Leão Brancofossem ideias limitadas, não há nenhuma maneira de Scar não ter sido baseado de uma forma ou de outra em Claw, já que ambos são mais velhos de cabelos escuros desfigurados, rivais do jovem protagonista."


Cisne Negro (2010) - Perfect Blue (1997)

Cenas Cisne Negro e Perfect Blue

Cisne Negro e Perfect Blue forma outro caso famoso. Os dois filmes falam sobre a obsessão em atingir a excelência no ramo artístico e exploraram profundamente o psicológico da protagonista ao ponto de fazer o espectador questionar quais cenas são reais ou imaginadas pelas personagens.

+++LEIA MAIS: Robôs, cultura oriental e lutas: tudo que queremos ver no anime de Cyberpunk 2077 na Netflix

Alguns momentos específicos também são comparados, como a cena das protagonistas Nina e Mima iluminadas por holofotes em um palco. (Fotos: Reprodução /Twitter)


A Origem (2010) - Paprika (2006)

Cenas de A Origem e Paprika

A Origem, de Christopher Nolan, é alvo de comparações com Paprika, de Satoshi Kon, por causa da ideia central do filme - o uso de uma máquina para explorar e influenciar o subconsciente de alguém - e de cena particular.

+++LEIA MAIS: 4 animes incríveis para assistir no Amazon Prime Video [LISTA]

Em certo momento do filme live-action, o personagem de Joseph Gordon-Levitt tenta se locomover em um corredor enquanto a gravidade é alterada. Paprika possui uma cena parecida, na qual Konakawa Toshimi vê a realidade ser distorcida dentro de um corredor. (Fotos: Reprodução)


Gravidade (2013) - Planetes (2003)

Cenas de Gravidade e Planetes

Longe da Terra, Gravidade e Planetes "usam habilmente o vazio do espaço como pano de fundo para ilustrar a vida, ambições, medos e personalidades de seus respectivos personagens," segundo o CBR. (Foto 1: Reprodução via Twitter /Foto 2: Reprodução via IMDb)

+++LEIA MAIS: Elza Soares 'quebra internet' e revela ser fã de anime: 'One Piece é bom, sim

"Por que assistir Gravidade quando o anime Planetes fez a mesma coisa 10 anos antes?"


Her (2013) - Chobits (2002)

Cenas de Her e Chobits

Em Her, o personagem de Joaquin Phoenix se apaixona por uma inteligência artificial criada para ser uma assistente virtual. A mesma premissa é desenvolvida em Chobits, anime sobre um adolescente que se envolve com um computador pessoal. (Foto 1: Reprodução via Twitter /Foto 2: Reprodução via IMDb)

"Tenho quase certeza que Her, do Spike Jones, é o mais próximo que vamos ter de um filmes de Chobits"


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL