Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 apresentações memoráveis dos anos 1970: De John Lennon a David Bowie

Durante a década de 1970, inúmeros ícones do mundo da músicas participaram do The Old Grey Whistle Test e realizaram performances lendárias

Redação Publicado em 18/03/2020, às 14h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon e David Bowie no programa The Old Grey Whistle Test (Foto: Reprodução)
John Lennon e David Bowie no programa The Old Grey Whistle Test (Foto: Reprodução)

Durante os anos 1970, o programa de televisão britânico The Old Grey Whistle Test foi responsável por inúmeras apresentações lendárias de ícones da música, como John Lennon e David Bowie.

Segundo o Far Out Magazine, o programa exibido durante os anos de 1971 e 1988 contrariava os padrões das outras produções da época e abria espaço para os astros do rock realizarem performances inesquecíveis. 

O site listou algumas das principais participações do The Old Grey Whistle Test e nós separamos 6 apresentações memoráveis. Confira:

John Lennon - “Stand By Me” (1975)

Entres os convidados ilustres do programa estava o ex-BeatleJohn Lennon. Segundo o Far Out Magazine, o músico convidado se recusou a receber cachê, mas, de acordo com as normas da emissora, o pagamento era obrigatório. Então, o artista pediu para receber a quantia em biscoitos. 

Apresentação do músico pode ser vista ao 3 minutos e 10 segundos do vídeo.

+++LEIA MAIS: John Lennon deixou mensagem secreta para Ringo Starr na última gravação antes do assassinato


Elton John - “Tiny Dancer” (1971)

Apesar de não ser um astro do rock, Elton John participou do programa e fez uma performance de “Tiny Dancer”, hit do disco Madman Across the Water. Em tom mais introspectivo do que de costume, o músico apresentou a canção apenas acompanhado de um piano.

+++ LEIA MAIS: Freddie Mercury tirou sarro do show de Elton John no Live Aid: ‘De onde você tirou aquele chapéu horroroso?’


Patti Smith - “Horses” (1974)

Patti Smith, ícone do punk rock, fez uma performance do single que leva o nome lendário disco Horses, lançado em 1975. Além desta canção, o programa também contou com a apresentação de “Hey Joe”.

+++ LEIA MAIS: Em cafés, trens e estranhos hotéis, Patti Smith escreveu o seu novo livro


The Specials -  “A Message To You Rudi” (1979)

A banda The Special levou o 2 tone, gênero musical derivado do ska, para o palco do The Old Grey Whistle Test com a música “A Message To You Rudi”, em 1979. O grupo formado na Inglaterra ficou conhecido pelo estilo musical inovador e o envolvimento com causas sociais.

+++ LEIA MAIS: 6 polêmicas de ícones do rock que ninguém fala sobre: de Eric Clapton racista a Bowie fascista


Fleetwood Mac - “Rhiannon” e  “Go Your Own Way” (1977)

Em 1977, foi a vez Fleetwood Mac de apresentar as canções “Rhiannon” e “Go Your Own Way”. No vídeo acima é possível ver a performance vibrante da banda liderada por Stevie Nicks durante o ensaio do programa.

+++LEIA MAIS: Traições e US$ 1 milhão em drogas: os 50 anos do Fleetwood Mac


David Bowie - “Queen Bitch” (1972)

Dois dias antes de iniciar a primeira turnê como Ziggy Stardust, David Bowie gravou uma participação para o programa musical britânico, em 1972. O músico realizou uma performance das músicas “Five Years”, “Oh You Pretty Thing” e “Queen Bitch”, que, segundo o Far Out Magazine, foi a canção que mais chamou a atenção de todos.


+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA