Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

A vez que Axl Rose socou David Bowie e ameaçou matá-lo de ciúmes em 1989

Bêbado, o Camaleão do Rock deu em cima de Erin Everly, a namorada (e, então, futura esposa) do frontman do Guns N' Roses

Redação Publicado em 27/02/2020, às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Axl Rose com Slash e David Bowie (Foto 1: MARC S CANTER/MICHAEL OCHS ARCHIVES/GETTY IMAGES e Foto 2: Matthias Merz/picture-alliance/DPA/AP)
Axl Rose com Slash e David Bowie (Foto 1: MARC S CANTER/MICHAEL OCHS ARCHIVES/GETTY IMAGES e Foto 2: Matthias Merz/picture-alliance/DPA/AP)

Slash contou, em sua autobiografia (intitulada com o nome dele) uma verdadeira novela rock n’ roll anos 1980: como, em 1989, David Bowie e Axl Rose trocaram socos e ameaças de morte durante um show do Guns N’ Roses, por ciúme e masculinidade.

+++ LEIA MAIS: Há 32 anos, o Guns N' Roses dominava o mundo como os últimos selvagens do rock com o disco Appetite For Destruction

Guns N’ Roses começava a ganhar bastante relevância no cenário musical. Naquela temporada, abriram para os Rolling Stones. Tocaram, uma noite, no The Cathouse, casa de Hollywood. Na plateia, duas pessoas bem importantes para Slash: Ola Hudson, mãe dele, e David Bowie.

Slash e Bowie tinham eram relativamente próximos. Ola, estilista, fazia figurinos para rockstars - como o Camaleão do Rock - quando o guitarrista era criança. Ironicamente, uma vez ele viu Bowiee Olasem roupa alguma e juntos… De qualquer maneira, conheciam-se, e estavam juntos naquela noite.

+++ LEIA MAIS: Slash lembra de quando flagrou a mãe e David Bowie pelados; entenda

Bowie chegou um pouco mais cedo, antes do ato, e foi para o backstage conversar com Slash - já estava completamente bêbado. Naquele dia, Guns N’ Roses aproveitava o show e o cenário para gravar o clipe da música (extremamente machista, como descreve Duff McKagan) “It’s So Easy”, single de Appetite for Destruction (1987).

O clima no set de gravação era extremamente sexual, assim como a letra de “It’s So Easy”. Erin Everly, namorada e futura esposa de Axl Rose, era a estrela da produção. Com algemas, calça de couro, sutiã e gagball, posava para a câmera - e Bowie ficou “feliz demais” com a cena.

+++ LEIA MAIS: Duff McKagan defende músicas racistas e machistas do Guns N' Roses nos anos 1980

Não era incomum. David Bowie tinha fama de casanova e adorava se envolver com namoradas de outros músicos. A reputação o precedia, e Axl Rose ficou bastante irritado quando os viu juntos, como contou o dono da Cathouse para a Kerrang. Os dois começaram a brigar aos socos! Quando separados, Rose ainda ameaçou: “Vou te matar, Tin Man [Homem de Lata]!”

Mais um conflito, um pouco depois: durante o show dos Guns N' Roses, Axl Rose interrompeu uma música para xingar David Bowie, que abandonou o local, irritado - deixando Ola completamente perdida.

+++ LEIA MAIS: David Bowie previu o melhor e o pior da internet ainda em 1999; veja

A história não morreu completamente. Os GNR estavam em turnê com os Rolling Stones - e os veteranos eram próximos de Bowie. Ouviram falar da briga, e quiseram entender: “Fazíamos uma passagem de som, um dia, e Mick Jagger e Eric Clapton me encontraram,” contou Axl Rose.

“Estava sentado em um amplificador e, de repente, ambos estavam na minha frente. E Jagger não fala muito, certo? É bem sério sobre tudo, e de repente: ‘Então, você brigou com o Bowie, né?’”

+++ LEIA MAIS: A noite em que os Rolling Stones expulsaram Donald Trump: ‘Ou ele ou nós’, ameaçou Keith Richards

Axl Rose tentou resumir o que aconteceu naquele dia. “Então ele e Clapton começaram a falar sobre Bowie e o mundinho dele, histórias de anos antes. Comentaram como, quando Bowie fica bêbado, vira o ‘Diabo de Bromley’ [cidade onde ele cresceu]. Eu nem participei do papo. Estava lá sentado, ouvindo eles falarem mal do Bowie até. Foi engraçado.”

Eventualmente, Bowie e Axl Rose fizeram as pazes e deixaram isso para lá. Mas a tranquilidade não reinou para Axl - poucos anos depois, engataria uma briga feia com Kurt Cobain e Nirvana… Mas este é outro capítulo da novela.

+++ LEIA MAIS: Nirvana recusou convite para tocar na festa de aniversário de Axl Rose

+++ TITÃS CELEBRA O ACÚSTICO, MAS SE MANTÉM ELÉTRICO - E É ATRAÇÃO DA MUSIC & RUN