Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Abbey Road ou Let It Be? Qual foi o último disco dos Beatles?

Tentamos desvendar o mistério que assola a carreira de uma das maiores bandas de todos os tempos

Rob Sheffied, Rolling Stone EUA Publicado em 11/08/2019, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)

E aí, qual é o último disco dos Beatles? Abbey Road ou Let It Be? Se você é fã da banda, as chances de já ter debatido essa questão com alguém são bem altas. Abbey Road foi o último que eles gravaram, mas Let It Be foi o último a ser lançado.

Então devemos dizer que o maior grupo de todos os tempos se despediu do público com "Her Majesty" ou com "Get Back"? A história termina com Paul McCartney dizendo "Someday I’m gonna make her mine", ou com um John Lennon esperançoso falando "I hope we passed the audition"?

+++Leia mais: Há 50 anos, os Beatles atravessavam a Abbey Road a pé e criavam uma das capas mais icônicas da história

Esse é um questionamento filosófico bem recorrente, e que pode até decidir qual tipo de fã você é. Pode parecer um debate arcano, mas realmente importa. Porque são os Beatles.  Então vamos lá.

O caso de Le It Be: foi lançado em 1970, ou seja, depois de 1969. O caso de Abbey Road: (1) virtualmente, Let It Be já estava pronto antes das sessões de Abbey Road sequer começarem; (2) Abbey Road soa mais como um disco clássico dos Beatles; (3) "I Want You (She’s So Heavy)" foi a última vez que todos os integrantes tocaram juntos no estúdio; (4) a última música em Abbey Road chama "The End"; (5) a não ser por "Her Majesty"; (6) voltar com tudo após o fracasso de Let It Be foi o que motivou o espírito de equipe em Abbey Road; (7) "Her Majesty" é incrível.

+++Leia mais: Abbey Road: Saiba quem é o homem que aparece ao fundo na icônica capa dos Beatles

Em outras palavras: sentimentalmente, Abbey Road soa como o último. Mas se pensarmos pela cronologia pura e fria, isso é bem questionável, já que todos os Beatles estavam trabalhando em Let It Be depois que Abbey Road já havia sido lançado.

Outra questão a ser levada em conta, é se Let It Be pode realmente ser chamado de disco. Há quem diga que é "apenas um projeto", assim como Yellow Submarine.

No fim das contas, Let It Be é o disco final dos Beatles, mas só se for considerado um disco. É possível argumentar que ele não é o último álbum dos Beatles, mesmo aceitando-o como um disco? Não. Então a minha conclusão relutante é: eu prefiro Abbey Road, e é ele que me vem à mente quando penso no fim da banda. Mas Let It Be é o último álbum dos Beatles.

LISTA: 13 segredos de 'Ladrão', o terceiro disco do Djonga e um dos melhores de 2019