Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Além de Manhãs de Setembro: 6 produções brasileiras protagonizadas por artistas trans [LISTA]

O seriado do Amazon Prime Video não é o único a contribuir para a representatividade de pessoas trans na televisão e nos cinemas

Julia Harumi Morita Publicado em 30/06/2021, às 16h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Laerte-se (Foto: Reprodução via IMDb) e Alice Júnior (Foto: Reprodução / Youtube)
Laerte-se (Foto: Reprodução via IMDb) e Alice Júnior (Foto: Reprodução / Youtube)

Manhãs de Setembro, do Amazon Prime Video, é um marco para a escassa representatividade trans na televisão e no streaming. Estrelada por Liniker, a série abre espaço para a pluralidade ao retratar a vida de Cassandra, uma motogirl e artista cover de Vanusa.

Coescrita pela roteirista Alice Marcone, a protagonista foge das narrativas estereotipadas de extrema violência, fetichização ou alívio cômico, e até mesmo do local de aclamação destinado a atores cis que interpretaram personagens trans. Felizmente, a personagem não é a única a contribuir para a representatividade de pessoas trans nos filmes e nas séries dos últimos anos.

+++ LEIA MAIS: Estrelada por Liniker, Manhãs de Setembro reflete sobre a construção do afeto com visibilidade LGBTQ+ [ENTREVISTA]

Para encerrar o mês do orgulho LGBTQ+, a Rolling Stone Brasil dá destaque para 6 produções brasileiras protagonizadas por artistas trans - obras mais do que necessárias no país que mais mata pessoas trans no mundo, de acordo com a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais). Confira:

Laerte-se (2017)

De acordo com a sinopse oficial da Netflix, "a cartunista Laerte nos convida a conhecer seu mundo e reflete sobre a longa trajetória de sua autoaceitação como mulher."


Bixa Travesty (2018)

Vencedor do Teddy Awards no Festival de Berlim, Bixa Travesty registra a vida pessoal e profissional da multiartista Linn da Quebrada, as quais constantemente lutam pela desconstrução de estereótipos de gênero, classe e raça.

+++ LEIA MAIS: 6 retratos necessários da bissexualidade na TV: De Grey's Anatomy a Brooklyn Nine-Nine [LISTA]


TransMissão (2019)

Jup do Bairro e Linn da Quebrada apresentam TransMissão, um programa de entrevistas do Canal Brasil. Paola Carosella, Liniker, Criolo e Gloria Groove são algumas das celebridades que participaram da produção, a qual conta com três temporadas.


Alice Júnior (2019)

Disponível na Netflix, Alice Júnioré um filme coming-of-age sobre uma adolescente trans em busca do primeiro beijo. Porém, os planos da jovem são interrompidos quando o pai dela anuncia uma mudança repentina de Recife (PE) para Araucárias do Sul (PR).

+++ LEIA MAIS: 5 romances lésbicos dirigidos por mulheres: De Retrato de Uma Jovem em Chamas a Rafiki [LISTA]


Born to Fashion (2020)

Apresentado por Lais Ribeiro, roteirizado por Alice Marcone e exibido pelo canal E!, Born to Fashion é um típico reality show de competição, o qual recruta modelos trans para descobrir o próximo nome do mundo da moda.


Indianara (2020)

Este é um documentário sobre a trajetória da ativista Indianara Siqueira, "uma das idealizadoras da Casa Nem, abrigo para pessoas LGBTIs em situação de vulnerabilidade, no Rio de Janeiro," segundo a descrição da O2 Play Filmes no Youtube.

+++ LEIA MAIS: 6 documentários e reality shows para conhecer o universo drag [LISTA]


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL