5 filmes e séries sobre viagens no espaço-tempo além da seriedade de Dark: De Meia-Noite em Paris a Boneca Russa

Apesar de ser um tema complexo, algumas produções conseguem retratá-lo com humor e sensibilidade

Redação Publicado em 21/06/2020, às 15h00

None
Cenas de Meia-Noite em Paris e Boneca Russa (Fotos: Reprodução)

Viagens no espaço-tempo são temas comuns para filmes de ação, ficção ou distopia. A forma como os seres humanos podem reagir a tal fenômeno cria possibilidades de narrativas cativantes e misteriosas.

Contudo, existem produções que conseguem utilizar este elemento para provocar reflexões sensíveis e bem-humoradas sobre a vida. De Volta Para o Futuro e De Repente 30 são filmes clássicos da cultura pop em que os protagonistas proporcionam boas risadas ao tentarem entender as condições singulares das viagens para o passado. 

Além desses longas-metragens, existem outras produções mais recentes que seguem o mesmo caminho. De Meia-Noite em Paris a Boneca Russa, separamos 5 produções que retratam viagens no espaço-tempo de formas leve e divertida. Confira:

Meia-noite em Paris (2011)

Owen Wilson interpreta Gil, um escritor que se inspira e romantiza a geração de artistas da década de 1920, como Pablo Picasso e Ernest Hemingway. Quando ele viaja para Paris, descobre que consegue viajar no tempo  e conhecer de perto os ídolos ao caminhar pela cidade após a meia-noite. O longa possui o característico humor discreto e elegante dos romances de Woody Allen.

+++ LEIA MAIS: Spike Lee muda de ideia e pede desculpa por defender Woody Allen das acusações de abuso sexual


Questão de Tempo (2013)

Estrelado por Domhnall Gleeson e Rachel McAdams, Questão de Tempo conta a história de Tim, um jovem que descobre um poder especial herdado pelos homens da família: a capacidade de fazer viagens no tempo. No decorrer de diversas idas e vindas, Tim tenta descobrir qual o melhor jeito de aproveitar a vida.

+++ LEIA MAIS: 4 filmes de terror para assistir na Amazon Prime Video: de Midsommar a Hellraiser [LISTA]


Quando Nos Conhecemos (2018)

Disponível na Netflix, Quando Nos Conhecemosapresenta um humor típico de comédias românticas. O personagem Noah descobre que pode viajar no tempo através de uma cabine de fotos e tenta fazer de tudo para conquistar o amor da vida dele.

+++ LEIA MAIS: 8 detalhes em De Volta Para o Futuro que você provavelmente não percebeu [LISTA]


Eu Não Sou Um Homem Fácil (2018)

No longa-metragem francês, Damien, um cara extremamente machista, bate com a cabeça em um poste e acorda em um mundo invertido em que homens são oprimidos e assediados como as mulheres. Ao tentar voltar para a realidade, ele descobre como é ser julgado e subestimado apenas pelo gênero. O longa-metragem está disponível na Netflix.

+++LEIA MAIS: As 3 melhores séries de época para assistir na Amazon Prime Video


Boneca Russa

Na produção original da Netflix, Nadia se encontra presa em um loop temporal, no qual morre e vive o dia do aniversário de 36 anos repetidamente. Após algumas mortes, a personagem decide descobrir como escapar do fenômeno bizarro.

+++ LEIA MAIS: Os 8 melhores (e mais influentes) personagens LGBTQ+ da Netflix


+++ A PLAYLIST DO RUBEL