A história por trás do termo Fab Four, criado por publicitário dos Beatles [FLASHBACK]

Tony Barrow foi o responsável por divulgar o carismático apelido do grupo

Redação Publicado em 13/05/2021, às 17h25

None
The Beatles (Foto: AP Image)

Singular e carismático, o termo Fab Four soa tão natural que parece ter sido inventado junto com o nome Beatles. Mas você sabia que o termo foi criado pelo primeiro publicitário de John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison?

De acordo com o The New York Times, quando os Beatles ainda eram um grupo desconhecido, o empresário Brian Epstein formulou um plano certeiro para levar o quarteto britânico até um nome específico da imprensa: Tony Barrow.

+++LEIA MAIS: John Lennon tratava as pessoas de maneira 'incrivelmente diferente' de Paul McCartney

Nascido em Liverpool, Barrow conseguiu uma coluna no Liverpool Echo aos 17 anos de idade, a qual assinava com o pseudônimo Disker - uma estratégia para disfarçar a pouca idade do novo crítico. Em seguida, ele começou a escrever encartes para a Decca Records.

Epstein pediu para Barrow mencionar os Beatles na coluna dele, mas o pedido foi negado, afinal, o quarteto ainda não tinha lançado um disco. Mais tarde, Barrow conseguiu uma audição Decca. Mas, novamente, a parceria não se concretizou.

+++LEIA MAIS: Elvis Presley virou outra pessoa depois do exército, segundo John Lennon e Paul McCartney

Barrow e Epstein só começaram a trabalhar juntos após o contrato dos Beatles com a Parlophone Records, em 1962. O empresário fez uma proposta ousada para o jornalista: se tornar o primeiro publicitário dos Beatles, responsável pela imprensa da banda e ganhar o dobro do salário dele na Decca.

Nos próximos seis anos, Barrow ajudou a moldar a imagem dos Beatles no mercado fonográfico por meio de textos para imprensa e encartes dos discos e EPs britânicos do grupo.

+++ LEIA MAIS: Qual disco dos Beatles foi considerado um 'desastre' pelo New York Times?

Atencioso, Barrow enfatizava qual instrumento cada integrante tocava ao enviar materiais para imprensa, além de adicionar informações sobre a personalidade dos artistas para criar conexões com os fãs.

E, em uma das primeiras notas para imprensa, Barrow usou o termo Fab Four para descrever os Beatles, o qual se tornou um sinônimo dos quatro músicos e, até os dias de hoje, é utilizado pelos veículos de comunicação.

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney não acha que outras bandas poderiam ter o mesmo sucesso dos Beatles


+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL