Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que Jimmy Page e Eric Clapton brigaram feio durante os anos 1960?

Antes de existir o Led Zeppelin ou até mesmo o Cream, os dois grandes guitarristas eram bons amigos - até que se desentenderam

Redação Publicado em 01/04/2020, às 12h21 - Atualizado às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem com Eric Clapton (Foto: Reprodução / YouTube) e Jimmy Page (Michael Zagaris Photography LLC e Reel Art Press)
Montagem com Eric Clapton (Foto: Reprodução / YouTube) e Jimmy Page (Michael Zagaris Photography LLC e Reel Art Press)

Antes de existir o Led Zeppelin - ou até mesmo o Cream -, Jimmy Page e Eric Clapton eram bons amigos.

Nos Yardbirds, Clapton destacou-se como um dos principais guitarristas britânicos. O mesmo pode ser dito sobre Page e seu amigo, Jeff Beck, que sucederam Clapton na renomada banda de blues-rock.

Em 1965, quando Clapton deixou os Yardbirds e se juntou a JohnMayall e os Bluesbreakers, ele encontrou Page produzindo-o para uma sessão histórica. Naquela época, Clapton e Page estavam próximos o suficiente, de fato, para Page recusar o convite dos Yardbirds por deferência a Clapton.

+++ LEIA MAIS: 6 polêmicas de ícones do rock que ninguém fala sobre: de Eric Clapton racista a Bowie fascista

No entanto, a relação entre eles se deteriorou tempos depois, quando Page conversou sobre o talento de Clapton com Andrew Loog Oldham, gerente dos Rolling Stones e dono da Immediate Music. Infelizmente, isso se tornou a fonte de um problema contratual.

Oldham obrigou Page a entregar as fitas que ele e Clapton gravaram, citando seu compromisso com a Immediate, onde ele trabalhava. “Eu argumentei que eles não poderiam divulgá-las porque eram apenas variações da estrutura do blues”, diz Page no livro de GeorgeCase, Jimmy Page: Magus, Musician, Man.

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page queria a volta do Led Zeppelin, mas a banda aprendeu "uma dura lição nos anos 1980"

Mas Oldham não deu ouvidos às palavras de Page e, antes do lançamento planejado, ele fez Page regravar os overdubs com três dos Rolling Stones - incluindo Mick Jagger na gaita. Então as sessões caseiras de Clapton e Page foram colocadas à venda - o que, segundo Case, provocou uma “certa desconfiança” por parte de Clapton

Além de não ter tido escolha sobre o lançamento, Page afirma que nunca ganhou dinheiro com a gravação. Mas, de qualquer maneira, não está claro se o casal de velhos amigos reacendeu a amizade que tinham.

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page republica anúncio melancólico do fim do Led Zeppelin depois da morte de John Bonham; veja

Não quer dizer que eles não tiveram mais nenhuma conexão. No final dos anos 1960, Clapton namorou a modelo francesa Charlotte Martin e, depois que eles terminaram, Page e Martin começaram a namorar e tiveram um filho juntos (ScarletPage, nascida em 1971).

No início dos anos 1980, Clapton foi questionado pela Rolling Stone EUA sobre seu relacionamento com Page e Beck. “Eu acredito que o caráter deles tenha se tornado muito claro - se tornou composto”, disse o guitarrista.


+++ TRAVIS SCOTT: O HYPE EM TORNO DELE REALMENTE FAZ SENTIDO?