Por que John Lennon era obcecado pelo número 9? Entenda

Músico se interessava pela numerologia: "É um número que sempre me segue”

Redação Publicado em 07/08/2020, às 12h12

None
John Lennon (Foto: AP)

John Lennon, uma das maiores forças criativas dos Beatles, tinha uma obsessão pelo número nove, como lembra a Far Out Magazine. Entre as áreas de interesse do músico, a numerologia teve um papel importante para essa preferência de Lennon pelo número.

O número se relacionou com o músico em diversos momentos, desde o endereço em Liverpool - que incluía o número e o nome da rua tinha nove letras - e também serviu de inspiração para músicas, como “Revolution 9”, por exemplo, lançada no The White Album (1968).

+++ LEIA MAIS: A música dos Beatles ‘sem sentido’ que irritava John Lennon; claro que tinha sido escrita por Paul McCartney

“Eu morava na 9 Newcastle Road. Nasci no nono dia de outubro - o nono mês [do calendário chinês]. É um número que sempre me segue”, explicou em entrevista à Playboy (via Far Out Magazine). “Aparentemente sou um número seis ou três na numerologia, algo assim, mas tudo faz parte do nove”.

Durante o processo de criação de "Revolution 9”, Lennon encontrou uma fita de teste com a voz de um engenheiro de som. “Essa é a série de testes número nove da EMI”, dizia o homem. “Cortei tudo que ele dizia”, contou o ex-Beatle. “Nove era o meu número da sorte e tudo mais. Não percebi como era engraçada a voz dizendo ‘Número nove’, era uma piada”.

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney ou John Lennon: quem cantou mais músicas dos Beatles?

Segundo a publicação, essa brincadeira ganhou mais peso com o passar dos anos. Nos tempos de escola, o ônibus era da linha 72 (7+2=9) e foi nessa rota que Lennon conheceu Stuart Sutcliffe, primeiro baixista dos Beatles.

O sobrenome de Paul McCartney possui nove letras. Brian Epstein foi a um show da banda pela primeira vez em 09 de novembro, e o contrato foi assinado em 09 de maio do ano seguinte. A apresentação épica da banda no programa Ed Sullivan Show aconteceu em… 09 de fevereiro de 1964. Para finalizar, Lennon liderou os Beatles duraram exatos nove anos, entre 1961 e o fim em 1970.


+++RAP, FUNK E PAGODE NA ENTREVISTA COM OROCHI: 'SOU ESSA MISTURA LOUCA'



+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS