Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 clássicos do rock ‘roubados’ de outros artistas: Beatles, Deep Purple e mais

Grandes sucessos de ícones do rock foram acusados de plágio

Redação Publicado em 08/03/2020, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beatles (Foto: AP)
Beatles (Foto: AP)

“Como eles dizem? ‘Um bom artista pega emprestado, um artista ótimo rouba’, ou algo do tipo. Isso faz dos Beatles ótimos artistas, porque roubamos muita coisa.” A afirmação de Paul McCartney em entrevista à revista Guitar Player em 1990 explica que alguns dos maiores ídolos do rock nem sempre tinham ideias completamente originais. 

O beatle não está sozinho. Em uma lista do site Ultimate Classic Rock, bandas comoThe Doors, Led Zeppelin, Deep Purple e Bee Gees foram acusadas de plágio em alguns dos maiores hits. Veja:

Led Zeppelin - "Stairway to Heaven"

A banda foi acusada, algumas vezes, de plagiar elementos de “Stairway To Heaven”. O processo mais longo acusa de copiar o riff do início de “Taurus”, música instrumental lançada pela banda Spirit três anos antes do lançamento do clássico do Led Zeppelin.

Robert Plant já copiou letras de alguns artistas ao compor para o Zeppelin. Foi um dos motivos para a ausência do nome dele nos créditos do primeiro disco do grupo. Em entrevista ao Guitar World, em 1993, Jimmy Page confirmou as cópias. “Robert deveria mudar [as letras], e nem sempre fez isso.”


Deep Purple - "Smoke on the Water"

Um dos maiores do sucesso do Deep Purple, a música “Smoke on the Water” pode ter sido inspirada no trabalho de uma brasileira. A música “Maria Quiet”, da cantora Astrud Gilberto, tem um início similar ao riff de abertura na música dos britânicos. A musicista nuncaabriu processo.

+++ LEIA MAIS: Palco em que Beatles fizeram primeiro show está a venda por R$46.000


The Doors - "Hello, I Love You"

Ray Davies, guitarrista do The Kinks, notou semelhanças entre “Hello, I Love You”, do The Doors, com a música “All Day and All of the Night”, da própria banda. O guitarrista do The Doors, Robby Krieger, porém, negou a relação entre as faixas. Segundo Kriegger, “Hello, I Love You” é inspirada na música “Sunshine of  Your Love”, do Cream


The Beatles - "All You Need Is Love"

O produtor George Martin “enfeitou” a música “All You Need Is Love”, dos Beatles, com faixas antigas que deveriam ser domínio público. O arranjo de “In The Mood” de Glenn Miller não estava disponível gratuitamente e a gravadora precisou dividir partes dos direitos autorais. 

+++ LEIA MAIS: De Everest a Frank Sinatra: 16 histórias que todos os fãs de Beatles deveriam saber


Bee Gees - "How Deep Is Your Love"

Seis anos após o lançamento de “How Deep Is Your Love”, os Bee Gees foram processado por Ronald Selle. Como explicou o músico, o hit copiava uma demo gravada dois anos antes do lançamento da música dos Bee Gees, chamada “Let It End”.Selle não conseguiu convencer o júri e perdeu mesmo após recorrer da decisão. 


+++ KAROL CONKA NO DESAFIO 'MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO'