Pulse

George Harrison 'pegou emprestada' ideia de John Lennon para clássico Here Comes The Sun, dos Beatles?

O guitarrista usou a dica de Lennon, usar o verso de outra música para facilitar o restante da letra

Redação Publicado em 27/11/2019, às 08h11

None
George Harrison e Pattie Boyd (foto: AP)

George Harrison provou que era um compositor tão capaz quanto John Lennon e Paul McCartney nos Beatles, e para isso usou uma técnica do próprio Lennon: começar a letra com o verso de outra música. Foi o que ele fez em “Here Comes the Sun”, com uma letra do colega de banda, aliás.

Na música “Sun King”, composição nunca finalizada por Lennon e presente no medley do lado B de Abbey Road, o verso inicial é “Here comes the Sun King”. Mesmo com essa parte muito parecida, as duas músicas foram para direções completamente diferentes.

Escute abaixo a incompleta “Sun King”:


+++LEIA MAIS: Por que John Lennon não gostava de nenhum disco dos Beatles?

E relembre também o clássico “Here Comes the Sun”:


“Sun King” possui frases desconexas em italiano, que John e Paul incluíram de fumar maconha no estúdio. Já “Here Comes the Sun” tem letra completa em inglês, além de compassos e acordes diferente. Ninguém da banda reclamou da similaridade ou sequer considerou as faixas parecidas.

Além disso, Harrison considerava o esforço de Lennonem “Sun King” um desperdício, já que a música nunca foi terminada. Lennontambém não participou das gravações da música de George pois ele se encontrava em recuperação de um acidente de carro.

+++LEIA MAIS: Beatles: John Lennon quase bateu em George Harrison por insulto a Yoko Ono

Assim como John usou um verso de Elvis Presley em “Run For Your Life”, Harrison também usou uma letra do norte-americano James Taylor em “Something”: ‘Something in the way she moves’.