Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual música do George Harrison não entrou no White Album depois de 100 tentativas?

Not Guilty foi cortada do disco e só apareceu anos depois no projeto solo do guitarrista

Redação Publicado em 23/08/2019, às 12h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George Harrison (Foto: AP)
George Harrison (Foto: AP)

Para os Beatles, não era fácil apresentar uma música. Nenhum deles soube reagir bem quando algum dos integrantes trazia algo novo para o estúdio pela primeira vez.

George Harrison sabia disso mais do que ninguém. Quando apresentou, por exemplo,  "Only a Northern Son" nas gravações do Sgt. Pepper’s, o guitarrista teve sua música rejeitada pelos colegas de banda e a equipe do estúdio. Disseram que a música era "fraca" e "decepcionante". 

Tanto que Harrison só teve uma participação no disco. No começo da turnê dos Beatles, ele viu como era não ter nenhuma música em um álbum com A Hard Day’s Nighte Beatles for Sale

Então, quando a banda chegou para as sessões de gravação do The White Album, em 1968, Harrison se questionou e para esse disco escreveu "While My Guitar Gently Weeps".

John Lennon e Paul McCartney a ignoraram até o momento em que Eric Clapton apareceu no estúdio para tocá-la. No final das contas, a música recebeu a atenção que merecia e se tornou um clássico. 

+++ LEIA MAIS: O fim dos Beatles: como caprichos e raiva destruíram a maior banda de todos os tempos

Depois de passar quase dois meses na Índia, os Beatles retornaram à Inglaterra em 1968, com várias músicas. Harrison que tinha apresentado três faixas no Revolver em 1966, desta vez, tinha pelo menos seis músicas prontas.

O guitarrista conseguiu quatro de suas músicas para o disco (uma de cada lado) e não chegou a ter uma quinta música, embora a banda tenha se empenhado em gravá-la.

+++ LEIA MAIS: Abbey Road ou Let It Be? Qual foi o último disco dos Beatles?

A faixa em questão é "Not Guilty" e foi cortada depois de mais de 100 tomadas no estúdio. A música ficou esquecida ao lado de uma estranha composição de John Lennon

Porém, mais tarde, Harrison gravou o próprio álbum auto-intitulado em 1978, e tentou "Not Guilty" de novo. Desta vez, ele produziu suas próprias sessões e não precisou se preocupar com tantas coisas. 

+++ LEIA MAIS: Por que George Harrison se sentia sufocado por Paul McCartney nos últimos anos dos Beatles?

Nos anos seguintes, ele apresentou um jazz leve para a música, algo bem anos 1970. Provavelmente os fãs dos Beatles preferirão a original, mas Harrison simplificou os detalhes que causaram problemas para os seus antigos colegas de banda. 

+++ De Djonga a Metallica: Scalene escolhe os melhores de todos os tempos