Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Star Wars: Luke Skywalker poderia ter evitado morte de Han Solo, segundo livro

Star Wars: A Resistência Renasce narra os acontecimento entre Os Últimos Jedi e A Ascensão Skywalker

Redação Publicado em 14/11/2019, às 10h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mark Hamill. (Foto: Reprodução)
Mark Hamill. (Foto: Reprodução)

[Atenção essa publicação pode ter spoilers de Star Wars]

Luke Skywalker escondeu de Leia e Han Solo um grande detalhe sobre Kylo Renque poderia ter salvo o amigo da morte em O Despertar da Força. A hipótese é apontada no livro Star Wars: A Resistência Renasce, escrito por Rebecca Roanhorse e publicado no início do mês.

A obra literária faz parte do projeto Journey to Star Wars, uma iniciativa da franquia de conectar os acontecimentos dos episódios cinematográficos da última trilogia sobre a saga Skywalker. O livro narra os acontecimentos entre Os Últimos JediA Ascensão Skywalker, que estreia dia 19 de dezembro nos cinemas.

+++ Leia mais Star Wars: George Lucas se sentiu traído com os planos da Disney para a franquia

No segundo filme da trilogia foi revelado que Luke pressentiu o lado sombrio da força em BenSolo durante o treinamento do sobrinho. O mestre Jedi chega a pegar o sabre de luz e se posicionar para matar o aprendiz, mas desiste do ato momentos depois. 

Logo em seguida, Ben acorda e, ao perceber as intenções do tio, ataca-o e foge do treinamento. E os próximos passos nós conhecemos: Ben passa a se inspirar em Darth Vader e se transforma no vilão Kylo Ren.

Contudo, Luke jamais contou para Leia e Han Solo sobre este episódio. No livro de Roanhorse, existe uma cena em que Rey conversa com Leia sobre a escolha de Kylo e tudo indica que a mãe não foi informada sobre o lado sombrio que crescia dentro do filho. Confira o trecho do livro em tradução livre:

+++ LEIA MAIS: Star Wars: Teoria indica onde Luke Skywalker escondeu o famoso sabre de luz de verde

"Kylo Ren. Ele é seu filho..."

Ah. Leia assentiu e bebeu de sua xícara agora fria. Rey se contorceu desconfortavelmente em seu assento.

"O que aconteceu com ele?" ela finalmente perguntou. "Quero dizer, como ele foi para o lado sombrio? Ele começou na luz, não foi? Ele me contou uma história sobre Luke, sobre seu treinamento." Ela exalou. "Acho que só quero entender."

"Eu também."

"Então você não sabe?"

"Eu acho que você teria que perguntar a Ben o que aconteceu com ele."

"Ele queria que eu me juntasse a ele, mas eu não pude. Pensei que poderia ajudá-lo, mas ele só queria que eu me tornasse como ele."

O rosto de Rey caiu, e Leia pôde ver a dor gravada nele. A garota se importava com Ben, e ele a decepcionara. "Ben fez suas escolhas", disse Leia. "Ninguém pode salvar Ben além dele mesmo. E não sei se isso é o que ele quer."

+++ Leia mais: The Mandalorian: 6 coisas que você precisa saber sobre a nova série de Star Wars

Segundo o site Screen Rant, esta pode ser a prova de que Leia e Solo nunca souberam das inclinações do filho para o ladro negro da força e por isso, acreditavam na redenção dele. Se a teoria estiver correta, ela justificaria a tentativa de Solo de conversar com Kylo na Estrela morte sem prever que poderia ser morto. 

Além disso, o fato de Luke não ter contado para a irmã sobre este episódio poderia ser um dos motivos para o isolamento do herói, após Kylo destruir a academia Jedi, e o sacrifício dele em Os Últimos Jedi.