Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bolsonaro cogita não disputar eleições de 2022 se não tiver voto impresso

Defensor do voto impresso, Bolsonaro cogita não participar de eleições caso a urna eletrônica seja mantida em 2022

Redação Publicado em 20/07/2021, às 10h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete/Getty Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete/Getty Images)

Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a defender o voto impresso na segunda, 19. Em conversa com apoiadores, o presidente disse cogitar não participar das eleições presidenciáveis de 2022 caso a urna eletrônica permaneça em vigor.

Segundo a Folha, Bolsonaro disse acreditar que a PEC do voto impresso não será aprovada pela Câmara — e em seguida falou sobre a participação nas eleições que serão realizadas em 2022.

+++LEIA MAIS: Internação de Jair Bolsonaro tem manifestações do lado de fora do hospital

"Eu não acredito mais que passe na Câmara o voto impresso, tá? A gente faz o possível. Vamos ver como é que fica aí," disse. Apesar de o presidente afirmar que as urnas eletrônicas são fraudulentas, ele nunca apresentou provas de irregularidades nas eleições realizadas anteriormente.

Além de a mudança do sistema eleitoral não ser apoiada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e líderes partidários, os críticos argumentam que o discurso de Bolsonaro serviria para ele contestar o resultado das eleições caso não seja reeleito.

+++LEIA MAIS: Para 58% dos brasileiros, Bolsonaro não tem capacidade de liderar o país

Conforme noticiado pela Folha, para a proposta ser aprovada seriam necessários 308 votos na Câmara e 49 no Senado. Ainda, a promulgação deveria ocorrer até outubro para valer nas eleições de 2022. Assim, as chances do próximo pleito mudar o sistema eleitoral são muito remotas.

Bolsonaro admitiu derrota da proposta na segunda, 19: "Eu entrego a faixa para qualquer um, se eu disputar a eleição, né? Se eu disputar, eu entrego a faixa para qualquer um. Uma eleição limpa. Agora, participar de uma eleição com essa urna eletrônica... Alguns falam: 'Ah, o Bolsonaro foi reeleito tantas vezes com o voto eletrônico.'"

+++LEIA MAIS: Impeachment de Bolsonaro 'já poderia ter acontecido', diz Lula

Em seguida, o presidente voltou a acusar, sem provas, as urnas eletrônicas — e relacionou a provável derrota da PEC com o fato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estar elegível novamente: "As mesmas pessoas que tiraram o [ex-presidente] Lula da cadeia e [o] tornaram elegível vão contar os votos dentro do TSE de forma secreta. As mesmas pessoas."

"O pessoal diz que eu estou ofendendo o ministro [e presidente do TSE, Luís Roberto] Barroso. Não estou ofendendo, estou mostrando a realidade," concluiu. A declaração de Bolsonaro foi publicada pelo canal Bolsonarista de YouTube Foco do Brasil; confira abaixo:

+++LEIA MAIS: Lula rebate Bolsonaro: 'Acha que eu tenho medo dele?'


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL