- Spike Lee no Oscar 2019 (Foto: Kevork Djansezian / Getty Images)

5 momentos marcantes da carreira de Spike Lee: do Oscar a entrevista com Racionais MC's

Neste sábado, 20, o diretor completa 63 anos de idade

Mariana Pastorello | @mari.pastorello (sob supervisão de Itaici Brunetti) Publicado em 20/03/2021, às 16h00

Spike Lee é de longe um dos cineastas mais admirados e talentosos dos últimos tempos. Criador de filmes complexos, artísticos e com fortes críticas sociais, o diretor se destaca desde as suas primeiras produções, como Ela Quer Tudo (1986) e Faça A Coisa Certa (1989), e recebeu diversas indicações e prêmios durante a carreira. 

Além de grandes trabalhos cinematográficos, Lee tem um repertório extenso e consegue brilhar em diversas áreas, como em comerciais de televisão e videoclipes. Para celebrar o aniversário de 63 anos do diretor, comemorado neste sábado, 20, separamos alguns momentos marcantes de sua jornada profissional. Confira:

 +++LEIA MAIS: Um Maluco no Pedaço: atriz acusa Will Smith de destruir a carreira dela após viver Tia Viv

Oscar 

Em 1990, Spike Lee foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Roteiro Original com o filme Faça A Coisa Certa (1989). A produção não levou a estatueta, mas a indicação foi muito importante para a carreira em construção do diretor, se consolidando como referência no cinema. 

Depois de 29 anos, o diretor garantiu o Oscar com Infiltrados no klan (2018), ganhando na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Ele levou o prêmio junto ao cineasta Kevin Willmott e os produtores David Rabinowitz e Charlie Wachtel. No mesmo ano a produção também concorreu em Melhor Diretor e Melhor Filme na premiação.

+++ LEIA MAIS: Entrevista com Spike Lee: dirigindo Go Brazil Go!, documentário sobre o país, ele critica a Fifa e Marco Feliciano.

Veja Spike Lee recebendo o prêmio no oscar 2019:


Malcolm X 

Produzido por Spike Lee, Malcolm X estreou em 1992 e conta a história do ativista negro que lutou pelos direitos da comunidade afro-americana entre 1940 e 1960 nos Estados Unidos, se tornando um dos principais nomes para o surgimento do movimento Black Power. 

A repercussão do longa foi muito positiva. Por retratar temas sociais importantes como igualdade racial e a luta de Malcolm, o filme fez o diretor se destacar. Em 1994, levou o prêmio de Melhor Filme na NAACP Image Award, premiação da Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor. 

+++LEIA MAIS: Denzel Washington obrigou filho a fazer tarefas de casa na quarentena


They Don´t Care About Us

Em 1996, Spike Lee uniu-se ao Rei do Pop, Michael Jackson, para gravar o clipe de “They Don´t Care About Us”. A grande questão foi a gravação do vídeo no Brasil. O cantor passou por Pelourinho (Salvador, Bahia) e Favela de Santa Marta no Rio de Janeiro, misturando sua música com ritmos brasileiros junto ao grupo Olodum. Na época, o vídeo foi muito bem recebido pelos fãs e crítica, e mostrou o talento do diretor para além das produções cinematográficas. 

Em 2020, Lee fez um remake do vídeo, misturando o clipe original com cenas de protestos antiracistas pelo mundo. O lançamento foi feito no aniversário póstumo de 62 anos do cantor. De acordo com o diretor, "grandes músicas de protesto não podem envelhecer, ficarem soltas ou perderem a relevância porque a luta ainda continua". Ele completou: "Para comemorar o dia do nascimento de Michael Jackson, fizemos o curta-metragem de 2020 para continuar a luta pela igualdade para todos."

+++ LEIA MAIS: Como Michael Jackson tentou comprar ossos do Homem-Elefante - e ganhou imagem de 'esquisitão' por isso

Confira o clipe de 2020: 


Entrevista com Racionais MC’s

Desde a gravação do clipe de Michael Jackson no Brasil, Spike Lee se apaixonou pelo país. Em 2012, retornou para fazer entrevistas para o documentário “Go, Brazil, Go!”, com objetivo de retratar a ascensão cultural do país no cenário mundial e abordar temas sociais como o racismo. Para isso, realizou diversas entrevistas com celebridades e figuras importantes, como Dilma Rousseff, Gilberto Gil e Caetano Veloso. 

Em 2014, voltou ao solo brasileiro para fazer mais entrevistas. Dessa vez, conversou com os Racionais MC’s. Em um post no instagram, revelou: “Racionais MC's são o Public Enemy do Brasil”, referindo-se ao grupo de rap e hip-hop norte-americano dos anos 1980. 

+++ LEIA MAIS: Os 50 melhores discos nacionais de 2018 - OK OK OK, de Gilberto Gil, está entre eles


Comercial com Michael B. Jordan

Spike Lee já havia provado seu talento fora das telas de cinema  com a direção de videoclipes, mas um novo desafio chegou a ele quando teve a oportunidade de dirigir um comercial da Coach, luxuosa marca de acessórios, em 2019. 

Com participação do ator e ícone fashion Michael B. Jordan, o filme se passa no deserto de Los Angeles, EUA e divulga a campanha “Words Matter”, com objetivo de instigar o público a pensar quais valores e palavras importam para cada um. Spike Lee dirigiu e escreveu o comercial  ao lado dos filhos Satchel e Jackson Lee.

+++ LEIA MAIS: Playlist de Creed 2 - Michael B. Jordan e Florian Munteanu contam suas músicas favoritas de treino

Veja o comercial: 


+++ HUNGRIA HIP HOP | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

música oscar notícias michael jackson michael b jordan spike lee Malcolm X racionais mc

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’