- Pose e Orange Is The New Black (Fotos: Reprodução)

As 9 melhores séries com representação LGBTQIA+ da última década

Conheça produções que pautam sexualidade e identidade de gênero em tramas incrivelmente interessantes

Redação Publicado em 06/09/2020, às 13h00

Uma questão importantíssima que foi trazida cada vez mais em séries da última década é a representatividade LGBTQIA+ - com personagens que o público rapidamente se identifica. Além disso, as produções também pautam sexualidade e identidade de gênero com naturalidade - e assim, se desprendem de tabus sociais -, mesmo em arcos narrativos mais complexos. 

+++LEIA MAIS: Visibilidade Lésbica: 6 títulos com narrativas sobre mulheres lésbicas [LISTA]

Ao trazer estes personagens, acompanhados de tramas incrivelmente interessantes e, em geral, sem reforçar estereótipos, as séries desenvolvem muitas narrativas importantes. Ao pensar nisso, o Screenrant listou as nove melhores produções com representatividade LGBTQIA+ da última década. 

Orange Is The New Black

Orange is The New Black definitivamente mudou as séries de streaming e as representações LGBTQIA+ nelas. Além de apresentar muitos personagens LGBTQIA+, a produção foi uma das primeiras a trazer uma personagem trans, interpretada por uma mulher trans, Laverne Cox. Embora tenha apresentado algumas questões de uma maneira complicada, a série foi extremamente influente e importante para o audiovisual.

+++LEIA MAIS: Os 16 melhores títulos LGBTQ+ para assistir no Amazon Prime Video [LISTA]


Steven Universe

Esta série animada feita para crianças apresenta personagens LGBTQIA+ de uma maneira incrível - com beijo entre duas mulheres e pedido de casamento. Embora existam outros programas infantis de animação que tiveram representação, Steven Universe foi o mais inclusivo e influente.

+++ LEIA MAIS: Semana do orgulho LGBTQIA+ na Amazon: 17 ebooks para você baixar


Broad City 

Broad City é uma produção que explora a amizade entre duas mulheres que vivem em Nova York - embora possa soar clichê, a série é super original e curiosamente é inspirada na vida das criadoras, Abbi Jacobson e Ilana Glazer, que também a protagonizam. O programa apresenta uma protagonista assumidamente bissexual.

+++ LEIA MAIS: 7 filmes pouco conhecidos com temática LGBTQ+ para assistir no Amazon Prime Video


The Fosters 

The Fosters é uma série sobre uma família - um casal de mães e os filhos. O seriado aborda muitos temas e questões sociais como luta antirracista, representatividade trans, e mais. Ainda, explora os problemas e desafios que crianças adotivas enfrentam dentro do sistema.

+++ LEIA MAIS: 12 casais LGBTQ+ icônicos de filmes e séries: De Modern Family a Black Mirror


Sense8

Sense8 apresenta a história de oito desconhecidos de diferentes partes do mundo que passam a compartilhar sentimentos e habilidades - neste caso, chamadas de Sensate - na busca de resolver questões pessoais e inclusive, evitar que sejam exterminados. A série reflete sobre diversidade, preconceito, não-monogamia e pluralidade de amor e conexão. 

+++ LEIA MAIS: Mês do Orgulho LGBTQIA+: 7 filmes essenciais para você assistir


Life

Life merecia muito mais reconhecimento do que tem. A série acompanha duas irmãs em Los Angeles, e uma delas é LGBTQIA+. De acordo com o Screenrant, o seriado lida com muitas questões complexas e é um retrato interseccional de classe, raça, gênero e sexualidade. 

+++ LEIA MAIS: Sex Education e mais: 6 séries teen e adolescentes com representatividade LGBTQ+ [LISTA]


One Day At a Time

One Day at a Time segue uma família na qual uma das filhas é lésbica, além disso, o programa também conta com um personagem não-binário. Esta série assume uma configuração de sitcom. Ainda, se destaca pela dinâmica familiar maravilhosa, e pelas histórias LGBTQIA+, que são importantes e influentes na narrativa. 

+++LEIA MAIS: 4 filmes LGBTQ+ para assistir enquanto Me Chame Pelo Seu Nome 2 não estreia


Schitt's Creek

Schitt's Creek é uma série incrível - é hilária, comovente e única, além da trama LGBTQIA+ entre David e o namorado Patrick ser bastante inovadora. O seriado apresenta um relacionamento homoafetivo de uma maneira natural e simples, mas bonita e profunda, com a qual muitas pessoas se identificam. 

+++LEIA MAIS: A extraordinária ascensão de Schitt’s Creek: a comédia rejeitada por HBO e Showtime que se tornou queridinha da crítica [ESPECIAL EMMY]


Pose

Pose é absolutamente maravilhosa e inovadora, e segue a comunidade LGBTQIA+ e a cultura ballroom dos anos 1980 na cidade de Nova York. A série apresenta personagens trans não-brancos e explora a vida deles com arcos narrativos bem desenvolvidos, bonitos, profundos e complexos. 

+++LEIA MAIS: ‘Come on, vogue’: Qual a importância de Madonna para o voguing - e por que a cultura ballroom vai muito além da cantora


+++ DESAFIO! FREJAT ESCOLHE OS MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO 

entretenimento notícia LISTA Séries pose orange is the new black sense8 the fosters schitts creek life one dat at a time broad city steven universe representação LGBTQIA+

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’