- Jimi Hendrix e Paul McCartney (foto: AP)

Como Paul McCartney ajudou Jimi Hendrix a estourar nos Estados Unidos?

Mesmo sendo americano, Jimi começou a chamar atenção apenas depois de se mudar para Londres, na Inglaterra

Redação Publicado em 27/02/2020, às 12h25

Jimi Hendrix atualmente é reconhecido como um dos maiores guitarristas de todos os tempos e figura central na história do rock, mas, no início de carreira, os Estados Unidos demoraram a notar talento do artista.

+++LEIA MAIS: Primeiro show de Jimi Hendrix foi no porão de uma sinagoga - e ele foi expulso da banda no mesmo dia

Para mudar isso foi necessário um empurrãozinho de outro grande músico: Paul McCartney. As informações foram reunidas pelo site Showbizz Cheatsheet.

Era 1967 e Hendrix estava há cerca de um ano morando em Londres. A mudança do músico logo rendeu bons frutos: “Hey Joe”, single de estreia dele, foi um sucesso enorme e atingiu o 32º lugar nas paradas do Reino Unido. Logo depois, “Purple Haze” já foi para o 3º lugar.

Além do público, artistas notórios como Eric Clapton, Mick Jagger e o próprio McCartney ficaram encantados com Hendrix. Ele era o assunto principal da cena musical de Londres, mas ainda era desconhecido pela terra natal, os Estados Unidos. Isso iria mudar no festival Monterey Pop.

Organizado pelo ex-assessor de imprensa dos Beatles Derek Taylor e por John Phillips, líder do The Mamas & The Papas, o Monterey Pop era a primeira tentativa de fazer um grande show focado em músicas com apelo para os jovens nos EUA. Obviamente, a primeira proposta deles foi chamar os dois maiores grupos, Beatles e os Rolling Stones, mas ambos estavam indisponíveis.

+++LEIA MAIS: Jimi Hendrix chamou Paul McCartney para formar supergrupo com Miles Davis; por que deu errado?

Paul, então, recomendou que Jimi fosse chamado para o festival. “Ele é bom?” perguntou Phillips, que ainda não conhecia Hendrix. McCartney conta no documentário The Beatles Anthology que garantiu o talento do guitarrista e isso deu origem a uma das apresentações mais icônicas da história do rock.

Como Jimi entraria após o The Who, que fez um show energético - com direito a destruir os instrumentos no final - ele sabia que precisaria fazer algo diferente para deixar uma marca. Então Hendrix ateou fogo na própria guitarra no final do show - além de quebrar ela depois, claro.

Assista à cena lendária abaixo:

Graças a ajuda de Paul McCartney (e um pouco da loucura já esperada do guitarrista), a lenda de Jimi Hendrix no rock nos Estados Unidos começou chamando a atenção de toda a juventude da época.


+++ TITÃS CELEBRA O ACÚSTICO, MAS SE MANTÉM ELÉTRICO - E É ATRAÇÃO DA MUSIC & RUN

música notícias shows rock Paul McCartney Beatles Jimi Hendrix Curiosidades vídeos the rolling stones the who

Leia também

Bebê Rena: Richard Gadd teria sido questionado por produtores por namorar atriz que fez teste


Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?