- Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)

Como The Who inspirou os Beatles a gravar Helter Skelter?

Em 1968, os Beatles já eram a maior banda da época. Mas ainda assim, eles buscavam os grandes grupos da cena como inspiração

Redação Publicado em 05/11/2019, às 13h49

O icônico quarteto formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr nunca foi tímido ao falar sobre as próprias influências. Na verdade, durante os primeiros anos dos Beatles, eles nunca precisaram dizer quais eram. 

O primeiro álbum da banda integrou duas faixas que ficaram famosas pelas The Shirelles, e o segundo lançamento nos Estados Unidos teve covers de músicas de Chuck Berry e Little Richard.

+++ LEIA MAIS: 3 músicas icônicas dos Beatles que foram censuradas pela BBC - e por quê?

Só algum tempo depois, quando a banda gravou apenas músicas originais, foi necessário prestar mais atenção para entender as influências. Harrison, por exemplo, disse que eles tinham Otis Redding em mente quando ele e McCartney fizeram a parte da guitarra de "Drive My Car". 

Enquanto McCartney disse que estava pensando no hit "Daydream", do Lovin 'Spoonful quando escreveu "Good Day Sunshine".

Na época em que fizeram o White Album, o quarteto era a maior banda da época. Mas ainda assim, eles buscavam os grandes grupos da cena. 

+++ LEIA MAIS: Por que George Harrison tinha ressalvas em relação ao White Album dos Beatles?

A lista incluía The Who, por exemplo. Quando McCartney escreveu "Helter Skelter", ele considerou a música como a "mais desagradável e suada" que ele já fez, e que pretendia superar o The Who

Quando voltamos para 1985, McCartney fala sobre o real objetivo com "Helter Skelter", depois de ler uma resenha. 

"The Who fez a faixa mais barulhenta, o rock 'n roll mais estridente e a coisa mais suja que eles já fizeram", disse. "Sendo assim, decidimos fazer o nosso rock mais alto, desagradável e suado que conseguimos".

+++ Por que Eric Clapton ficou nervoso em participar do White Album dos Beatles?

As sessões de "Helter Skelter" foram movidas a drogas e feitas sob o conceito de Paul. Se em algum momento você já se perguntou como é o som dos Beatles por volta de 1968, basta ouvir o White Album. 

Segundo Brian Gibson, engenheiro de som, o quarteto havia ingerido várias substâncias durante a gravação da faixa. 

+++ LEIA MAIS: Porque o White Album é o disco dos Beatles favorito de John Lennon?

Após refazerem uma versão de 27 minutos da faixa, eles ficaram "completamente doidos" para definir uma versão mais curta - que finalmente seria lançada.

Com os estridentes vocais de McCartney, o baixo e saxofone de Lennon e Starr gritando ao falar sobre as bolhas nos dedos, esse foi o registro mais pesado que os Beatles conseguiram gravar.

música notícia Paul McCartney Beatles John Lennon daydream drive my car the who white album Little Richard chuck berry Good Day Sunshine brian gibson the shirelles

Leia também

Viúvo de Donna Summer comenta processo contra Kanye West por sample


Erasmo Esteves: Novo álbum de inéditas Erasmo Carlos chega às plataformas


Martin Freeman, de O Hobbit, desiste de ser vegetariano após 38 anos


Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência