26 faixas perdidas de George Harrison ganham versão de aniversário; ouça 'Cosmic Empire'

Edição de 50 anos de All Things Must Pass traz todas as 30 demos que George Harrison fez antes das sessões de gravação

Redação Publicado em 11/07/2021, às 11h20

None
George Harrison (Foto: AP)

Uma reedição para o aniversário de 50 anos de All Things Mus Pass (1970) apresenta ao público todas as 30 demos de George Harrison para o icônico disco. Para entrar no clima do lançamento, a Capitol Records e UMe lançaram a primeira faixa inédita, já nas plataformas digitais, uma demo acústica de "Cosmic Empire" - disponível ao final do texto. 

Antes das sessões de gravação de seis semanas do disco, George Harrison passou dois dias - 26 e 27 de maio de 1970 - fazendo demos de 30 canções no estúdio Abbey Road em Londres, segundo informações da Rolling Stone EUA.

+++ LEIA MAIS: O quão próximo Ringo Starr era de Paul McCartney, John Lennon e George Harrison?

O primeiro dia trouxe George Harrison acompanhado do ex-companheiro de Beatles, Ringo Starr, e o baixista Klaus Voorman em 15 faixas, enquanto o segundo dia foi apenas o guitarrista apresentando 15 canções solo para o produtor Phil Spector. "Cosmic Empire" é uma produção do segundo dia de gravação.

De todas as 30 demos, 26 permaneceram inéditas ao longo desses 50 anos. No entanto, dia 6 de agosto este cenário mudará com o lançamento da versão especial de aniversário de All Thing Must Pass.

+++ LEIA MAIS: Por que George Harrison produziu filme polêmico do Monty Python?

Vale lembrar que a edição especial conta com as 30 demos, incluindo canções do disco, e faixas não-lançadas como “Going Down to Golders Green,” “Dehra Dun,” “Sour Milk Sea,” “Om Hare Om,” "Window Window," “Beautiful Girl,” “Mother Divine,” e “Nowhere to Go.”

Com produção executiva de Dhani Harrison, o enorme relançamento também inclui takes alternativas, jam sessions inéditas e conversas de estúdio de Harrison e muitos músicos - Peter Frampton, Billy Preston, Dave Mason e Eric Clapton - que contribuíram de alguma maneira para o disco. 

+++ LEIA MAIS: Violino, LSD e deportação: 8 fatos curiosos sobre George Harrison, guitarrista dos Beatles [LISTA]

A versão de 50 anos de All Thing Must Pass já está disponível para pré-save em todas as plataformas digitais. Você pode fazer o pré-save aqui. Ouça também "Cosmic Empire", de George Harrison, abaixo.

Ouça:

+++ LEIA MAIS: Por que John Lennon não se preocupou com a saída de George Harrison dos Beatles?


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL