- Twenty One Pilots (Foto: Jabari Jacobs/Divulgação) e capa do Blurryface (Foto: Reprodução)

Twenty One Pilots: como o disco Blurryface mudou o jogo, fez história e colocou a banda em outro patamar

Após o lançamento do álbum, o duo ganhou Grammy, lotou estádios, foi para o topo de diversas paradas, entre outras conquistas

Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 03/07/2020, às 07h00

“Há uma infestação na imaginação da minha mente / Espero que eles sufoquem com a fumaça / Porque eu estou esfumando-os para fora do porão / Isto não é rap, isso não é hip hop / Apenas uma outra tentativa de fazer as vozes pararem”, e assim começa “Heavydirtysoul”, música que abre Blurryface (2015), quarto álbum de estúdio do duo Twenty One Pilots, e dialoga com o conceito trazido por Tyler Joseph e Josh Dun: entender e lutar contra as inseguranças.

Esse disco, que completou 5 anos no dia 17 de março deste ano, é, sem sombra de dúvidas, o mais importante da carreira da banda, porque com ele, Joseph e Dun conseguiram mudar o jogo, fazer história e levar Twenty One Pilots para outro patamar.

+++LEIA MAIS: Como o R&B contemporâneo cresceu no Brasil e vive seu melhor momento?

Desde antes do lançamento do Blurryface, a banda começou a divulgar o disco de uma maneira bastante inusitada. Entre os fãs, a dupla é bastante conhecida por fazer enigmas cabulosos quando vai anunciar um trabalho novo. 

No caso do disco de 2015, eles criaram uma conta no Twitter, cujo usuário é @blurryface - inclusive, ativa até hoje, mas sem conteúdo nenhum -, e as postagens vindas do perfil eram totalmente enigmáticas. 

Um dos casos mais emblemáticos do @blurryface foi quando o personagem tuítou duas imagens, cada uma com um trecho de “Ride”, antes mesmo dela ser lançada. Pouco tempo depois, o perfil escreveu: “Agora você pode achá-lo. Vá achá-lo”. Os fãs pensavam que a publicação se tratava da música, mas, quando acharam, não era a canção, mas sim o álbum inteiro, vazado pelo Twenty One Pilots, segundo o site da Mutant Kids Brasil.

Naquela época, ninguém sabia das proporções que Blurryface atingiria.

+++LEIA MAIS: Como e quando o Avatar Aang morreu depois de A Lenda de Aang


Antes de tudo, minha história com a banda

Era 2016, perto de acontecer o Lollapalooza daquele ano. Minha melhor amiga, Jac, e a tia dela haviam ganhado, em uma promoção de uma rádio de São Paulo, um par de ingressos para o primeiro dia do festival, no sábado.

Porém, o Twenty One Pilots se apresentaria - o que seria a primeira vez no Brasil - somente no domingo, e ela só tinha ingresso do primeiro dia. Então, até o final de semana do Lollapalooza 2016, ela não parava de falar desse tal duo, como ela gostava deles e como estava triste de, provavelmente, não ter a chance de vê-los ao vivo.

No final, tudo deu certo e ela conseguiu comprar o ingresso enquanto rolava o último dia do festival, mas chegou no show depois de Tyler Joseph e Josh Dun tocarem a primeira música, “Heavydirtysoul”.

+++LEIA MAIS: Afinal, do que se trata ‘Wonderwall’, música clássica do Oasis?

Eu só fui começar a ouvir as músicas do Twenty One Pilots depois do show deles no Lolla de 2016. Logo nas primeiras reproduções, eu já me apaixonei pelo som, e cada vez mais eles se tornaram minha banda favorita, e têm essa posição em meu coração até os dias de hoje. Se não me engano, a primeira música deles que ouvi foi “Fairly Local”.

Felizmente, eu tive a oportunidade de ver um show da banda ao vivo. Foi no Lollapalooza 2019, quando eles foram um dos headliners da edição. Eu fui ao festival com a Jac e Isa, uma amiga dela. Como planejado, a gente acordou super cedo no domingo, dia da apresentação do Twenty One Pilots, e já pegamos fila no Autódromo de Interlagos para ficar o mais perto possível da grade.

A espera de três anos para ver um show deles valeu (e muito) a pena, e mal posso esperar para o próximo.

Depois dessa breve digressão, vamos continuar no assunto do Blurryface.


A grandeza de Blurryface: mudou o jogo, fez história e atingiu marcos

Capa de Blurryface

Blurryface conseguiu atingir diversas metas e colocou o Twenty One Pilots nessa visibilidade e evidência nas quais a banda se encontra.

O álbum foi anunciado nos últimos meses de 2014, como informa o blog do Mutant Kids Brasil. Mas só em março de 2015 ele começou a ganhar forma. Algumas rádios dos Estados Unidos começaram a revelar ter tido acesso ao álbum e fizeram crescer a expectativa dos ouvintes da estação e fãs do duo.

Supostamente, a capa e nome do álbum foram “vazados” no site KingdomLeaks, junto com qual seria o primeiro single e a data de lançamento da música: “Fairly Local”, no dia 17 de março. Blurryface teve outros cinco singles: “Tear In My Heart”, “Stressed Out”, “Ride”, “Lane Boy” e “Heavydirtysoul”.

Depois do lançamento de “Fairly Local”, aconteceu todo aquele lance do Twitter @blurryface e o vazamento do disco citados anteriormente.

+++LEIA MAIS: Blurryface, do Twenty One Pilots, é o disco de banda mais tocado na história do streaming

Finalmente, após muitas especulações, teorias e expectativas, Blurryface foi lançado. E logo nesse período, já mostrou que chegou para fazer história, seja na de Twenty One Pilots ou até mesmo na indústria da música. 

No dia do lançamento, o disco já foi parar na primeira posição da Billboard Top Rock Albuns e Billboard 200 - o álbum continua nessa última parada desde então. No dia em que esse texto foi escrito, Blurryface encontra-se em 171° colocado. Ou seja, ele está há 167 semanas no chart.

Vale lembrar que álbum teve todas as 14 músicas foram listadas pela Recording Industry Association of America (RIAA) com certificado de Ouro, e tornou-se o primeiro disco a atingir essa marca. Além disso, para a Billboard, a obra foi a 12ª melhor da década de 2010.

Já os clipes da era Blurryface foram tremendos hits, "Stressed Out" conta com mais de 2 bilhões de visulizações e "Ride" mais de 1 bilhão. Os outros quatro clipes ("Fairly Local", “Tear In My Heart”, “Lane Boy” e “Heavydirtysoul”) contam com mais de 100 milhões de views.

Na parte das vendas, o quarto disco de estúdio do duo vendeu mais de 150 mil unidades mundialmente. Blurryface foi certificado como 4X Platina nos Estados Unidos, foi o oitavo álbum mais vendido no mundo em 2016. A obra também, até hoje, vendeu mais de 6,5 milhões de cópias ao redor do planeta.

+++LEIA MAIS: Os principais filmes cult dos anos 1990, segundo site

Quanto ao desempenho nas plataformas de streamings, o disco não decepcionou. Só no Spotify conta com mais de 4 bilhões de reproduções, já mundialmente - junto com outras plataformas -, são mais de 8 bilhões.

No Spotify, Blurryface é o álbum de um grupo com mais streams e o primeiro disco a ter todas as faixas com mais de 100 milhões de reproduções. Já mundialmente, ele é o disco de uma banda com mais reproduções nas plataformas.


Afinal, quem é Blurryface?

Retrato do Blurryface (Foto: Reprodução/Twitter)

No texto, você deve ter notado Blurryface para lá, Blurryface para cá e o fato dele ser um personagem criado por Tyler Joseph e Josh Dun. Mas quem ele é? O que representa?

Em entrevista ao PaperMag (via Mutant Kids Brasil), Tyler Joseph falou que Blurryface é toda a parte ruim do psicológico dele. “Ele é esse cara que representa tudo pelo qual sou inseguro”, revelou. “Honestamente, todos nós sabemos que somos inseguros sobre certas coisas, mas o que não entendemos totalmente é como essas inseguranças afetam nossa vida no dia-a-dia”.

+++LEIA MAIS: Como uma viagem intensa de LSD levou George Harrison a escrever 'It’s All Too Much’, dos Beatles

A criação do personagem ajudou o cantor a “dar um lugar na mesa às minhas inseguranças, então eu posso encará-lo e dar a ele um nome e um rosto e uma personalidade”. Então, ele pode ver e entender “essas inseguranças por aquilo que são” e derrotá-las todos os dias, como se fosse um tipo de ciclo, no qual ele passa por tudo repetidas vezes, como fica implícito no clipe de “Heavydirtysoul”.


+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO

entretenimento música banda disco lollapalooza álbum Twitter streaming Spotify grupo Billboard twenty one pilots março platina 200 Tyler Joseph Josh Dun duo blurryface autódromo de interlagos riaa ouro Ride Stressed Out 2016 Tear In My Heart stream isa Fairly Local Jac Top Rock Albuns @blurryface Heavydirtysoul 2015 Recording Industry Association of America reproduções

Leia também

Guns N' Roses 'estão tentando' fazer um novo álbum, diz Slash


Dabney Coleman, ator de Como Eliminar Seu Chefe, morre aos 92 anos


Chris Pratt lamenta morte do dublê dele: 'Galã absoluto'


Morre Frank Ifield, ícone do country que ajudou no sucesso dos Beatles, aos 86 anos


Morre o cineasta Toni Venturi aos 68 anos


Bono é atacado por colega após apoio a empresas israelenses: "perdi o respeito"