6 papéis icônicos de Willem Dafoe: de O Farol a Platoon [LISTA]

Um dos atores mais versáteis de Hollywood, Willem Dafoe se destaca com papéis em filmes de guerra, biográficos e até mesmo de super-heróis

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 22/07/2021, às 11h50

None
Willem Dafoe em 2019 (Foto: Theo Wargo / Getty Images for Film at Lincoln Center)

Um dos artistas mais versáteis em Hollywood, Willem Dafoe se consagrou na indústria cinematográfica pelo enorme talento na atuação e papéis diversificados, sendo destaque em filmes biográficos, de guerra, e até mesmo de super-herói. Nascido em Wisconsin, Estados Unidos, o ator completou 66 anos em 22 de julho. 

Começou a carreira de 38 anos como ator na Universidade de Wisconsin-Milwaukee, mas abandonou os estudos para fazer parte de um grupo de teatro recém-formado na época, o Theatre X

+++ LEIA MAIS: Vídeo mostra como Willem Dafoe ficaria incrível como Coringa

O ator não possui nenhuma estatueta do Oscar, mas foi indicado quatro vezes - três delas como Melhor Ator Coadjuvante, por Platoon (1987), Shadow of the Vampire (2001) e Projeto Flórida (2018) - e uma como Melhor Ator pelo papel de Van Gogh em No Portal da Eternidade (2018). 

Para comemorar o aniversário do ator, confira seis papéis icônicos de Willem Dafoe:

+++ LEIA MAIS: 6 atores com várias indicações ao Oscar - mas nenhuma vitória [LISTA]


O Farol (2019)

Dirigido por Robert Eggers, O Farol(2019) se tornou um filme essencial na carreira de Dafoe, e foi responsável pelo prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Independent Spirit Awards de 2020. 

No longa, o ator interpreta Thomas Wake, um faroleiro de uma remota ilha na Nova Inglaterra no final do Século 19. Quando um novo zelador (Robert Pattinson) chega, o isolamento faz com que novos mistérios sejam desvendados.  

+++ LEIA MAIS: Robert Pattinson ‘quase socou a cara’ de diretor de O Farol


Projeto Flórida (2017)

Drama independente da A24, Projeto Flórida(2017) trouxe uma bela e sensível performance de Dafoe como Bobby, gerente de uma hospedagem de beira de estrada nos Estados Unidos.

O filme conta a história de Moonee (Brooklyn Prince), uma garotinha que precisa enfrentar as dificuldades da vida nas redondezas dos parques da Disney.

+++ LEIA MAIS: Além de Alan Kim: 7 atores que brilharam nas premiações do cinema quando crianças [LISTA]


No Portal da Eternidade (2018)

No drama biográfico No Portal da Eternidade (2018), Dafoe interpreta o famoso pintor Vincent van Gogh. Devido à excelência da atuação do astro, o filme foi responsável pela única indicação do artista como Melhor Ator no Oscar.


Platoon (1986)

Um dos personagens mais icônicos de Dafoe, o Sargento Elias Grodin, de Platoon (1986), consagra-se como um dos papéis mais emocionantes da carreira do ator. Além disso, o filme sobre a Guerra do Vietnã lhe rendeu mais uma indicação ao Oscar, dessa vez, como Melhor Ator Coadjuvante.

+++ LEIA MAIS: Fãs do Batman querem que Willem Dafoe seja o Coringa da versão de Robert Pattinson; veja reações


Homem-Aranha (2002) 

Mesmo com diversos papéis, muitas pessoas lembram do ator por um personagem bem diferente de sua carreira: Duende Verde, alter-ego de Norman Osborn, em Homem-Aranha (2002). O filme marca a estreia de Tobey Maguire como Peter Parker.


Mississípi em Chamas (1988) 

Em Mississípi em Chamas (1988), Dafoe dá vida a Alan Ward, agente do FBI que investiga a morte de três militares dos direitos civis. No filme dirigido por Alan Parker, o ator contracena com Gene Hackman e Frances McDormand.

+++ LEIA MAIS: 5 filmes que vão te deixar angustiado: de Bom Comportamento a Joias Brutas [LISTA]


+++ RS TRENDING | CONHEÇA OLIVIA RODRIGO: VIDA, RECORDES, SOUR E MAIS!