4 fatos e curiosidades desconhecidas sobre Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Nolan [LISTA]

A produção completa 12 anos de lançamento em julho

Redação Publicado em 17/06/2020, às 17h38

None
Cena de Batman: O Cavaleiro das Trevas (Foto: Reprodução/Warner Bros.)

Nesta quarta, 17, o Screenrant publicou um vídeo com curiosidades e fatos desconhecidos das gravações de Batman: O Cavaleiro das Trevas dirigido por Christopher Nolan e um dos melhores filmes de super-herói já feitos. 

+++ LEIA MAIS:  Diretor de fotografia de Coringa teve medo que Joaquin Phoenix fosse ‘longe demais’: ‘Por causa de Heath Ledger’

O filme é tão lendário que rendeu dois Oscars: Melhor Ator Coadjuvante (Heath Ledger) e Melhor Edição de Som. Em julho, a produção completará 12 anos. Que tal conhecer um pouco mais sobre os segredos dela?

Listamos as 4 curiosidades sobre as gravações aqui e o vídeo completo do Screerant, sem legendas, está disponível ao final do texto.

+++ LEIA MAIS: Improviso de Heath Ledger em cena de Batman: O Cavaleiro das Trevas é mito; entenda

Inspirações para o Coringa

Christopher Nolan deu a Heath Ledger um grande controle criativo sobre o personagem do Coringa. No entanto, recomendou várias inspirações que, segundo ele, ajudariam nessa construção. Isso incluiu o filme Laranja Mecânica(1972), heavy metal e pinturas do irlandês Francis Bacon

Laranja Mecânica conta com personagens que tiram alegria e riso da dor dos outros, bem como o vilão. Uma das pinturas trípticas de Bacon ajudou a influenciar a maquiagem do personagem, por isso "essa corrupção e deterioração na textura", como explicou Nolan

+++ LEIA MAIS: Pôster coloca o Batman do Robert Pattinson no universo do Coringa de Joaquin Phoenix


Ledger quase foi o Batman

Nolan e Ledger se conheceram antes do filme. De fato, os dois conversaram para o ator interpretar Batman, mas o astro disse que não estava interessado "nesse tipo de filme", porque não achava que um filme de quadrinhos valesse a pena. Após conhecer o trabalho que o cineasta planejava para O Cavaleiro das Trevas, o ator quis o papel de Coringa e fez tudo para consegui-lo.

+++LEIA MAIS: Continuação de ‘Batman’ antes da morte de Heath Ledger teria volta de Coringa e DiCaprio como o Charada; conheça


Improviso de Ledger 

Heath Ledgerimprovisou no set e alguns dos momentos mais icônicos, assustadores e engraçados do vilão foram resultados de improvisação. Um exemplo disso é quando o Coringa, trancado em uma cela, sarcástico, aplaude a ideia de Gordon. As palmas não foram originalmente roteirizadas, mas o diretor gostou tanto que a manteve no corte final do filme. 

Além disso, na gravação da cena em que o Coringa sai do hospital e uma bomba explode atrás dele, a explosão acidentalmente atrasou, mas o astro decidiu permanecer no personagem. Ele murmurou para si mesmo e brincou com o controle remoto até a explosão.

+++LEIA MAIS: Coringa: Como foi a preparação física de Heath Ledger para o papel do vilão?


Ledger homenageou a filha

A roupa de enfermeira do Coringa, que ele usou para se infiltrar no hospital, escondia uma mensagem pequena e pessoal. Logo acima do adesivo político "Dent", o crachá da enfermeira diz: "Matilda", o nome da filha do astro. Matilda tinha apenas dois anos quando Ledger faleceu. 

Assista ao vídeo completo:


+++ A PLAYLIST DO RUBEL