Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como Harrison Ford foi convencido a voltar como Han Solo uma última vez em Star Wars?

Ator gostaria que o personagem dele tivesse morrido ainda na trilogia clássica, ao final do filme Star Wars: O Império Contra-Ataca

Redação Publicado em 01/01/2020, às 10h00 - Atualizado em 27/09/2021, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Como Harrison Ford foi convencido a voltar como Han Solo uma última vez em Star Wars?

[Atenção: contém spoilers sobre Star Wars: A Ascensão Skywalker]

A história de que  Harrison Ford gostaria que George Lucas matasse o personagem dele em Star Wars, Han Solo, ao final do filme O Império Contra-Ataca (1980), e também não via sentido na volta do contrabandista em O Retorno de Jedi (1983) o terceiro e último filme da trilogia inicial, não é novidade. Por isso, foi surpreendente ver o ator de volta à franquia duas vezes.

Se você chegou até aqui, é porque sabe que Han Solo aparece em O Despertar da Força (2015) ajuda Rey(Daisy Ridley), revê a nave Millennial Falcon, encontra Leia(Carrie Fischer) uma última vez, antes de ser assassinado pelo próprio filho, Ben Solo / Kylo Ren (Adam Driver).

+++LEIA MAIS: Criadores de Game of Thrones desistem de acordo por trilogia de Star Wars; entenda

Era o desejo de Ford que o personagem morresse, afinal, há uns 40 anos. Por que ele voltou, então, em Star Wars: A Ascensão Skywalker (2019)?

Nos destroços da antiga Estrela da Morte, depois que Ben/Kylo luta contra Rey. Ao sentir a morte da mãe, Leia, o então vilão da franquia fica mais uma vez em dúvida sobre qual lado da Força seguir.

+++LEIA MAIS: Star Wars revela o que Kylo Ren e Rey destroem juntos no trailer de Ascensão Skywalker

Na morte de Han Solo, Ben alia-se ao Lado Sombrio. Agora, com a aparição da figura do pai, em uma memória, ele percebe que o correto a fazer é socorrer Rey na luta contra o Imperador Palpatine.

"Eu liguei para ele e falei: 'Temos aqui uma cena no filme entre Kylo Ren e o pai dele, você quer fazer?' Ele respondeu: 'Ok,'" diz o diretor J.J. Abrams à revista Vanity Fair. É uma brincadeira, é claro. Na verdade, foi um longo processo para trazer o ator para Star Wars: A Ascensão Skywalker.

+++ LEIA MAIS: Star Wars: 7 perguntas que ficaram sem respostas em A Ascensão Skywalker [LISTA]

Porque a reclamação de Ford sobre o retorno emO Retorno de Jedi(1983) era que não havia propósito para o personagem dele depois de ser resgatado. Desta vez, ele queria saber porque era tão importante que o personagem aparecesse mais uma vez.

"Tivemos uma reunião e falamos muito sobre como seria", conta Abrams. "Harrison, que é uma das melhores pessoas de todos os tempos e incrivelmente atencioso a tudo o em tudo o que ele faz, queria entender a utilidade do personagem".

+++ LEIA MAIS: Depois de críticas severas, Cats é retirado da campanha para o Oscar e outras premiações; entenda

"Qual é o meu papel?", disse Ford ao diretor do filme. "Sentamos com ele [J.J. Abrams e o outro roteirista do filme, Chris Terrio] e explicamos qual era a nossa intenção. Conversamos bastante. Eu mandei para ele as páginas do roteiro. Ele entendeu e, como você pode ver, foi maravilhoso."

Mesmo com o retorno de Han Solo, Star Wars: A Ascensão Skywalker enfrentou críticas duras e o filme teve uma estreia abaixo do esperado.

+++LEIA MAIS: Star Wars: os 11 melhores personagens da franquia [LISTA]