- O Máskara, Bloodshot e Homens de Preto (Fotos: Reprodução)

Além de Bloodshot: 6 filmes que você provavelmente não sabia que são baseados em HQs [LISTA]

Vários longas de sucesso são, na verdade, adaptações de HQs pouco conhecidas pelo público geral

Redação Publicado em 14/03/2020, às 10h00

Atualmente parece bem comum Hollywood visitar o mundo das HQs para encontrar personagens e roteiros novos para as telonas. Mas, em diversos casos, essa inspiração vem de HQs tão ‘underground’ que o público passa meses ou anos sem nem saber que grandes sucessos de bilheteria foram adaptados das páginas de revistas.

+++LEIA MAIS: Bloodshot: Vin Diesel entra para o mundo dos super-heróis em trailer sanguinário

Listamos alguns desses longas abaixo, tanto atuais quanto antigos, o que mostra que ideias de adaptar HQs como a da Marvel e DC não foram tão originais assim.


Bloodshot (2020)

Com a estreia recente, no, dia 12 de março, o mais novo filme de Vin Diesel é adaptado de uma HQ homônima da Image Comics, a mesma editora de The Walking Dead. A essência da história continua a mesma: o agente tático de elite Ray Garrison é, após morrer em missão, revivido por uma empresa de tecnologia e aprimorado para ser um super-soldado.

+++ LEIA MAIS: Qual é a fraqueza mais bizarra de um herói da Marvel?

Quando Ray volta à vida, a empresa controla corpo e mente dele, o que o deixa incapaz de distinguir a realidade de manipulação cerebral. A principal diferença do longa para a HQ é que Vin Diesel foi injetado com nanotecnologia, enquanto o Bloodshot original tem partes robóticas.


O Máskara (1994)

O clássico de Jim Carrey é baseado no personagem da editora Dark Horse, mas toma várias liberdades. O Máskara original era bem mais sombrio e violento. A mudança de tom foi essencial para transformar o personagem na febre de bilheteria e desenhos infantis.

+++LEIA MAIS: Jim Carrey se contradiz e agora acha que reclamações sobre Sonic 'fizeram bem' para o filme


Homens de Preto (1997)

O longa de Will Smith e Tommy Lee Jones é inspirado numa HQ da Marvel Comics. Assim como o Máskara, o tom foi alterado para uma comédia infanto-juvenil e foi um grande sucesso, beneficiando muito a carreira de Smith e provando que filmes de HQs podem ser um investimento muito rentável.

+++LEIA MAIS: 7 celebridades atacadas pelo Eminem nos discos: de Will Smith a Mariah Carey [LISTA]


Do Inferno (2001)

Esse filme se baseia na graphic novel autorial do escritor lendário de Watchmen,  Alan Moore. Também toma várias liberdades em comparação aos quadrinhos, mas ainda manteve o protagonista como o inspetor viciado em drogas interpretado por Johnny Depp e conseguiu elogios da crítica e bom faturamento.


Estrada para a Perdição (2002)

Esse drama de máfia dirigido por Sam Mendes e estrelado por Tom Hanks no papel do gângster Mike Sullivan foi inspirado na Graphic Novel escrita por Max Allen Collins. A HQ, por sua vez, foi inspirada em outra publicação: Lobo Solitário, o mangá de Kazuo Koike.

+++LEIA MAIS: Tom Hanks explode nazistas no trailer de Greyhound; assista


O procurado (2008)

Esse foi o primeiro longa inspirado numa HQ de Mark Millar, que depois teve também a série Kingsman adaptada para o cinema. James McAvoy é um jovem normal que descobre ter as habilidades de um super-assassino e é recrutado para uma organização secreta liderada por Morgan Freeman. O filme chamou a atenção pelo forte elenco e as cenas de ação absurdas, porém divertidas. 


+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA 

filmes notícias will smith HQs mib Jim vin diesel listas carrey Bloodshot Máskara

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada