Oscar 2022: 14 atores que aparecem em mais de um filme indicado [LISTA]

De veteranos a novatos na premiação, confira atores e atrizes que estrelam mais de um filme indicado ao Oscar 2022

Beatriz Bim (sob supervisão de Eduardo do Valle) Publicado em 26/03/2022, às 08h00

None
Timothée Chalamet em Duna (Foto: Reprodução / Twitter / Duna) | Cate Blanchett em Não Olhe Para Cima (Foto: Reprodução / Netflix) | Andrew Garfield em Tick, Tick... Boom! (Foto: Divulgação / Netflix)

Prevista para ocorrer neste domingo, 27, a cerimônia do Oscar 2022 já quebrou diversos recordes. Denzel Washington, ao concorrer pela performance em A Tragédia de Macbeth (2021), conquistou o título de ator negro mais indicado da história. Além dele, Jane Campion se tornou a primeira mulher com duas indicações à Melhor Direção.

Enquanto as performances de alguns atores foram reconhecidas, levando-os a competirem pelas estatuetas mais desejadas da premiação, outros, apesar de estrelarem diversos filmes de sucesso, acabaram ficando de fora dos prêmios importantes da noite - mas não deixaram de marcar presença nas produções indicadas.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por The Academy (@theacademy)

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Beyoncé apresenta 'Be Alive' na cerimônia; confira artistas confirmados

Com tantos rostos conhecidos nos filmes indicados, parte do público provavelmente se questionou se os astros das produções estrelaram outros longas que concorrem aos prêmios - e a resposta é: sim. De veteranos na premiação a novatos na cerimônia, os filmes nomeados à 94º premiação da Academia estão repletos de astros repetidos. 

Pensando nisso, a Rolling Stone Brasil listou 14 atores que aparecem em mais de um filme indicado ao Oscar 2022. Confira a lista com as produções e as categorias nas quais foram nomeadas:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por The Academy (@theacademy)

+++LEIA MAIS: Oscar 2022 convida Rachel Zegler para apresentar prêmio após polêmica com atriz


Andrew Garfield 

Andrew Garfield em Os Olhos de Tammy Faye (Foto: Reprodução / Rotten Tomatos) | Andrew Garfield em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Foto: Reprodução / Twitter / Spider-Man: No Way Home) | Andrew Garfield em Tick, Tick... Boom! (Foto: Divulgação / Netflix)

Indicado como Melhor Ator por Tick Tick... Boom!(2021), Andrew Garfield integra o elenco de outras duas produções que concorrem ao Oscar. Em Os Olhos de Tammy Faye(2021), filme que rendeu à Jessica Chastain uma nomeação como Melhor Atriz, o astro interpreta Jim Bakker. O longa também concorre como Melhor Maquiagem e Penteado.

+++LEIA MAIS: Oscar 2022 confirma Billie Eilish e Finneas em apresentação de 'No Time to Die'

Já em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), longa da Marvel estrelado por Tom Holland e indicado ao Oscar na categoria Melhor Efeitos Visuais, Garfield interpreta, ao lado de Tobey Maguire, uma variante do amigo da vizinhança. 


Awkwafina

Sisu de Raya e o Último Dragão (Foto: Reprodução / Disney) | Awkwafina  em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Foto: Reprodução / Marvel)

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Elliot Page e Bill Murray são confirmados como apresentadores da cerimônia

Primeira vez na carreira em que os filmes que estrela são indicados ao Oscar, Awkwafina também compõe o elenco de duas produções que competem pelo prêmio da Academia. A estrela interpreta Katy em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021), outro longa da Marvel indicado na categoria Melhor Efeitos Visuais.

Além do filme, a atriz dubla Sisu, de Raya e o Último Dragão (2021), animação da Disney que concorre com Encanto (2021), Flee (2021), Luca (2021) e A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (2021) pelo Oscar de Melhor Filme de Animação.

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Direção de Jane Campion em Ataque dos Cães foi ‘presente profundo,’ afirma Benedict Cumberbatch


Bradley Cooper

Bradley Cooper em O Beco do Pesadelo (Foto: Reprodução / TSG Entertainment) | Bradley Cooper em Licorice Pizza (Foto: Reprodução / Youtube)

Apesar de não concorrer como Melhor Ator na premiação de 2021, Bradley Cooper já foi indicado três vezes na categoria em outras edições - mas, em nenhuma, levou a estatueta para casa. No entanto, o trabalho do astro continua marcando presença na 94ª edição da premiação.

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Todos os indicados a Melhor Filme, do pior ao melhor [LISTA]

O ator é o protagonista de O Beco do Pesadelo(2021), indicado nas categorias: Melhor Filme, Melhor Figurino, Melhor Fotografia e Melhor Design de Produção; e integra o elenco de Licorice Pizza (2021), produção que concorre como Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original.


Benedict Cumberbatch

Benedict Cumberbatch em Ataque dos Cães (Foto: Divulgação / Netflix) | Benedict Cumberbatch em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Foto: Reprodução / Marvel)

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Jessica Chastain prefere perder tapete vermelho a prêmio de Melhor Maquiagem; entenda

Um dos favoritos da cerimônia, Benedict Cumberbatch concorre como Melhor Ator na produção mais indicada ao Oscar neste ano: Ataque dos Cães (2021). O filme foi nomeado em 10 categorias no total: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Som, Melhor Fotografia e Melhor Design de Produção. 

Além da produção da Netflix, Cumberbatch integra o elenco de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, indicado como Melhor Efeitos Visuais, produção na qual interpreta o herói da MarvelDoutor Estranho

+++LEIA MAIS: Oscar 2022 anuncia apresentação de Travis Barker, Jack White e mais


Cate Blanchett

Cate Blanchett em O Beco do Pesadelo (Foto: Reprodução / TSG Entertainment) | Cate Blanchett em Não Olhe Para Cima (Foto: Reprodução / Netflix)

Ganhadora do Oscar em 2013 pela performance em Blue Jasmine (2013) e indicada sete vezes na carreira como Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, Cate Blanchett também faz parte do seleto grupo que aparece em mais de um filme nomeado à premiação.

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Conheça os casais indicados à premiação no mesmo ano - além de Penélope Cruz e Javier Bardem

A estrela interpreta a jornalista Brie Evantee em Não Olhe para Cima (2021), produção que concorre nas categorias Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Edição; além de dar vida a Lilith Ritter em O Beco do Pesadelo.


Jack Farthing

Jack Farthing em A Filha Perdida (Foto: Reprodução / Netflix) | Jack Farthing em Spencer (Foto: Reprodução / Youtube)

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Amy Schumer quer presença do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky na cerimônia

Conhecido como o vilão George Warleggan na série dramática Poldark (2015), o britânico Jack Farthing é outro ator que marcou presença nas produções indicadas à cerimônia do Oscar 2022.

O astro interpretou o príncipe Charles em Spencer (2021), filme que rendeu a Kristen Stewart a primeira indicação como Melhor Atriz. Além disso, Farthing estrela A Filha Perdida (2021) como Joe, produção que concorre nas categorias: Melhor Atriz, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante. 

+++LEIA MAIS: Oscar 2022 terá apresentação de 'We Don't Talk About Bruno', de Encanto


J.K. Simmons

J.K. Simmons em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Foto: Reprodução / Marvel | J.K. Simmons em Apresentando os Ricardos (Foto: Reprodução / Prime Video)

J.K. Simmons estreou diversas produções de sucesso ao longa da carreira, levando, inclusive, a estatueta do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pela performance em Whiplash - Em Busca da Perfeição(2014).  

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Lady Gaga merecia indicação por Casa Gucci, afirma Jared Leto

Na premiação de 2022, o ator compete novamente na categoria, pelo trabalho como William Frawley em Apresentando os Ricardos (2021). A produção foi indicada também nas categorias Melhor Ator e Melhor Atriz. Além disso, o astro reprisou o papel do jornalista J. Jonah Jameson em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.


Javier Bardem

Javier Bardem em Duna (Foto: Reprodução / HBO Max) | Javier Bardem em Apresentando os Ricardos (Foto: Reprodução / Prime Video)

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Mark Rylance não tem planos de comparecer à cerimônia: 'Chatos'

Ao concorrer no Oscar 2022, Javier Bardem conquista a quarta indicação nas categorias Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante. Em 2008, o astro levou o prêmio para casa ao interpretar Anton Chigurh em Onde os Fracos Não Têm Vez(2007). Neste ano, compete como Melhor Ator pela performance como Desi Arnaz, marido de Lucille Ball (Nicole Kidman), em Apresentando os Ricardos.

Bardem também integra o elenco de Duna (2021), longa indicado nas categorias: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Som, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Maquiagem e Penteado, Melhor Design de Produção e Melhor Efeitos Visuais.

+++LEIA MAIS: Os Olhos de Tammy Faye: Jessica Chastain revela pânico ao testar maquiagem pela primeira vez


Willem Dafoe

Willem Dafoe em O Beco do Pesadelo (Foto: Reprodução / TSG Entertainment) | Willem Dafoe em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (Foto: Reprodução / Twitter / Spider-Man: No Way Home)

Willem Dafoe foi indicado como Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante no passado, por filmes como Platoon (1986 ) e, mais recentemente, No Portal da Eternidade (2018). Apesar de não ser nomeado na premiação de 2022, o astro estrela dois filmes indicados.

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Quem são os favoritos da edição, segundo outras premiações

Em O Beco do Pesadelo, produção indicada em quatro categorias, Dafoe interpreta o dono do circo Clem Hoatelye. Já em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa o astro reprisa o papel do vilão Duende Verde, visto pela primeira vez em 2002 no filme dirigido por Sam Raimi


Maya Rudolph

Linda Mitchell de A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (Foto: Reprodução / Netflix) | Maya Rudolph (Foto: Frazer Harrison / Getty Images) | Daniela Paguro de Luca (Foto: Reprodução / Disney)

+++LEIA MAIS: No Ritmo do Coração: 4 curiosidades sobre filme indicado ao Oscar 2022 [LISTA]

Além de ser uma atriz renomada, Maya Rudolph também é conhecida por ser uma dubladora de sucesso - ofício que já lhe rendeu um Emmy Award pelo trabalho em Big Mouth (2016). Por esse motivo, parte do público pode não ter percebido, mas a estrela está presente em dois filmes indicados ao Oscar 2021.

Rudolph dubla Linda Mitchell, a destemida mãe da peculiar família deA Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (2021), filme da Netflix indicado como Melhor Animação. Além disso, estrela outra produção nomeada na categoria: Luca (2021), longa na qual empresta a voz para a personagem Daniela Paguro.

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: James Cameron, Guillermo del Toro e mais assinam carta para não retirar prêmios da transmissão ao vivo; confira


Olivia Colman

Pal de A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas (Foto: Reprodução / Netflix) | Olivia Colman em A Filha Perdida (Foto: Reprodução / Netflix)

+++LEIA MAIS: Amor, Sublime Amor: 3 curiosidades sobre filme indicado ao Oscar 2022 [LISTA]

Outra veterana do Oscar, Olivia Colman já foi indicada como Melhor Atriz em A Favorita (2018) - produção que lhe rendeu a estatueta - e Melhor Atriz Coadjuvante por Meu Pai(2020). Na cerimônia de 2022, a estrela concorre com outros grandes nomes da indústria cinematográfica ao protagonizar A Filha Perdida.

Além disso, a amada atriz de The Crown (2016) dubla Pal, inteligência artificial maléfica que assombra os membros da família Mitchell - e a humanidade - na animação da Netflix indicada ao Oscar A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas.

+++LEIA MAIS: Belfast: 4 curiosidades sobre filme indicado ao Oscar 2022 [LISTA]


Ron Perlman

Ron Perlman em Não Olhe Para Cima (Foto: Reprodução / Netflix) | Ron Perlman em O Beco do Pesadelo (Foto: Reprodução / TSG Entertainment)

Conhecido por muitos por protagonizar Hellboy (2004), filme de Guillermo del Toro baseado no quadrinho da Dark Horse Comics, Ron Perlman é outro ator que estrela duas produções indicadas ao Oscar 2022 - sendo, uma delas, também dirigida pelo cineasta de O Labirinto do Fauno(2006).

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Lady Gaga, Zoë Kravitz e mais apresentarão premiação; confira lista

Em O Beco do Pesadelo, Perlman dá vida ao personagem Bruno, líder do peculiar circo de viajantes. Já em Não Olhe Para Cima, o astro interpreta o Coronel Ben Drask, ex-militar encarregado de viajar para o espaço para destruir o cometa que ameaça a vida na Terra. 


Timothée Chalamet

Timothée Chalamet em Duna (Foto: Reprodução / HBO Max) | Timothée Chalamet em Não Olhe Para Cima (Foto: Reprodução / Netflix)

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Onde assistir aos filmes da premiação?

Apesar de ter a carreira inteira pela frente, Timothée Chalamet já tem um currículo impressionante no cinema. O jovem estrelou diversos filmes indicados ao Oscar, incluindo Adoráveis Mulheres(2019) e Me Chame Pelo Seu Nome (2017). Na premiação de 2022, não foi diferente: o astro integra o elenco de duas produções que concorrem aos prêmios. 

Em Duna, um dos filmes mais indicados da cerimônia e um dos favoritos de outras premiações, Chalamet dá vida ao papel do protagonista Paul Atreides. Já em Não Olhe Para Cima o astro interpreta Yule, quem desenvolve um interesse amoroso por Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence).

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Diretores de documentário indicado querem pessoas em situação de rua na cerimônia; entenda


Zendaya

Zendaya em Duna (Foto: Reprodução / HBO Max) | Zendaya em Homem-Aranha: Sem Volta (Foto: Reprodução / Marvel)

Ganhando cada vez mais destaque por sua atuação, Zendaya vem se provando em diversos papéis importantes da indústria cinematográfica. Em 2020, com apenas 24 anos, a jovem levou para casa o Emmy de Melhor Atriz em série dramática ao interpretar Rue em Euphoria (2019).

+++LEIA MAIS: Oscar 2022 retira 8 categorias da transmissão ao vivo; entenda

Apesar de não ser indicada ao Oscar 2022, Zendaya estrela duas produções indicadas à premiação. Em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, a jovem interpreta MJ, par romântico do amigo da vizinhança vivido por Tom Holland. Já em Duna a estrela dá vida ao papel de Chani. Embora a participação breve na produção, o diretor Denis Villeneuve afirmou que a atriz terá maior destaque na sequência do longa


Oscar 2022: qual é, de fato, o Melhor Filme da premiação?

  • Drive My Car
  • No Ritmo do Coração
  • Ataque dos Cães
  • Amor, Sublime Amor
  • Licorice Pizza
  • King Richard: Criando Campeãs
  • Belfast
  • Duna
  • O Beco do Pesadelo
  • Não Olhe Para Cima

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Confira os indicados da 94ª edição da premiação

+++LEIA MAIS: Oscar 2022 exige vacinação e testes de covid para indicados; entenda

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Todos os indicados a Melhor Filme, do pior ao melhor [LISTA]