Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ouça o solo de guitarra extraordinário (e isolado) de Eric Clapton em clássico dos Beatles

"While My Guitar Gently Weeps" foi lançada no Álbum Branco em 1968

Redação Publicado em 30/03/2020, às 16h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eric Clapton em cena do trailer do documentário Life in 12 Bars (Foto: Reprodução / YouTube)
Eric Clapton em cena do trailer do documentário Life in 12 Bars (Foto: Reprodução / YouTube)

Nesta segunda, 30, Eric Clapton completa 75 anos de vida. Em cerca de 58 anos de carreira, o músico trabalhou em diversas canções icônicas, entre elas “While My Guitar Gently Weeps”, faixa do Álbum Branco(1968) - 10º trabalho dos Beatles. Apesar da composição ser de George Harrison, a guitarra da canção foi papel de Clapton - pedido do próprio guitarrista dos Beatles.

+++LEIA MAIS: Os 7 solos de guitarra mais incríveis de Eric Clapton

Em entrevista de 1987 à Guitar Player Magazine, Harrison foi questionado se machucou o ego dele quando pediu a Clapton para tocar a música. O guitarrista respondeu:  “Não, meu ego prefere que Eric faça isso. Trabalhei na faixa com John, Paul e Ringo um dia, e eles não estavam interessados ​​nela. Sabia dentro de mim que era uma música legal."

O Beatle continuou: "No dia seguinte, estava com Eric, entrei na sessão e disse: 'Vamos fazer essa música. Venha e brinque com isso '. Ele disse: ‘Oh, não. Não posso fazer isso. Ninguém toca nos discos dos Beatles'. Disse: 'Olha, é a minha música e quero que você toque nela'. Então Eric entrou”.

+++ LEIA MAIS: 6 polêmicas de ícones do rock que ninguém fala sobre: de Eric Clapton racista a Bowie fascista

Segundo Harrison, o trabalho de Clapton fez a música ficar incrível, mas foi necessário um pequeno ajuste: “Eric tocou isso, e pensei que era muito bom. Então ouvimos e ele disse: 'Ah, há um problema; não está Beatle o bastante.’ Então colocamos o ADT (automatic double-track) para incrementar um pouco”.

Segundo a Far Out Magazine, muitos consideram a faixa como um marco no desenvolvimento das proezas de composição de Harrison - momento no qual críticos elevaram o material do guitarrista ao dos outros Beatles. No entanto, a performance de Clapton foi essencial para o sucesso da canção. 

+++ LEIA MAIS: Há 51 anos, Eric Clapton reunia-se aos Beatles para gravar 

Confira o icônico e  isolado solo de guitarra de Eric Clapton em "While My Guitar Gently Weeps":


+++ TRAVIS SCOTT: O HYPE EM TORNO DELE REALMENTE FAZ SENTIDO?