Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Dia das Bruxas: 100 filmes para todos os gostos, do terror aos mais leves

De clássicos do terror a narrativas pouco assustadoras para assistir com a família, confira dezenas de títulos que você pode maratonar até o Halloween

Pamela Malva Publicado em 28/10/2022, às 17h00 - Atualizado em 29/10/2022, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cenas de "Halloween", "Garota Infernal", "O Estranho Mundo de Jack", "Midsommar" (Fotos: Divulgação)
Cenas de "Halloween", "Garota Infernal", "O Estranho Mundo de Jack", "Midsommar" (Fotos: Divulgação)

De todos os meses do ano, outubro provavelmente é o mais recheado de fantasmas, bruxas e criaturas de outro muito, justamente por culpa do Halloween. E também é nesse mês que os filmes de terror tomam conta das televisões em todo o mundo, com grandes títulos do cinema de horror.

Mas o Halloween não necessariamente é sinônimo de terror ou suspense. E, pensando nisso, reunimos 100 sucessos de diversos gêneros do cinema para todos os gostos maratonarem no Dia das Bruxas.  Preparados? Então apertem os cintos, porque temos uma viagem longa e cheia de sucessos pela frente.

+++LEIA MAIS: Leatherface, Jason e Freddy Krueger: Leilão anuncia acessórios de clássicos do terror por valores milionários

Recentes tão bons quanto os antigos

1. It: A Coisa (2017/2019)

Os dois filmes de It foram um sucesso de bilheteria e de crítica. O palhaço Pennywise assustou todo o público com o sorriso macabro e com os olhos direcionados para quem vê a tela do cinema. Depois de assistir ao filme, só conseguimos pensar em qual forma o vilão se transformaria para nos apavorar.

2. Corra! (2017)

Corra!é uma aula para quem gosta da mistura entre terror e suspense psicológico. O filme acompanha Chris (Daniel Kaluuya) em uma viagem para conhecer os pais da namorada. Apesar do tom de comédia-romântica, o longa mostra totalmente o contrário. Vigias, sustos, mutilação e sangue. Pode se preparar para terminar o filme e pensar nele por horas. Dirigido por Jordan Lee, Corra! foi indicado para quatro Oscars e ganhou na categoria Melhor Roteiro Original.

3. Nós (2019)

O mesmo diretor de Corra! também foi o responsável por Nós. O filme é cheio de sangue, expressões faciais perturbadoras e uma trilha sonora inquietante. O confronto entre a família e os ‘clones’ dela é perturbador. De tão aterrorizante, muitas teorias surgiram sobre o final - que inclusive é inquietante.

4. A Bruxa (2016)

Talvez um dos filmes mais perturbadores e inteligentes lançados nos últimos anos. A mistura do terror com o sobrenatural é desenvolvida com muito cuidado. Todo o filme é construído em volta da tensão. Cenas desconfortáveis e sufocantes são a marca de A Bruxa. Um essencial para quem gosta de terror.

5. A Morte Te Dá Parabéns (2017/2019)

A Morte Te Dá Parabéns 1 e 2 foge um pouco dos filmes de terror clássicos, mas não deixa de ser interessante do mesmo jeito. Com um tom mais cômico, o longa é perfeito para quem gosta de levar sustos e ficar tenso, mas também não gosta de enredos muito pesados.

6. Campo do Medo (2019)

Os fãs de Stephen King podem se animar. Campo do Medo é uma história do escritor com o filho Joe Hill. Outro motivo para ficar entusiasmado? O filme está na Netflix. A história inquietante gira em torno de pessoas presas em um campo sem-saída e com aspecto de labirinto. A desorientação e terror dos personagens transmitem uma tensão desconfortável para quem assiste. Ou seja, ótimo para colocar na lista de Halloween!

7. Um Lugar Silencioso (2018)

Terror e pós-apocalipse. A combinação dos dois é um acerto do diretor John Krasinski (o Jim Halpert de The Office). E, para melhorar, a maior parte do filme não tem nenhum som. A ambientação fica mais macabra e angustiante. O filme fez tanto sucesso que ganhará uma sequência prevista para 2020.

8. Halloween (2018)

Apesar de fazer parte da franquia clássica, não podemos deixar de falar de Halloween que foi lançado em 2018. Com referências aos filmes antigos, o longa resgata a história de Laurie Strode e Michael Myers depois de quatro décadas do confronto original - desconsiderando as sequências anteriores. Jamie Lee Curtis roubou a cena no filme e trouxe um ar nostálgico, mas também refrescante ao filme.

+++LEIA MAIS: Stephen King indica série, livro e filme para curtir no Halloween


Sucessos da HBO Max

9. A Freira (2018)

“Quando uma freira se mata, um padre e uma noviça investigam. Juntos, descobrem o segredo profano da ordem, a mesma freira demoníaca que apareceu pela primeira vez em Invocação do Mal 2.”

10. Maligno (2021)

“O diretor James Wan volta a suas raízes com o suspense assustador e original Maligno.”

11. Annabelle (2014)

“Baseado no terrível boneco de The Conjuring, John encontrou o presente perfeito para sua esposa, Mia - uma linda e rara boneca. Mas o prazer de Mia com Annabelle não durará muito.”

12. Hereditário (2018)

“A indicada ao Oscar Toni Collette é Annie Graham, uma artista que após a morte da mãe passa a ter visões perturbadoras e inexplicáveis.”

13. Você é o Próximo (2011)

“Homens mascarados invadem uma casa com a intenção de matar os moradores, mas uma das supostas vítimas é, na verdade, uma ameaça.”

14. A Casa de Cera (2005)

Carly, Paige, Wade, Nick e mais dois amigos decidem viajar de carro para o maior campeonato universitário de futebol americano a ser realizado no ano.”

+++LEIA MAIS: Os 10 melhores filmes de terror de época: O Farol, Os Outros e mais [LISTA]


Terror LGBTQ+

15. Fome de Viver (1983) 

John (David Bowie) é amante da linda vampira imortal Miriam (Catherine Deneuve) e, por isso, foi levado a acreditar que também viverá para sempre. Infelizmente, ele rapidamente se deteriora em uma horrível morte, e Miriam procura um novo companheiro. Ela logo se volta para Sarah (Susan Sarandon), adorável jovem cientista que cai rapidamente em seu feitiço. No entanto, Sarah não se aquece com o conceito de vampirismo facilmente, levando a um conflito com Miriam.”

16. Amaldiçoados (2004) 

“Em Los Angeles, os irmãos Ellie (Christina Ricci) e Jimmy (Jesse Eisenberg) se deparam com um acidente na Mulholland Drive. Ao tentarem ajudar uma mulher presa nos destroços, uma criatura feroz os ataca, devorando a mulher e arranhando os irmãos aterrorizados. Eles descobrem lentamente que a criatura era um lobisomem e que foram vítimas de uma maldição mortal. Agora machucados pela criatura, eles próprios se transformarão em lobisomens.”

17. The Rocky Horror Picture Show (1975)

"Neste clássico cult, os namorados Brad (Barry Bostwick) e Janet (Susan Sarandon) descobrem a misteriosa mansão do Dr. Frank-N-Furter (Tim Curry), um cientista travesti, por causa de pneu furado durante uma tempestade. Quando perdem a inocência, Brad e Janet encontram uma casa cheia de personagens selvagens, incluindo um motociclista de rock (Meat Loaf) e um mordomo assustador (Richard O'Brien). Por meio de danças elaboradas e canções de rock, Frank-N-Furter revela sua última criação: um homem musculoso chamado 'Rocky'."

18. Garota Infernal (2009)

"Quando um demônio toma posse da jovem popular do colégio, Jennifer (Megan Fox) vira os olhos famintos para homens que nunca tiveram uma chance com ela antes. Enquanto a malvada Jennifer satisfaz seu apetite por carne humana com a população masculina da escola, sua amiga nerd, Needy (Amanda Seyfried), descobre o que está acontecendo e promete acabar com a carnificina."

19. Rua do Medo: 1994 - Parte 1 (2021) 

“Depois de uma série de matanças brutais, uma adolescente e seus amigos enfrentam uma força do mal que assola sua famosa cidade há séculos.” O filme faz parte de uma trilogia — e está disponível no serviço de streaming da Netflix.

20. What Keeps You Alive (2018) 

"Jackie e Jules são um casal que comemora o primeiro aniversário em uma cabana isolada na floresta. A partir do momento em que elas chegam, algo muda na esposa normalmente amorosa de Jules, enquanto Jackie começa a revelar um lado negro até então desconhecido. Assim, surge uma revelação chocante que colocará Jules contra a mulher que ela ama em uma luta terrível para sobreviver."

+++LEIA MAIS: 7 clássicos do terror para assistir no Halloween [LISTA]


Filmes que tiveram sets assombrados

21. Poltergeist - O Fenômeno (1982) 

O elenco de um dos grandes clássicos do terror, Poltergeist - O Fenômeno, do diretor Steven Spielberg, sofreu com mortes repentinas e trágicas. A atriz Heather O'Rourke, que interpretou a garotinha Carol na trilogia, morreu com apenas 12 anos de parada cardíaca logo após finalizar as gravações do terceiro filme. E, durante as filmagens de Poltergeist II: O Outro Lado (1986), o ator Julian Beck também faleceu. 

Dominique Dunne, atriz que interpretou Dana, irmã de Carol e uma das filhas do casal no primeiro filme, também morreu cedo e de forma brutal: ela foi estrangulada pelo namorado, aos 22 anos.

22. O Bebê de Rosemary (1968)

O filme do diretor Roman Polanski, O Bebê de Rosemary, é associado à tragédia da família do cineasta. No ano seguinte ao lançamento do longa, Sharon Tate, sua esposa grávida foi assassinada por integrantes da seita de Charles Manson

Krzysztof Komeda, compositor da trilha original, sofreu um acidente no mesmo ano e faleceu. Já o produtor William Castle teve um problema grave de pedras nos rins e, enquanto estava internado no hospital, gritava repetidamente a fala do filme: "Rosemary, pelo amor de Deus, solte a faca."

23. O Exorcista (1973)

Provavelmente, o filme mais assustador do cinema, O Exorcista lidou com inúmeros acontecimentos inexplicáveis no set de filmagens e bastidores. Primeiro, as atrizes Linda Blair, que interpretou a menina possuída Regan, e Ellen Burstyn, sofreram lesões graves na coluna após gravarem cenas em que houve falhas mecânicas que as machucaram.

Depois, o ator Jack MacGrowan morreu de pneumonia uma semana após gravar a cena em que era arremessado de uma janela, e Paul Bateson, que fez figuração no filme, foi condenado à prisão pelo assassinato do jornalista Addison Verrill e de outras vítimas. E não para por aí: o funcionário que vigiava o set de madrugada foi morto a tiros durante o turno.

Outro acontecimento: Houve um incêndio - que dizem ter começado devido a um curto-circuito em uma torradeira - destruiu boa parte do cenário do filme, que precisou ser reconstruído. Somente o quarto da garota possuída ficou intacto. Ao todo, nove pessoas ligadas ao O Exorcista morreram. 

24. O Corvo (1994)

A recente tragédia nas gravações do filme Rust, em que o ator Alec Baldwin matou acidentalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins com uma arma cenográfica, já tinha acontecido de forma semelhante em O Corvo

Durante as filmagens, o ator Brandon Lee, filho de Bruce Lee, foi baleado - também acidentalmente - e acabou morrendo aos 28 anos. O revólver usado para atirar no ator deveria estar carregado de festim, como é o habitual, mas por descuido da produção havia uma única bala de verdade no cartucho, e atingiu o abdômen do ator quando disparado. 

25. O Exorcismo de Emily Rose (2005)

O Exorcismo de Emily Rose também apresenta acontecimentos macabros que envolvem a produção. A protagonista do filme, Jennifer Carpenter, disse que o rádio de seu quarto de hotel ficava ligando e desligando sozinho, e sempre tocava a música "Alive", do Pearl Jam, bem no momento em que Eddie Vedder canta: 'I'm still alive' [Eu ainda estou vivo]. E, para tornar a situação mais assustadora, todos os rádios dos quartos do hotel apresentavam o mesmo defeito e tocavam a mesma música. Sinistro. 

+++LEIA MAIS: 4 clássicos de terror para assistir na HBO Go durante o Halloween [LISTA]


Para quem não gosta de terror

26. A Noiva Cadáver (2005)

Dirigido por Tim Burton, A Noiva Cadáver é um stop-motion que estreou em 2005 e contra com as vozes de Helena Boham Carter e Johnny Depp. A produção acompanha Victor Van Dorst, um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot, mas, acidentalmente, casa-se com a Noiva Cadáver.

27. A Família Addams (1991)

Baseado na série de HQs homônimas criada pelo cartunista Charles Addams, o filme Família Addams estreou e 1991 para apresentar alguns dos personagens mais emblemáticos, macabros e divertidos do Halloween — e, tudo isso, abraçado por um humor peculiar.

28. O Estranho Mundo de Jack (1993)

A produção de Tim Burton também faz parte da lista obrigatória de filmes para o Halloween - e não apresenta ao espectador um terror intragável. Em uma mistura de Dia das Bruxas com Natal, a trama tem uma trilha sonora icônica para acompanhar Jack Skellington, rei da cidade de Halloween que se transforma após entrar em contato com o espírito natalino.

29. Beetlejuice - Os Fantasmas Se Divertem (1998)

Com os astros Winona Ryder e Michael Keaton no elenco, o filme de Tim Burton é uma mistura deliciosa de comédia e fantasia em live-action. A história acompanha Bárbara e Adam Maitland, que morrem em um acidente de carro e passam a assombrar a antiga casa.

30. Abracadabra (1993)

Abracadabra não poderia faltar na lista. Dirigido por Kenny Ortega (High School Musical), o filme acompanha uma família que acidentalmente ressuscita um trio inusitado de bruxas do século 17 - e apesar de parecer sombria, a produção tem um tom irresistível que mistura muita música e humor.

+++ LEIA MAIS: 13 séries de terror para sentir medo na Netflix: Ares, Dark, Residência Hill e mais [LISTA]


Os 5 melhores da franquia Halloween

31. Halloween (2018)

Dirigido por David Gordon Green, a nova versão de Halloween reformula a narrativa das sequências da franquia e traz novamente Jamie Lee Curtis como Laurie Strode. O filme consegue ser cativante para fãs antigos e novos espectadores com uma história simples, mas assustadora.

32. Halloween 4: O Retorno de Michael Myers (1988)

Halloween 4: O Retorno de Michael Myers também tentou retomar narrativas básicas, mas eficazes. Novos personagens são apresentados, o suspense ganha mais destaque do que as cenas gore, e o final consegue chocar o público.

33. Halloween II (1981)

Na primeira sequência, a história de Myers e Strode ganha uma reviravolta questionável, o tempo de tela de Curtis não é totalmente aproveitado, mas o filme tem sequências boas, assim como a trilha sonora, de acordo com o Screen Rant.

34. Halloween III - A Noite das Bruxas (1982)

Halloween III - A Noite das Bruxas é um experimento no qual Carpenter tentou focar na mitologia da data comemorativa - afinal, Myers estava morto. Apesar da falta do grande vilão, a sequência ganhou destaque ao longo dos anos.

35. Halloween (1978)

Nenhuma sequência supera o filme original, segundo o Screen Rant. A produção conta com muitos elementos icônicos, da presença de Curtis ao jogo de câmeras. O filme atingiu uma fórmula impressionante, a qual influenciou muitas produções do gênero cinematográfico.

+++LEIA MAIS: Halloween Ends conta com uma Laurie Strode diferente, diz Jamie Lee Curtis


Terror dos anos 1980

36. Acampamento Sinistro (1983)

"Angela Baker, uma jovem tímida e traumatizada, é enviada para o acampamento de verão com sua prima. Logo após sua chegada, qualquer pessoa com intenções sinistras recebe sua punição."

37. Noite Infernal (1981)

"Quatro vestibulandos são forçados a passar a noite em uma velha mansão deserta, onde são perseguidos pelo monstruoso sobrevivente de um massacre familiar que aconteceu anos antes."

38. Chopping Mall(1986)

"Um grupo de jovens funcionários permanece no shopping à noite para uma festa em uma das lojas. Quando o shopping fecha, antes que eles consigam sair, o sistema de segurança apresenta uma falha e inicia uma onda de assassinatos."

39. Terror nas Trevas (1981)

"Uma jovem herda um antigo hotel, após uma série de 'acidentes' sobrenaturais, ela descobre que o edifício foi construído sobre uma das entradas do Inferno."

+++LEIA MAIS: Grinch ganhará versão assassina e sanguinária em novo filme de terror


Sucessos do Amazon Prime Video

40. Midsommar - O Mal Não Espera a Noite (2019)

"Um casal viaja para a Escandinávia para visitar a cidade-natal rural de um festival de verão sueco. O que começa como um retiro idílico rapidamente se desenvolve em uma competição violenta e bizarra nas mãos de um culto pagão."

41. A Bruxa de Blair (1999)

"Três estudantes de cinema desaparecem após viajarem para uma floresta em Maryland (EUA) para filmar um documentário sobre a lenda local da Bruxa de Blair, deixando para trás apenas as cenas capturadas pela câmera."

42. A Casa do Terror (2019)

Um grupo de amigos decide  passar a noite em uma casa assombrada de diversões, mas descobrem que os funcionários da atração são assassinos sanguinários. A produção subverte vários clichês dos Slasher movies e tem vários momentos divertidos. 

43. Um Lobisomem Americano em Londres (1981)

Esse clássico dos efeitos práticos tem a fama de apresentar a melhor transformação em lobisomem da história do cinema. Na história, dois amigos são atacados por uma besta durante uma viagem a Londres. Enquanto um morre, o outro é amaldiçoado a virar uma fera e ser assombrado pelas almas daqueles que mata. 

44. Suspiria (2018)

Remake do clássico de 1977, Suspiria conta a história de uma jovem bailarina que vai para uma academia de dança Alemanha. A dança, na verdade, é apenas uma fachada para um culto sinistro que aprisiona todas as mulheres da escola.

+++LEIA MAIS: Além de Clube da Meia-Noite: 4 séries de terror para ver na Netflix


Sucessos do Disney+

45. Os Fantasmas de Buxley Hall (1980)

Os Fantasmas de Buxley Hall(1980) é o clássico filme com fantasmas, travessuras e reviravoltas. A história acompanha os residentes fantasmagóricos da centenária Buxley Hall - escola particular para garotos - e as confusões sobrenaturais aprontadas por eles. A instituição enfrenta problemas financeiros, e precisam aceitar meninas na academia, para desespero dos espíritos. A única esperança deles é Jeremy (Rad Daly), garoto tímido e herdeiro de considerável fortuna.

Mas a tia do menino tem planos malignos para roubar a herança e usar a quantia para demolir a escola. Quando descobrem as intenções, os fantasmas e o garoto são obrigados a trabalharem juntos e salvar Buxley Hall. O filme é perfeito para quem pretende entrar no clima de Halloween com gargalhadas.

46. Mansão Mal-Assombrada (2003)

Inspirado na atração do parque temático Walt Disney World, na Flórida, EUA, Mansão Mal-Assombrada(2003) arrecadou US$ 182,3 milhões de bilheteria global. O filme acompanha o pai e corretor de imóveis de sucesso Jim Evers (Eddie Murphy) quando é convocado para vender a Mansão Gracey.

Jim e família ficam trancados misteriosa residência, e precisam enfrentar 999 fantasmas horripilantes. A família Evans, com ajuda de Madame Leota (Jennifer Tilly) e seus poderes sobrenaturais, embarcam na difícil tarefa de quebrar a maldição da mansão antes da 13ª badalada do relógio. Além de ser um ótimo filme de Halloween, outro motivo para assistir Mansão Mal-Assombrada com toda família é competir quem encontra primeiro os cinco designs do Mickey Mouse escondidos na obra.

47. Just Beyond (2021)

Programada para estrear em 13 de outubro no Disney+, Just Beyond (2021) é uma série de oito episódios com histórias inesperadas e instigantes sobre uma realidade sobrenatural.

A antologia de terror e comédia foi baseada na graphic novel homônima de R.L. Stine. Cada episódio apresenta aos espectadores novos personagens em uma jornada de autodescoberta no mundo de bruxas, alienígenas, fantasmas e universos paralelos. Os oito episódios entraram de uma só vez, e não semanalmente, como ocorre com algumas séries originais do Disney+. Mckenna Grace (Capitã Marvel) e Lexi Underwood (Pequenos Incêndios por Toda Parte) protagonizam a série.

Além das atrizes, o elenco conta com Jack Gore (Rim of the World), Gabriel Bateman (American Gothic), Christine Ko (Dave), Malcolm Barrett (Timeless: Guardiões da História), Riki Lindhome (Another Period), Sally Pressman (Army Wives), Izabela Vidovic (Extraordinário), Henry Thomas (A Maldição da Residência Hill) e Tim Heidecker (Missão Madrinha de Casamento). A série é perfeita para aqueles cansados de assistir os mesmos clássicos de Halloween e prontos para uma nova produção.

48. Frankenweenie (2012)

Para quem pensa em O Estranho Mundo de Jack (1993) como filme de Natal, e não Halloween, Frankenweenie (2012) é a obra perfeita. Outra animação stop-motion de Tim Burton, segue o jovem Victor Frankenstein, cujo melhor amigo é o cachorro Sparky.

Quando o amado companheiro morre de forma inesperada, Victor, arrasado, decide trazê-lo de volta à vida. A situação sai do controle quando os colegas de classe do jovem e toda a cidade descobrem a criação secreta e ressuscitam os próprios animais de estimação.

No entanto, os personagens não demoram para conhecer os resultados monstruosos do experimento. O filme foi grande sucesso comercial e de crítica para a Disney. É, também, o primeiro longa em preto e branco e o primeiro stop-motion lançado em IMAX 3D.

49. Halloweentown (1998)

O clássico da DisneyHalloweentown (1998) é a escolha perfeita para entrar no espírito do Halloween. A aventura cômica acompanha Marnie Piper (Kimberly J. Brown) e seus dois irmãos mais novos (Joey Zimmerman e Emily Roeske), quando visitam a avó (Debbie Reynolds) em Halloweentown.

No entanto, no 13º aniversário, Marie descobre um segredo impactante: ela, assim como a avó e a mãe, é bruxa! Quando uma força maligna pretende dominar Halloweentown, a garota é obrigada a ajudar a família a salvar a cidade. Com narrativa repleta de bruxas, duendes e vampiros, o filme fez um sucesso absoluto, e a Disney criou três sequências, lançadas em 2001, 2004 e 2006.

+++LEIA MAIS: Vale dos Esquecidos: Atriz revela detalhes da primeira série de terror nacional da HBO Max [ENTREVISTA]


Sucessos de 2020

50. O que ficou para trás 

"Um casal de refugiados faz uma fuga angustiante do Sudão do Sul, devastado pela guerra, lutando para se ajustar à sua nova vida em uma cidade inglesa. O que eles não contavam é que essa cidade possui um terrível mal escondido sob a superfície, esperando apenas o momento certo para ascender."

51. The Lodge

"Prestes a se tornar oficialmente madrasta, Grace (Riley Keough) acaba ficando perdida ao realizar uma viagem de férias com os dois filhos de seu noivo. Tentando aproveitar a situação para realizar uma maior aproximação, ela percebe que terá problemas quando uma criatura sobrenatural deslancha diversos eventos atípicos e bizarros que começam a tomar conta do local."

52. She Dies Tomorrow

"Após acordar convencida de que vai morrer amanhã, a cuidadosamente reparada vida de Amy começa a se desfazer. À medida que seus delírios de morte se tornam contagiosos para os que a rodeiam, a vida de Amy e de suas amigas sai de controle, em uma tentadora queda na loucura."

53. Ameaça Profunda (Underwater)

"Um grupo de pesquisadores se encontra num laboratório subaquático a onze mil metros de profundidade, quando um terremoto causa a destruição do veículo e expõe a equipe ao risco de morte. Eles são obrigados a caminhar nas profundezas marítimas, com quantidade insuficiente de oxigênio, para tentarem sobreviver. No entanto, conforme se deslocam pelo fundo do mar, descobrem a presença de uma criatura mortal de origem desconhecida."

54. Alone

"Após uma pandemia, um homem sozinho em casa e racionando comida começa a tentar resgatar uma vizinha depois de uma enxame de mortos-vivos invadir seu complexo de apartamentos."

55. O Homem Invisível

"Depois de encenar o próprio suicídio, um cientista louco usa seu poder para se tornar invisível para perseguir e aterrorizar sua ex-namorada. Quando a polícia se recusa a acreditar em sua história, ela decide resolver o problema por conta própria e revidar."

+++LEIA MAIS: O Gabinete de Curiosidades: Quais são os episódios da série de terror de Guillermo del Toro?


Sucessos da Netflix

56. Hush: A Morte Que Houve (2016)

"A escritora Maddie prefere a solidão e é surda. Quando um homem mascarado surge em sua janela, serão desvantagens a superar em tempo recorde. Ou não?"

57. Cam (2018)

"Uma cam girl com a popularidade em alta tem sua conta roubada por uma sósia e precisa identificar a farsante para reaver sua identidade."

58. Jogo Perigoso (2017)

"Quando as brincadeiras sexuais do marido dão errado, Jessie, algemada a uma cama numa casa distante, encara visões alucinantes, segredos sombrios e uma escolha terrível."

59. A Bela Criatura Que Mora Nesta Casa Sou Eu (2016)

"Uma enfermeira é contratada para cuidar de uma escritora de livros de terror em sua casa, onde cada canto guarda um segredo."

60. Under The Shadow (2016)

"Shided cuida sozinha da filha em Teerã enquanto o marido luta na guerra entre Irã e Iraque. Mas o que fazer quando sua casa é invadida por espíritos malignos?"

+++LEIA MAIS: Não, Não Olhe!: filme arrecada R$ 3 milhões em bilheterias nacionais na semana de estreia


Filmes subestimados

61. The Neon Demon

O terror psicológico acompanha a vida de uma jovem modelo aspirante que começa a causar inveja e fascinação nas pessoas da indústria da moda. The Neon Demon é um filme de experiências incômodas e com um visual brilhante. Ame-o ou deixe-o, pode gerar recepções mistas, mas é, de longe, uma produção ousada.

62. Corrente do Mal

Corrente do Mal revela a história de uma jovem que é perseguida por uma entidade que é transmitida depois de relações sexuais. O mais arrepiante do longa é perceber como os personagens não têm para onde irem sem serem seguidos por figuras assombrantes. Para quem curte as trilhas sonoras dos longas, a de Corrente do Malé um brilho à parte.

63. Os Estranhos

Dirigido por Bryan Bertino, Os Estranhos segue a ida de um casal para uma casa de férias que é interrompida com a invasão de três estranhos. Sem spoilers, o final é bem aterrorizante e a atmosfera tensa chega ao ápice.

64. Ready or Not - O Ritual

Também conhecimento como Casamento Sangrento, o longa revela como uma família rica tem uma tradição bizarra quando um novo parente entra para o círculo familiar. Repleto de reviravoltas, o encerramento do filme que mistura terror e comédia é umas das grandes surpresas da produção.

65. You're Next

O filme segue uma reunião de uma família distante que é atacada por um grupo de agressores mascarados. Um dos longas de terror mais divertidos dos últimos anos, You're Next mostra muitas cenas de gore.

66. O Segredo da Cabana

Em O Segredo da Cabana, cinco amigos decidem passar o final de semana isolados. Apesar de esperarem uma viagem tranquila, eles recebem totalmente o oposto. A inquietante originalidade do filme é um dos pontos altos. Pronta para brincar com os arquétipos do terror, a produção também revela como o por trás da história é bem perverso.

67. Better Watch Out

A invasão domiciliar volta em Better Watch Out, mas de um jeito muito mais atrevido e delicioso - e na época do Natal!. Quando a babá Ashley vai à véspera do feriado cuidar de uma criança, ela se depara com momentos angustiantes e inimagináveis.

+++LEIA MAIS: Naomi Watts vive mãe assustadora em remake de 'Goodnight Mommy' [VÍDEO]


Tramas bizarras

68. Sinfonia da Necrópole (2014)

"Um aprendiz de coveiro fica empolgado com a chegada de uma nova funcionária. Mas estranhos eventos o fazem repensar sua relação com os mortos." A produção brasileira mostra um aprendiz de coveiro responsável por realocar ossos no cemitério. Até os mortos se revoltarem. E claro: é um musical!

69. Vampiros vs. The Bronx (2020)

"Com esses vizinhos novos, é melhor afiar as estacas, preparar o alho e pegar a água benta." Algumas crianças percebem que várias pessoas - incluindo perigosos membros de gangues - estão sumindo do Bronx, bairro de Nova York. A polícia não liga - mas eles, sim.

70. A Babá (2017)

"Cole já sabia que a babá dele era linda e sexy, mas descobre também que ela faz parte de um culto satânico e que a turma da seita quer muito manter o segredo." Quase um coming of age com direção divertida - se coming of ages tivessem assassinatos e perseguições demoníacas, claro. Existe uma sequência, mas o original é mais divertido.

71. O Halloween do Hubie (2020)

"Hubie não é muito popular em Salém, mas quando o Halloween começa a ficar assustador de verdade, esse cara bonzinho e medroso faz de tudo para salvar a cidade." É um filme de terror com  Adam Sandler. Precisa de mais alguma coisa para ser "diferentão"?

72. Stree (2018)

"Em uma cidadezinha onde homens temem ser levados pelo fantasma de uma mulher, um jovem alfaiate duvida que ela existe. Até se apaixonar por ela." No clima bollywoodiano, Stree é um mix de terror com comédia. É "baseado em uma ridícula história real," como diz sua sinopse.

73. As Vozes (2014)

"Jerry se sente atraído por Fiona, mas acaba a matando por acidente. Por sorte, seu cão e gato falantes estão lá para ajudar." Ryan Reynoldsé um serial killer. Você só precisa saber disso para entender que vale a pena assistir.

+++LEIA MAIS: Jogos Mortais: Franquia de terror tem seu décimo filme confirmado


Para ver com a família

74. Goosebumps: Monstros e Arrepios (2015)

Um adolescente liberta acidentalmente os monstros dos livros de um famoso autor e agora precisa capturar as criaturas e as enviar de volta ao mundo da imaginação antes que seja tarde demais. Como um motivo extra para assistir ao filme, esta adaptação de 2015 é estrelada por Jack Black (Viagens de Gulliver) e Dylan Minnette (13 Reasons Why).

75. Scooby-Doo Na Ilha Zombie (1998)

A gangue Scooby se une para outro mistério, mas, dessa vez, descobrem estar em mais perigo que o normal,  quando percebem que os culpados são mais que apenas um estranho em uma fantasia assustadora. Eles são zumbis.

76. Os Caça-Fantasmas (1984)

Em Os Caça-Fantasmas, uma equipe de cientistas, Dr. Egon, Dr. Ray e Dr. Peter, perde o emprego em uma universidade de Nova York, e decidem, então, se tornar caçadores de fantasmas. Estrelado por Harold Ramis, Dan Akroyd, Bill Murray e Rick Moranis, esta comédia de terror marcante gerou sequências, desenhos animados, spin-off e até um reboot.

+++LEIA MAIS: O Menu: Terror com Anya Taylor-Joy e Ralph Fiennes ganha novo trailer [VÍDEO]


Para morrer de ansiedade

77. A Queda (2022)

Tudo começa quando Becky (Grace Caroline Currey) perde seu marido, Dan (Mason Gooding), depois que ele cai de uma montanha durante uma escalada. Após superar uma espiral de luto e tristeza, a jovem decide aceitar o convite de sua amiga Hunter (Virginia Gardner) e embarca em uma nova aventura para vencer seus medos.

Com 60 mil seguidores nas redes sociais, Hunter deseja escalar uma torre de rádio abandonada para gravar cenas do alto com um drone. O problema é que, após subirem os 2 mil pés (mais de 600 metros) de extensão da torre, as duas jovens acabam presas na estrutura, que fica em um deserto remoto, sem sinal de telefone ou suprimentos.

78. 127 horas (2010)

Começamos com um clássico. Um dos mais conhecidos do gênero de sobrevivência, 127 horas causa arrepios na espinha e, de diversas formas, define a sensação de agonia. Não é nada confortável, afinal, acompanhar a história real dos aterrorizantes dias em que o aventureiro Aron Ralston (James Franco) ficou preso em um canion inabitado. 

79. Águas Rasas (2016)

A estudante de medicina Nancy Adams (Blake Lively) vive verdadeiras cenas de terror ao ser abocanhada por um tubarão enquanto surfava em uma praia isolada no México. Dirigido por Jaume Collet-Serra, o longa acompanha a jovem em uma tentativa frenética de sobrevivência.

80. Evereste (2015)

Com Jason Clarke, Sam Worthington, Keira Knightley e Jake Gyllenhaal, o longa é baseado em um desastre real ocorrido em 1996. Escrita por William Nicholson e Simon Beaufoy, a trama acompanha duas expedições, a Adventure Consultants e a Mountain Madness, na tentativa de escalar o temido Monte Evereste. A aventura, contudo, acaba saindo do controle.

81. Pânico na Neve (2010)

Ainda na temática de personagens isolados e cercados por forças da natureza que não conseguem controlar, Pânico na Neve narra a história de três amigos que acabam presos em um teleférico. Sem qualquer expectativa de serem socorridos por funcionários da montanha onde estavam esquiando, os jovens são obrigados a encontrar formas de sobreviver sozinhos.

82. Na Selva (2017)

Estrelada por Daniel Radcliffe, a trama baseia-se na verdadeira e aterrorizante aventura que o israelense Ghinsberg protagonizou em meados de 1981. Buscando novas experiências, ele viaja até a Floresta Amazônica e, após perder-se dos aventureiros que o acompanhavam, se vê perdido e sozinho na mata densa, cercado por animais selvagens e alucinações bizarras.

83. Jogo Perigoso (2017)

Dirigido por Mike Flanagan, o suspense acompanha as tentativas de sobrevivência de Jessie (Carla Gugino) em uma casa isolada no Alabama. Algemada em uma cama, a mulher assistiu a morte de seu marido, vítima de um ataque cardíaco após tentar estuprá-la, e, uma vez sozinha, ela tenta encontrar formas de fugir da situação — que fica cada vez mais perigosa.

84. O Homem nas Trevas (2016)

Dirigido por Fede Alvarez, é o tipo de filme que te faz prender a respiração junto dos personagens. O Homem nas Trevas acompanha três jovens delinquentes de Detroit que decidem invadir a casa de um veterano do exército. Em uma sequência instigante, todavia, os invasores descobrem que o morador é cego, mas está longe de ser indefeso como esperavam.

85. Gravidade (2013)

Protagonizado por ninguém mais, ninguém menos que Sandra Bullock, o longa acompanha a agonizante viagem da Dra. Ryan Stone pelo espaço depois que ela perde totalmente o controle de seus equipamentos. Sozinha na assustadora vastidão do universo, ela tem pouco tempo para encontrar uma forma de sobreviver, uma vez que seu oxigênio parece estar acabando.

+++LEIA MAIS: Por que você NÃO deve se fantasiar de Jeffrey Dahmer no Halloween?


Com telefones assustadores

86. Pânico (1996 - 2022)

Na clássica franquia de 1996, o vilão principal é, claro, o serial killer fanático por filmes de terror que usa uma aterrorizante máscara branca. Mas o que seria da narrativa do longa se o assassino não ligasse para suas vítimas antes? Dessa forma, quem assiste o filme consegue até sentir um arrepio quando vê e escuta o próximo telefone tocando na telona.

87. Telefone Preto (2022)

Uma adaptação do conto de 2004 escrito por Joe Hill, o novo longa da Universal narra o sequestro do pequeno Finney Shaw (Mason Thames). Preso e mantido em cativeiro por um homem que utiliza uma máscara assustadora, o menino começa a se comunicar, através de um telefone preto, com as outras vítimas de seu sequestrador.

88. Por Um Fio (2002)

Interpretado por Colin Farrell, o publicitário Stu Shepard escuta um telefone público tocar enquanto caminhava pelas ruas de Nova York. O homem atenede o aparelho e, então, vê-se encurralado em uma cabine telefônica, já que, do outro lado da linha, um serial killer afirma estar armado com um fuzil e promete atirar no protagonista caso ele saia da cabine.

89. O Chamado (2002)

Outro clássico do cinema de terror, O Chamado tem dois vilões inanimados: uma fita de vídeo e o telefone — que, ao ser atendido, projeta uma voz fantasmagórica que anuncia a morte do interlocutor em “sete dias”. Protagonizado por Naomi Watts, é um dos primeiros longas dos quais as pessoas se lembram quando o assunto é uma ligação macabra.

90. A Ligação (2020)

Neste filme sul-coreano, as jovens Kim Seo-yeon e Oh Young-sook conversam por telefone em dois anos diferentes: uma em 2019, e a outra em 1999, respectivamente. Descobrindo morar na mesma casa, mas em anos distintos, as jovens começam a brincar com o passado e o presente, compartilhando informações que mudam suas vidas constantemente — até que uma delas se torna uma serial killer.

+++LEIA MAIS: 7 fantasias menos óbvias inspiradas na música para o Halloween


Com temática bizarra

91. Massacre (1987)

"Courtney, a irmã mais nova de Valerie e suas amigas vão ao apartamento da protagonista para um fim de semana, mas Courtney não consegue se livrar da sensação de que um assassino sobrenatural vem matar todas elas."

92. Uma Noite Alucinante 2 (1987)

"Presos em uma cabana remota no meio da floresta, visitantes lutam contra fantasmas, demônios e espíritos malignos que mudam de forma a todo instante. As armas dos vivos são uma motosserra, uma espingarda e antigos feitiços egípcios."

93. Suspiria (1977)

"Susie Bannion, uma jovem bailarina americana, vai para a prestigiada Markos Tanz Company, em Berlim. No mesmo dia de sua chegada, a também dançarina Patricia desaparece misteriosamente. Tendo um progresso extraordinário e se destacando logo em seu teste, com a orientação de Madame Blanc, Susie acaba fazendo amizade com outra dançarina, Sara, que compartilha com ela todas as suas suspeitas obscuras e ameaçadoras do conceituado local."

94. Christine, o Carro Assassino (1983)

"Arnie Cunningham compra um Plymouth Fury 1958, que ele chama de Christine. Ele então desenvolve uma obsessão doentia pelo carro, para o desespero de seu amigo atleta, DennisGuilder. Depois do valentão Buddy Repperton desfigurar Christine, o carro se restaura perfeitamente e começa a matar Buddy e seus amigos. Determinado a acabar com as mortes, Dennis e a namorada de Arnie, Leigh Cabot, decidem destruir Christine."

95. A Bolha Assassina (1988)

"Em uma cidade da Califórnia, estudantes descobrem uma estranha substância gelatinosa que derrete a carne humana. A substância começa a crescer descontroladamente atacando alguns moradores, até que uma equipe do exército é enviada para detê-la."

+++LEIA MAIS: 10 Fantasias clássicas de cantores para o Halloween


Grandes sucessos de 2022

96. Sorria

"Após um paciente sofrer um trauma, um médico começa a se distrair em seus próprios pensamentos."

97. X – A Marca da Morte

"Um grupo de atores se propõe a fazer um filme adulto na zona rural do Texas, sob o nariz de seus anfitriões reclusos. Quando os donos do local pegam seus jovens convidados no ato, o elenco se vê em uma luta desesperada por suas vidas."

98. Órfã 2: A Origem

"Esther consegue escapar de um centro psiquiátrico onde está confinada e viaja para os Estados Unidos se passando por filha desaparecida de uma família rica. No entanto, uma mãe superprotetora fará de tudo por sua família, não importando os meios."

99. Noites Brutais (Barbarian)

"Na cidade para uma entrevista de emprego, uma jovem chega ao seu aluguel no Airbnb tarde da noite apenas para descobrir que a casa foi reservada por engano e um homem estranho já está hospedado lá. Contra seu melhor julgamento, ela decide passar a noite de qualquer maneira, mas logo descobre que há muito mais a temer na casa do que o outro hóspede."

100. Morte Morte Morte

"A pessoa mentiu bem e ganhou o jogo? Sua confiança nela nunca mais será a mesma. Se você for o primeiro a morrer muitas vezes, talvez seus amigos não gostem tanto assim de você... Morte, Morte, Morte é um filme que leva esse jogo a um outro nível."

+++LEIA MAIS: Os Simpson ganha especial de Halloween com Death Note