Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 curiosidades sobre Star Wars: O Império Contra-Ataca [LISTA]

Há exatos 41 anos, o quinto episódio da franquia chegava aos cinemas

Julia Harumi Morita Publicado em 21/05/2021, às 14h01 - Atualizado às 14h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mark Hamill como Luke Skywalker em O Império Contra-Ataca (foto: reprodução/ Lucasfilm)
Mark Hamill como Luke Skywalker em O Império Contra-Ataca (foto: reprodução/ Lucasfilm)

No dia 21 de maio de 1980, Star Wars: O Império Contra-Ataca chegou aos cinemas e deu continuidade à trajetória de Princesa Leia, Luke Skywalker, Han Solo e outros personagens icônicos apresentados no primeiro lançamento da franquia da Lucasfilm.

Posteriormente batizado de Episódio V, o longa-metragem mostra o treinamento de Luke com Yoda, a tentativa de levar o aprendiz para o lado sombrio da força e a lendária descoberta de que Darth Vader é o pai do Jedi.

+++ LEIA MAIS: Vazamento de Star Wars: Ascensão Skywalker revela porque Leia nunca se tornou uma Jedi

Para comemorar o aniversário de 41 anos de Star Wars: O Império Contra-Ataca, a Rolling Stone Brasil listou cinco curiosidades sobre os bastidores da produção. Confira:

Por que George Lucas não dirigiu o filme?

George Lucas dirigiu e escreveu o primeiro filme de Star Wars, mas deixou a direção dos dois próximos filmes nas mãos de Irvin Kershner e Richard Marquand, respectivamente. Nos anos 1980, Lucas contou para a Rolling Stone EUA o motivo de não ter dirigido O Império Contra-Ataca.

+++LEIA MAIS: E a Keira Knightly, que jurava que tinha sido a Padmé, nas prequels de Star Wars?

"[Dirigir] é como enfrentar todo dia uma luta peso-pesado de 15 rounds, com um novo adversário a cada dia [...] quando visitei o set na Noruega e vi todos os problemas que Kershner estava enfrentando, uau, você consegue se imaginar no Círculo Ártico com uma temperatura de 45 graus negativos? É difícil de andar, imagina dirigir atores, mover equipamento. Foi fácil desistir da direção."


Incêndio no set

De acordo com o Screen Rant, parte de O Império Contra-Ataca foi filmado no mesmo estúdio de O Iluminado (1980), o qual foi atingido por um incêndio e causou um prejuízo que levou o orçamento do filme de US$18.5 milhões para US$22 milhões.

+++LEIA MAIS: 7 games incríveis de Star Wars que deveriam ser adaptados para o cinema o quanto antes


O futuro de Han Solo

No final do longa, Han Solo é congelado em carbonita, uma escolha feita pela produção por causa de questões profissionais, segundo o Screen Rant. Harrison Ford tinha assinado um contrato para apenas uma sequência e lidava com o sucesso de Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981).

A equipe não tinha certeza se Ford concordaria em voltar para mais um filme, então, precisou pensar em um arco flexível, o qual permitisse o retorno ou a despedida do personagem.

+++LEIA MAIS: Karl Urban, de The Boys, está em Star Wars - e você provavelmente não percebeu


O Segredo de Darth Vader

De acordo com o Screen Rant, a grande reviravolta de Darth Vader foi mantida em segredo pela equipe de produção para evitar vazamentos. Somente Lucas, Kershner e Mark Hamill sabiam da informação.

Até mesmo David Prowse, intérprete do vilão, não foi informado e, ao gravar a cena, falou: "Não, Obi-Wan matou seu pai". Os atores e integrantes da produção descobriram o verdadeiro plot twist no dia da estreia do filme.

+++LEIA MAIS: O melhor e o pior de Taika Waititi, novo diretor de Star Wars


De volta ao topo

Em 2020, O Império Contra-Atacacompletou 40 anos de lançamento e voltou ao topo das bilheterias dos Estados Unidos por causa de diversas exibições em cinemas drive-in, segundo informações do Omelete.


+++ SUPLA: 'NA ARTE A GENTE TEM QUE SER ESPONT NEO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL