Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

5 papéis inesquecíveis de Gary Oldman: de Sirius Black a Winston Churchill

O ator completa 63 anos neste domingo, 21

Marina Sakai | @marinasakai_ (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 21/03/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gary Oldman (Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images)
Gary Oldman (Foto: Matt Winkelmeyer/Getty Images)

Conhecido por interpretar figuras importantes e se doar completamente aos papéis, Gary Oldman conseguiu o primeiro papel no cinema em 1993 com o filme Meantime. Neste ano, foi indicado ao Oscar de Melhor Ator pela performance em Mank (2020), seria a segunda estatueta do artista.

Oldman comemorou 63 anos neste domingo, 21 de março. Relembre algumas das atuações mais marcantes da carreira do ator:

+++LEIA MAIS: 6 motivos para ver Mank, da Netflix, filme com maior número de indicações ao Globo de Ouro 2021


Winston Churchill - O Destino de Uma Nação (2017)

A responsabilidade de interpretar uma das maiores figuras políticas do Século XX é grande, mas Gary Oldman é o ator para tomá-la. Em O Destino de Uma Nação, interpreta o Primeiro Ministro do Reino Unido, Winston Churchill, quem, em 1940, lidava com Hitler no começo da Segunda Guerra Mundial.

O ator teve uma transformação completa para o papel e ficou irreconhecível. A atuação também rendeu o primeiro e único Oscar de Oldman por Melhor Atorem 2018.

+++LEIA MAIS: App sobre David Bowie terá narração de Gary Oldman


Sirius Black - Harry Potter (2004)

Sirius Black, um dos padrinhos mais queridos do cinema, começou como um vilão. Passou um filme inteiro como procurado, mas ganhou a confiança de Harry Potter ao comprovar a amizade com o pai do menino. Isso mostra a versatilidade de Oldman em interpretar antagonistas e personagens amáveis, às vezes os dois em um homem só. 

O personagem morreu no quinto filme, mas a atuação impecável de Oldman o manteve relevante até o fim da saga e deixou saudade.

+++LEIA MAIS: Chefe da WarnerMedia quer expandir universo de Harry Potter no HBO Max


Herman J. Mankiewicz - Mank (2020)

Em Mank,Oldman também interpreta uma figura real: Herman J. Mankiewicz foi um dos roteiristas de Cidadão Kane (1942), marco na história do cinema. O personagem é um homem de meia-idade quem teve seu auge nas grandes produtoras e se tornou viciado em álcool e perdido em sua profissão. 

Dirigido por David Fincher, o longa em preto e branco é uma ode à Hollywood dos anos 1930 e a atuação de Oldman não deixa a desejar.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


Sid Vicious - Sid e Nancy (1986)

Sid Vicious (Oldman) é um jovem sem perspectiva, viciado em drogas e álcool, e também baixista da banda punk Sex Pistols. O longa acompanha a relação conturbada de Sid e a namorada, Nancy Spungen (Chloe Webb).

Oldman e Webb aproveitaram os personagens complexos e complicados para mergulhar em suas personalidades e entregar algumas das melhores performances das carreiras.

+++LEIA MAIS: Biografia do Sex Pistols ganha primeiras imagens; veja


Jim Gordon - Trilogia O Cavaleiro das Trevas (2005)

Na trilogia de Christopher Nolan, Oldman interpreta Jim Gordon, comissário de polícia de Gotham City. O aliado de Batman talvez seja um dos mais confiáveis e honestos da carreira do ator. 

Gordon e o herói têm uma relação de respeito mútuo — afinal, conheceu Bruce logo após o assassinato dos pais do menino. Décadas mais tarde, os dois construíram uma amizade apesar das dúvidas de Gordon sobre o método de vigilante do Batman.


+++ LAGUM: 'BUSCAMOS SER GENUÍNOS' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL