Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Grammy 2021: 6 músicas para conhecer Doja Cat, indicada na categoria Artista Revelação

Na 63ª edição da premiação, a artista também concorre em Gravação do Ano e Melhor Performance Pop Solo

Julia Harumi Morita | @the_harumi Publicado em 20/02/2021, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do disco Hot Pink, de Doja Cat (Foto: Reprodução /Twitter)
Capa do disco Hot Pink, de Doja Cat (Foto: Reprodução /Twitter)

Doja Cat é a artista da vez. Não é preciso nem conhecer o nome da cantora norte-americana para escutar uma das músicas dela, afinal, elas estão nas trends e nos desafios mais populares do TikTok, nas principais premiações de música e até mesmo na trilha sonora de Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa

Aos 25 anos, Doja se consolida entre os grandes nomes da indústria da música e concorre nas categorias de Artista Revelação, Gravação do Ano e Melhor Performance Pop Solo no Grammy Awards 2021.

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: Conheça D Smoke, vencedor de reality da Netflix e rapper revelação

Contudo, na mesma velocidade em que Doja viralizou nas redes sociais, ela se envolveu em polêmicas e "festas de cancelamento". A artista já foi alvo de críticas pelos mais diversos motivos: canções controversas, acusações de racismo e projetos com o produtor Dr.Luke - que protagonizou uma longa batalha judicial com a cantora Kesha

Apesar das polêmicas, Doja se mantém no topo das paradas musicais. Depois de 15 meses do lançamento do disco Hot Pink(2019), que conta com o hit "Say So", a cantora continua no prestigiado ranking. 

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 curiosidades sobre Folklore, disco indicado de Taylor Swift [LISTA]

Após analisar a trajetória de Phoebe Bridgers, Noah Cyrus e outros concorrentes do Grammy 2021, a Rolling Stone Brasil separou seis músicas para conhecer a carreira de Doja Cat. Confira:

"So High"

"So High" é a primeira canção de Doja Cat com um clipe disponível no canal oficial da cantora no Youtube. Oscilando entre vocais suaves e rimas com texturas, Doja canta: "Você me deixa tão chapada, você me deixa tão chapada /Eu sei que você não é uma droga, mas você me deixa tão chapada."

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: Conheça Jack Harlow, hit do TikTok em ascensão no hip hop [ENTREVISTA]

Lançada há seis anos, a música se tornou alvo de críticas nas redes sociais por causa da frase "agora nós dois parecemos asiáticos", que faz referência ao efeito da maconha nos olhos. Além disso, Doja foi acusada de sexualizar e se apropriar da cultura indiana ao aparecer no clipe com a pele azul, característica marcante de deuses hindus. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

"Tia Tamera"

"Tia Tamera" é a 15ª faixa da versão deluxe do disco de estreia de Doja, Amala (2018). Inspirada na estética, nas gírias, nos símbolos dos anos 1990, a canção foi lançada em parceria com a rapper Rico Nasty e acumulou mais de 60 milhões de visualizações no Youtube. 

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 músicas para entender a trajetória de Haim, banda indicada a Melhor Álbum


"Moo"

Meses após lançar Amala, Doja divulgou "Mooo!", que se tornou o primeiro dos muitos hits da cantora a viralizar nas redes sociais. Feita intencionalmente para viralizar, a canção chamou a atenção de Katy Perry e Chance the Rapper

Diferente de "So High" e "Tia Tamera", os versos da cantora são acompanhados por um instrumental lo-fi. Cheia de humor, Doja canta: "V*dia, eu sou uma vaca /V*dia, eu sou uma vaca /Eu não sou uma gata /Eu não digo miau".

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 músicas para conhecer e amar Phoebe Bridgers


"Say So" 

"Moo" abriu as portas do mainstream para Doja, mas "Say So" consagrou a artista entre os maiores nomes da indústria. O single viralizou no TikTok, embalou coreografias, conquistou as rádios e ganhou um remix com Nicki Minaj, o qual alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100. 

"Say So" mostrou que Doja não tem receio de explorar novos ritmos a cada hit. Com um pop nostálgico, a cantora evoca o glamour dos anos 1970 e canta: "Do dia até a noite até a manhã, fique comigo no momento /Eu deixaria se eu soubesse, por quê não diz então?"

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: 4 músicas para conhecer a carreira de Noah Cyrus, irmã de Miley [LISTA]


"Boss Bitch"

Depois do lançamento de Hot Pink(2019), Doja se juntou a Megan Thee Stallion, Normani e Halsey para compor a trilha sonora de Aves de Rapina (2020). Como o hit anterior, "Boss Bitch" não foi só um sucesso no TikTok, mas entrou para a lista das 100 melhores músicas de 2020 e para o ranking das 25 melhores tendências musicais do TikTokda Billboard.

Longe dos vocais e dos instrumentais suaves de "So Say", "Boss Bitch" traz beats pulsantes em um eletropop vibrante. "Eu sou uma v*dia, eu sou uma chefona /Eu sou uma v*dia, uma chefona e brilho como gloss," dispara Doja.

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: 4 curiosidades sobre Hollywood's Bleeding, disco indicado de Post Malone


"Streets"

"Streets" não foi lançado originalmente como single, mas entrou para a lista de sucessos de Doja após se tornar a trilha sonora do #SilhouetteChallenge, do TikTok, em que os usuários gravam a própria silhueta em uma pose sensual com filtro de luz vermelha. O hit também entrou para o Billboard Hot 100.  

Com um R&B sedutor, Doja canta em "Streets": "Não consigo dormir mais /Na minha cabeça, nós pertencemos /E eu não posso ficar sem você /Por que não consigo encontrar ninguém como você?"


+++ HUNGRIA HIP HOP: 'SOU APEGADO EM SORRISOS QUE A MÚSICA PODE LEVAR' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL