- Estatueta do Oscar (Foto: Andrew H. Walker / Getty Images)

3 momentos constrangedores do Oscar 2021: de discursos intermináveis ao prêmio de Melhor Ator [LISTA]

93ª edição do prêmio foi repleta de surpresas

Marina Sakai (sob supervisão de Isabela Guiduci) Publicado em 26/04/2021, às 16h32

A 93ª edição do Oscar foi, certamente, uma das mais diferentes e inesperadas dos últimos anos. Realizada neste domingo, 25 de abril, criou uma experiência ao vivo para todos os indicados, mesmo em tempos de coronavírus. No entanto, a cerimônia contou com diversas surpresas e momentos controversos. 

Por conta da pandemia, 2020 foi um ano de escassos lançamentos no universo do cinema. Poucos sabiam como seriam as premiações em 2021 e até mesmo se elas seriam realizadas. Contudo, a Academia seguiu com os planos. Ao lado do produtor executivo, Steven Soderbergh, teve sucesso em incluir pessoas ao redor do mundo e de todas as principais produções de forma segura e responsável para o evento.

+++LEIA MAIS: 6 'ex-super-heróis' que ganharam Oscars na carreira [LISTA]

O feito foi ofuscado por alguns momentos de bagunça, no entanto. Todo Oscar traz algumas surpresas quanto aos vencedores, ou até mesmo erros que entram para a história como momentos vergonhosos, como a confusão entre Moonlight (2016) e La La Land (2016) em 2017. Veja três momentos sem sentido para o público na edição de 2021, segundo o Cinema Blend:

Discursos

No formato tradicional do Oscar, uma música tocaria para indicar o final dos discursos para os vencedores saberem a hora de descer do palco. Na teoria, são rápidos minutos para expressar a emoção, fazer um agradecimento e uma breve homenagem ao cinema. 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Streamings têm recorde de prêmios na cerimônia; entenda

Neste ano, não foi bem assim que aconteceu. Quem ganhou a estatueta teve tempo ilimitado para falar o quanto quisesse. Em geral, os discursos foram sentimentais e significativos, mas intermináveis e sem foco central. Manifestações políticas, histórias de infância e monólogos marcaram a maioria dos discursos e cansaram o público assistindo de casa.

DJ e Glenn Close

O DJ Questlove, do grupo de hip-hop The Roots, ficou responsável pela música da cerimônia. Com arranhões nos discos e buzinas ao final dos longos discursos, o estilo remeteu mais a um evento de cultura pop da MTV, não ao Oscar. 

+++LEIA MAIS: Youn Yuh-jung, vencedora do Oscar, é questionada sobre cheiro de Brad Pitt: 'Não sou cachorro'

No final, aconteceu um dos momentos mais inusitados. O ator e comediante Lil Rey Howery começou um segmento improvisado de comédia sobre as músicas indicadas a Melhor Canção Original. Andra Day e Daniel Kaluuya, ambos indicados a prêmios, entraram na brincadeira. Ao final, Glenn Close dançou ao som de “Da Butt,” de EU.

O momento engraçado não pareceu necessário, especialmente nos últimos prêmios de uma cerimônia bastante longa. A produção também não dedicou o mesmo tempo ao In Memoriam, homenagem aos falecidos no último ano, momento corrido e feito sem a sensibilidade necessária. 

+++LEIA MAIS: Quanto vale patrimônio de Gary Oldman, indicado ao Oscar por Mank?

Melhor Ator

A ordem dos prêmios confundiu o público desde o começo. As primeiras estatuetas entregues foram as de Melhor Roteiro (Original e Adaptado) e Melhor Direção - todas anunciadas bem mais cedo que o costumeiro. 

A maior surpresa, no entanto, foi quando Melhor Filme foi anunciado antes de Melhor Atriz e Ator. Por ser o mais importante, a produção escolhida como a melhor do ano normalmente é o fechamento da premiação. A hipótese é: a Academia pensou que a estatueta de Melhor Ator iria para Chadwick Boseman, morto em 2020, por A Voz Suprema Do Blues (2020). Portanto, planejaram um final emocionante com uma homenagem ao ator.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: O que significou uivo de Frances McDormand na premiação?

Quem ganhou Melhor Filme foi Nomadland (2020), de Chloé Zhao e, apesar de ter recebido o maior prêmio da noite, o momento foi anticlimático. No final, Chadwick perdeu e o vencedor foi Anthony Hopkins, por Meu Pai (2020), e o astro não compareceu à cerimônia. Aparentemente, a aposta da Academia não deu certo.


+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

oscar notícias Chadwick Boseman Academia surpresa Daniel Kaluuya la la land melhor filme chloé zhao glenn close Melhor Ator Steven Soderbergh meu pai A Voz Suprema do Blues anthony hopkins moonlight nomadland oscar 2021 andra day questlove

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’