Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

O Grammy das minas: como 2021 exaltou como nunca antes a produção feminina do mundo da música

De Beyoncé a Dua Lipa, artistas femininas dominam a cerimônia com conquista histórica

Mariana Pastorello | @mari.pastorello (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 14/03/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beyoncé (Foto: Divulgação) e Dua Lipa (Foto: Amy Sussma / Getty Images)
Beyoncé (Foto: Divulgação) e Dua Lipa (Foto: Amy Sussma / Getty Images)

Neste domingo, 14, acontece a 63ª edição da cerimônia doGrammy Awards. A premiação elege anualmente as produções musicais e será apresentada de forma híbrida pelo comediante Trevor Noah

Com shows de Taylor Swift, BillieEilish, Dua Lipa, Cardi B, Doja Cat, entre outras, oGrammy 2021 se destaca pela liderança feminina nas categorias e indicações, algo inédito. Para celebrar o mês internacional da mulher com essa conquista histórica na indústria musical, confira alguns destaques femininos. 

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: Qual a melhor canção que concorre a Gravação do Ano, segundo a crítica?

Ícone do pop e fenômeno atemporal, Beyoncé, carrega nove indicações na premiação. Com "Black Parade" concorre a Canção do Ano, Gravação do Ano, Música de R&B do Ano e Melhor Performance de R&B. Com "Savage Remix" concorre a Gravação do Ano, Melhor Canção de Rap, Melhor Performance de Rap. Com "Brown Skin Girl"concorre a Melhor Clipe e com "Black is King" a Melhor Vídeo Musical Longo.


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


Logo atrás, mas não muito distante, Taylor Swift e Dua Lipa acumulam cinco e seis indicações, respectivamente, e a britânica é a única artista presente nas três categorias principais: Álbum do Ano, Gravação do Ano e Canção do Ano.

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 apresentações que prometem ser incríveis [LISTA]

Na categoria Revelação, também não passam batido. Das oito indicações, seis são mulheres: Ingrid Andress, Phoebe Bridgers, Chika, Noah Cyrus, Doja Cat e Megan Thee Stallion. Podemos esperar uma premiação com a força e potência feminina dominando a Academia. 

Mas a mulherada não para por aí. Pela primeira vez na história do Grammy, a categoria de Melhor Performance de Rock tem apenas cantoras ou bandas com vocalistas femininas. Motivo de celebração, considerando o machismo histórico do estilo e a falta de destaque feminino. Fiona Apple, Phoebe Bridgers, Brittany Howard, Grace Potter,Haime Big Thief concorrem à estatueta. 

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 músicas que evidenciam a maturidade musical de Dua Lipa [LISTA]

Podemos observar uma mudança significativa na produção musical, caminhando para a maior valorização de artistas mulheres, tanto por parte da Academia - considerada muito conservadora - quanto do público.

Enquanto a premiação não acontece, assista ao trailer de "Black is King": 

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 músicas para entender a trajetória de Haim, banda indicada a Melhor Álbum


+++ LAGUM: 'BUSCAMOS SER GENUÍNOS' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL