Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Por que John Lennon não apareceu na última sessão de gravação dos Beatles?

Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr concluíram o disco Let It Be sem a participação do vocalista

Redação Publicado em 10/02/2020, às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon em 1972 (Foto: AP Images)
John Lennon em 1972 (Foto: AP Images)

Em janeiro de 1969, os Beatles apresentaram Let It Be ao vivo, mas, ninguém imaginava que aquele show seria a apresentação final do quarteto de Liverpool. Já a última sessão de gravação, com todos os integrantes, foi em agosto do mesmo ano, para finalizar o Abbey Road, lançado em setembro. 

O disco seguinte, Let It Be, foi concluído apenas por PaulMcCartney, George Harrison e Ringo Starr nos estúdios Apple com uma última sessão no início de 1970 para finalizar a música "I Me Mine", do guitarrista. Ao verificar os créditos da faixa, não tem o nome de John Lennon, que nem estava no país na época.

+++ LEIA MAIS: 50 anos depois, Abbey Road, dos Beatles, volta a ser extremamente popular

O anúncio oficial do fim da banda, no entanto, só aconteceu em abril de 1970, mas já não havia Beatles há meses. Após dizer aos companheiros de grupo que sairia do quarteto em setembro de 1969, Lennon tratou de negócios pessoais como novas músicas gravadas com Eric Clapton e lançadas como single da Plastic Ono Band em outubro.

No final de dezembro [1969], John Lennon e Yoko Ono viajaram para a Dinamarca para passar um tempo com a filha da artista, Kyoko, e ficaram lá durante quase todo o mês de janeiro. Enquanto isso, os outros três Beatles terminaram “I Me Mine” e finalizaram Let It Be, que o vocalista claramente não estava interessado.

+++ LEIA MAIS: Filho achava John Lennon 'hipócrita' por defender a paz, o amor e destruir a própria família

Na data da última sessão de estúdio dos Beatles, no dia 4 de janeiro de 1970, John Lennon não foi encontrado em lugar algum. Em uma versão de “I Me Mine” de Anthology, Harrison brinca: "Vocês todos já leram que Dave Dee não está mais conosco. Mas Mickey e Titch e eu gostaríamos de continuar o bom trabalho que sempre acontece no [Abbey Road Studio] No. 2".

Let It Be foi lançado no dia 8 de maio de 1970.


+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS