Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 obras icônicas de Viola Davis para celebrar o Dia Internacional da Mulher [LISTA]

Versatilidade, força e sensibilidade renderam diversos prêmios à atriz, como Oscar e BAFTA

Gabriela Piva | @gabriela_piva (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 08/03/2021, às 13h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Viola Davis no Oscar, em 2017. (Foto: Frazer Harrison / Getty Images)
Viola Davis no Oscar, em 2017. (Foto: Frazer Harrison / Getty Images)

Com uma longa trajetória nas telinhas, a carreira de Viola Davis combina talento e dedicação. Versátil, sensível e forte, ser vencedora de prêmios comoEmmy e Oscar, por exemplo, apenas prova a qualidade do trabalho dela.

A mais recente indicação da atriz foi ao Globo de Ouro pelo papel de Ma Rainey em A Voz Suprema do Blues, daNetflix. Com Chadwick Boseman, tornou-se emblema antes mesmo do lançamento. Estreou após a morte do ator em agosto de 2020, devido a um câncer de cólon.

+++ LEIA MAIS: Estrela de Bacurau e Aquarius, Sônia Braga aparece na lista de Melhores Atores do século do NY Times

Viola apareceu em outras obras icônicas como How To Get Away With Murder ou Um Limite Entre Nós. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, confira mais séries e filmes marcantes da artista:

(Obs.:Histórias Cruzadas não fará parte da lista apesar da popularidade. ParaVanity Fair, Viola Davis confessou "se arrepender" do longa por, principalmente, trazer uma mulher branca como salvadora das negras. Para saber mais sobre a questão do "salvador branco," clique aqui).

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


A Voz Suprema do Blues 

O lançamento com Viola Davis também é um dos mais emblemáticos. Além da presença de Boseman, conta a história da cantora Ma Rainey, também conhecida como "Mãe do Blues."

Desde a estreia,A Voz Suprema do Bluesrecebeu duas indicações ao Globo de Ouro: Melhor Atriz para Viola; e Melhor Ator Coadjuvante para Boseman. Apesar de não vencer, a interpretação impressionante da artista é inegável. (Apenas o ator de Pantera Negraganhou a estatueta entre ambas nomeações).

+++ LEIA MAIS: Viola Davis revela apelido carinhoso que deu a Chadwick Boseman


Um Limite Entre Nós

Depois de duas indicações ao Oscarpor Histórias Cruzadas e Dúvida, Viola finalmente conseguiu a estatueta com Um Limite Entre Nós. A artista emocionou o público ao receber o prêmio:

"Sabe, existe um lugar onde todas as pessoas com potencial aglomeram. Um lugar: o cemitério. As pessoas me perguntam o tempo todo: 'Quais histórias quer contar, Viola?' e  digo: 'Exumem aqueles corpos e histórias. Histórias de quem sonhou grande, mas nunca viu os sonhos se tornarem realidade.'"

+++ LEIA MAIS: Viola Davis reclama de diferença salarial com brancas - a quanto pode chegar a inju$tiça?

Ao lado de Denzel Washington, Viola Davis viveu a esposa de um jogador de baseball  aposentado, Troy Maxson. Na história, o personagem coletava lixo para sobreviver.


How To Get Away With Murder

Protagonista, Viola ganhou prêmios pelo papel da advogada e professora Annalise Keating. Apesar de esnobada pelo Emmy em 2020, a artista levou a melhor na categoria Melhor Atriz em Série Dramática em 2015. 

+++ LEIA MAIS: How To Get Away With Murder: 7 detalhes escondidos sobre Annalise Keating

A história acompanha Annalise após o envolvimento em trama de assassinato. A primeira temporada da série começou em 2014, a última foi ao ar em maio de 2020. 


Dúvida 

Já pensou em uma obra com Viola Davis e Meryl Streep? Pois bem, as duas feras do cinema uniram forças no filme Dúvidade 2008. O longa recebeu diversas indicações aos prêmios mais cobiçados do cinema: Oscar, Globo de Ouro, Critics Choice Award, BAFTA Awards.

+++LEIA MAIS: Grey’s Anatomy, Scandal e HTGAWM: 9 séries para entender o universo de Shonda Rhimes

Sensível, a história acompanha a rígida diretora escolar Irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep). A personagem suspeita de abuso infantil por parte do padre Brendan Flynn (Philip Seymour Hoffman) e, assim, inicia-se um embate moral contra o líder religioso.

Davis interpreta a Sra. Miller, mãe de Donald Miller (Joseph Foster): primeiro aluno negro de uma escola no Bronx, Nova York.

+++ LEIA MAIS: Viola Davis é esnobada pelo Emmy e causa revolta nas redes sociais


Código de Conduta

Ao lado de Jamie Foxx, Viola vive a prefeita April Henry. A obra foi indicada ao BET Awards como Melhor Filme e rendeu outras nomeações ao protagonista.

A história acompanha Clyde Shelton (Gerard Butler) após presenciar o assassinato da esposa e filha. Anos mais tarde, o assassino é encontrado morto, e o principal suspeito é o pai de família. 

+++ LEIA MAIS: Minha irmã brasileira, diz Viola Davis sobre Tais Araujo


Esquadrão Suicida

Na DC, Viola viveu a mentora Amanda Waller. Apesar do filme ter ganhado Oscar de Melhor Maquiagem e Teen Choice Awards por Melhor Filme Antecipado, foi duramente criticado pela crítica especializada.

Porém, Margot Robbie,Jared Leto, Cara Delevingne,Viola Davis marcaram o ponto alto da trama: o elenco. Mundialmente, Esquadrão Suicida acumulou mais de U$S 700 milhões de bilheteria.  

+++ LEIA MAIS: 'Ayer Cut' existe! Diretor confirma nova versão para Esquadrão Suicida

+++ FBC E VHOOR REFLETEM SOBRE HIP-HOP: 'MÚSICA É PARA SER SENTIDA' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL