Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

8 perguntas ainda sem resposta dos fãs de Harry Potter sobre o Torneio Tribruxo [LISTA]

J. K. Rowling detalhava bastante tudo o que acontecia no mundo bruxo - mas tem muita história mal contada em Harry Potter e o Cálice de Fogo

Redação Publicado em 18/02/2020, às 18h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Harry Potter e o Cálice de Fogo (Foto: Divulgação / Warner)
Harry Potter e o Cálice de Fogo (Foto: Divulgação / Warner)

Harry Potter e o Cálice de Fogo foi o quarto livro da série escrita por J. K. Rowling. Nele, o bruxo tinha 14 anos, e Hogwarts recebia o Torneio Tribruxo, uma competição interescolar potencialmente mortal. 

Sempre havia três campeões competindo pela Taça Tribruxo: um estudante de Hogwarts, um de Beauxbaton e um de Durmstrang - respectivamente, colégicos da Inglaterra, França e Noruega. Naquele ano, porém, Voldemort traçou um plano maligno para colocar as mãos em Harry Potter - e o nome dele acabou sorteado.

+++ LEIA MAIS: Parabéns, Harry Potter: Como é a vida do bruxo aos 39 anos?

Mas existe muita, muita história mal contada e muitas perguntas não respondidas. Separamos, abaixo, oito delas. Veja se tem respostas:

Os jornais estrangeiros não ligavam para o evento?

+++ LEIA MAIS: Bruxos no dentista? 9 questões mal resolvidas do universo de Harry Potter [LISTA]

Rita Skeeter era uma das mais famosas repórteres do Profeta Diário, o maior jornal bruxo da Inglaterra. Ela ficou alocada em Hogwarts, falou com os campeões, cobriu as Tarefas… Mas isso só importava para os ingleses? Não havia jornalistas de outros países lá?


Harry não poderia simplesmente… Recusar?

Não era para o nome de Harry Potter ter saído do Cálice de Fogo. O Torneio Tribuxo, como deixa claro o nome, é para três pessoas. Como sabemos, um plano maligno de Voldemort fez o menino competir. A partir do momento que o pergaminho mostrou o nome do menino-bruxo, um contrato mágico é selado, e não pode ser quebrado.

+++ LEIA MAIS: 9 provas de que Hermione Granger é personagem mais inspiradora de Harry Potter [LISTA]

Mas… O que aconteceria se Harry simplesmente não participasse? Explodiria em chamas? Dificilmente… E mesmo que se não se recusasse imediatamente, Harry poderia simplesmente entrar nas arenas e não fazer nada, certo? Ninguém empurraria ele para dentro do lago.


Estudantes estrangeiros não precisam participar dos eventos - e têm aulas?

Os três (ou no caso, quatro) estudantes participando do Torneio Tribruxo, explicou Dumbledore, estão isentos dos exames de final de ano. Embora passar de ano sem mais nem menos soe ótimo, isso também vale para os outros estudantes estrangeiros que não foram escolhidos para campeões?

+++ LEIA MAIS: 8 filmes que quem odeia Harry Potter, da J. K. Rowling, provavelmente vai amar [LISTA]

Se passarem nos exames automaticamente, por que isso não acontece com os bruxos de Hogwarts? E se precisam fazer as provas, como mantêm a educação em dia?


E como ficam os N.I.E.M.s?

Os bruxos britânicos têm duas fases cruciais na vida acadêmica. Depois de cinco anos de estudo, fazem os N.O.M.s, exames para determinar os Níveis Ordinários da Magia. Depois, podem escolher quais materias querem fazer para “especialização” em nível de N.I.E.M.s (Níveis Incrivelmente Exaustivos de Magia).

+++ LEIA MAIS: 7 fatos que J.K. Rowling criou para Harry Potter depois do fim dos livros: Sexualidade de Dumbledore, escolas de magia e mais

No último ano, nos exames finais, todos os bruxos recebem suas notas de N.I.E.M.s. Elas permitem que esses cidadãos consigam emprego, especializações, entre outros (ok, só pense em vestibular). Mas se os campeões - todos maiores de idade, no último ano, a maioria - nunca fizeram os exames, como conseguiram esses pontos?


Por que só a cada cinco anos?

+++ LEIA MAIS: 9 detalhes escondidos em Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 [LISTA]

Como muitos eventos (alô, Olimpíadas), o Torneio Tribruxo tinha um período de distância entre edições. Cinco anos, no caso. O que parece bastante injusto, pois você precisaria ter a sorte de ter mais de 17 anos no exato ano em que aquilo acontece (ou seja, um deles precisaria acontecer quando você tivesse 12 anos - se não, esqueça a chance das glórias). Por ser um evento escolar, talvez precisasse de um equilíbrio melhor…


Por que o Quadribol foi cancelado?

A Copa de Quadribol era um grande evento para os alunos de Hogwarts. Os estudantes do time eram tratados como celebridades, as partidas eram motivo de festa… Mesmo assim, não aconteceu no ano do Torneio Tribruxo.

+++ LEIA MAIS: Daniel Radcliffe é confundido com morador de rua: “Preciso fazer a barba com mais frequência”

Não era assim tão necessário que não houvesse jogos. As partidas acontecem em, no máximo seis dias do ano. E mesmo que o campo estivesse ocupado pelo labirinto da Terceira Tarefa, Hogwarts tem um terreno gigantesco. Com certeza haveria outro lugar para montá-lo.


Por que os estudantes não ficavam no castelo?

Os alunos da francesa Beauxbaton chegaram em uma carruagem; o corpo de Durmstrang, em um navio. Eles passaram todos os meses lá… Mesmo no inverno, quando Fleur e os colegas estavam “congelando” com as capas leves.

+++ LEIA MAIS: A Pedra Filosofal: 7 detalhes que você certamente não sabia sobre a primeira aventura de Harry Potter

Hogwarts sendo um castelo tão, tão grande, não teria um espacinho para poucas dezenas de pessoas a mais?


O torneio acabou depois da morte de Cedrico?

Quando o Torneio Tribuxo aconteceu em Harry Potter, foi depois de um longo, longo tempo em recesso. Aparentemente, por adolescentes morrere, o conselho entendeu que não era realmente seguro. Tomaram todas as precauções para não acontecer de novo. Mesmo assim, Cedrico Diggory foi assassinado. 

+++ LEIA MAIS: Depois dos filmes de Harry Potter, ator de Percy Wesley teve que trabalhar em bar para se sustentar

Resta a pergunta mais importante: a competição foi encerrada para sempre? Ou eventualmente tentaram novamente, com regras (ainda mais) restritas? Alvo Severo, filho de Harry, será um campeão…?