Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Guardiões da Galáxia, Top Gun e mais: as 10 melhores trilhas sonoras da história, segundo o público

As trilhas traduzem as emoções e angústias dos personagens, além de conseguirem construir cenários desde os mais felizes até os mais arrepiantes

Malu Rodrigues I @amalu.rodrigues Publicado em 15/02/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Guardiões da Galáxia, Top Gun e Forrest Gump (Foto 1: Divulgação/ Foto 2: Divulgação/ Foto 3: Reprodução)
Guardiões da Galáxia, Top Gun e Forrest Gump (Foto 1: Divulgação/ Foto 2: Divulgação/ Foto 3: Reprodução)

No último domingo, 9, Coringa ganhou o Oscar 2020 de Melhor Trilha Sonora - composta por Hildur Guðnadóttir. As músicas colocadas no filme mudam completamente o tom do longa, deixando mais marcante e pesado.

Além da produção protagonizada por Joaquin Phoenix, outros filmes também marcam história por ter uma trilha icônica e memorável. Afinal, são elas que traduzem as emoções e angústias dos personagens e constroem cenários felizes ou arrepiantes.

+++ LEIA MAIS: Retrospectiva 2019: as 14 melhores trilhas sonoras do ano [LISTA]

De Guardiões da Galáxia com Redbone e David Bowie a Os Embalos de Sábado à Noite com Bee Gees, as diversas produções escolhem músicas muito bem recebidas pela audiência.

Por meio do site Ranker, o público selecionou as dez melhores trilhas sonoras da história. Confira a lista: 


10) Dirty Dancing - Ritmo Quente

O disco do filme de 1987 é um dos mais comercializados no mundo com mais de 32 milhões de cópias vendidas. A trilha sonora apostou em músicas mais românticas, dançantes e dramáticas.

"Be My Baby", de The Ronettes e "Hungry Eyes", de Eric Carmen são destaques. Enquanto isso, "(I've Had) The Time of My Life", de Bill Medley e Jennifer Warnes, entrou para a história do cinema. 

+++ LEIA MAIS: As 32 músicas da trilha sonora de Para Todos os Garotos 2: de Billie Eilish a Backstreet Boys


9) O Brother, Where Art Thou?

A trilha sonora foi um componente muito importante do filme, tanto que foi gravada antes da produção do longa começar. As escolhas de música foram pautadas no cenário e têm um tom mais pesado e melancólico. A trilha ganhou três Grammy's em 2002, com destaque para "I Am a Man of Constant Sorrow". 

+++ LEIA MAIS: Quem são os maiores vencedores da história do Grammy?


8) Os Embalos de Sábado à Noite

A trilha sonora é composta principalmente pelo Bee Gees, mas artistas como Yvonne Elliman e The Trammps também foram homenageadas. O disco ganhou Grammy de Melhor Álbum. "Stayin' Alive", "How Deep Is Your Love" e "More Than a Woman" são algumas das faixas mais lembradas pelo público.

+++ Produtor de Bohemian Rhapsody fará filme biográfico dos Bee Gees


7) De Volta Para o Futuro

O filme de 1985 escolheu com precisão todas as faixas. O disco ficou por 19 semanas seguidas na Billboard 200. A trilha sonora é composta por "The Power of Love", de Huey Lewis e The News, "Heaven Is One Step Away", de Eric Clapton e, não podemos esquecer de "Johnny B. Goode", performada por Marty McFly e The Starlighters.

+++ LEIA MAIS: Fãs da Marvel encontram easter egg de De Volta para o Futuro 2 em Vingadores: Ultimato; veja


6) Top Gun

Adorado pelo público e pelos críticos, o álbum da trilha foi o mais vendido no ano de estreia do filme, 1986. Músicas como "Playing with the Boys", de Kenny Loggins e "Hot Summer Nights", de Miami Sound Machine foram algumas das responsáveis pelo sucesso do disco.

Além disso, "Take My Breath Away", do Berlin, ganhou o Oscar e o Globo de Ouro por melhor canção original.

+++ LEIA MAIS: Por que o Judas Priest negou participar da trilha sonora de Top Gun - e depois se arrependeu?


5) Footloose

Com uma premissa dançante, o longa inteiro é repleto de faixas elétricas que conquistaram o público. "I'm Free", de Kenny Loggins e "Holding Out for a Hero", de Bonnie Tyler são destaques na trilha sonora. "Fooloose", também de Loggins, recebeu indicações para o Oscar e Globo de Ouro por melhor canção original.

+++ LEIA MAIS: De Velvet Underground a T-Rex: todas as 63 músicas da segunda temporada de Sex Education


4) Jovens, Loucos e Rebeldes

A produção icônica de 1993 reuniu músicas de rock dos anos 1970, principalmente, para formar a trilha sonora. Por isso, temos faixas memoráveis, como "Hurricane" de Bob Dylan, "Hey Baby" de Ted Nugent e "Sweet Emotion" do Aerosmith

+++ LEIA MAIS: Aerosmith muda de ideia e Joey Kramer volta a ser baterista


3) Loucuras de verão

Com Harrison Ford no elenco, a trilha sonora do longa foi essencial para criar o clima de mudança da cultura popular dos anos 1960.

"(We're Gonna) Rock Around the Clock", de Bill Haley & the Comets e "16 Candles", do The Crests são algumas das músicas mais lembradas do filme, além da incrível "Runaway", de Del Shannon.

+++ LEIA MAIS: 13 filmes que têm mais de 40 anos e você não fazia ideia: Star Wars, Mad Max e Poderoso Chefão [LISTA]


2) Guardiões da Galáxia

O filme da Marvel é marcado por cenas musicais, então nada mais justo que a trilha fosse memorável. Toda a seleção é feita a partir de faixas dos anos 1970. Algumas mais icônicas são “Come and Get Your Love”, de Redbone, "Moonage Daydream", do David Bowie, e "Hooked on a Feeling", de B.J. Thomas. No filme, conseguimos sentir um momento de nostalgia com as canções antigas.

++++LEIA MAIS: Guardiões da Galáxia Vol. 3: gravações começarão após o fim da edição de Esquadrão Suicida


1) Forrest Gump

Classificada como a melhor trilha sonora pelo público, a de Forrest Gump, inclusive, foi indicada ao Oscar em 1994 (perdendo para O Rei Leão). Composta por Alan Silvestri, a seleção de faixas inclui Elvis Presley, Aretha Franklin, Jimi Hendrix e The Doors. O filme alcançou o 2º lugar na Billboard quando foi lançada em 1994.

+++ LEIA MAIS: Enganação, John Travolta e terrorismo: 9 curiosidades sobre Forrest Gump: O Contador de Histórias


+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA