Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Os 10 melhores compositores de rock de todos os tempos eleitos pelo público: Bob Dylan, John Lennon e mais [LISTA]

Os musicistas da lista são exemplos de personalidades que conseguem criar músicas explosivas e geniais

Malu Rodrigues I @amalu.rodrigues Publicado em 01/03/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bob Dylan, John Lennon e Freddir Mercury (Foto 1: AP Image/ Foto 2: AP Images/ Foto 3: AP Image)
Bob Dylan, John Lennon e Freddir Mercury (Foto 1: AP Image/ Foto 2: AP Images/ Foto 3: AP Image)

Clássicos eternizados do rock vão além das performances incríveis de grandes bandas. Antes das músicas serem tocadas nos shows super produzidos, elas são cuidadosamente montadas pelos compositores.

"Hey Jude", de Paul McCartney, "Bohemian Rhapsody", de Freddie Mercury e Queen, e "Mrs. Robinson", de Paul Simon, são algumas das faixas que tiveram sucesso quase absoluto entre o público e foram construídas de forma metódica e genial.

+++ LEIA MAIS: Os 10 sons que definiram a música que todo mundo ouviu nos anos 2010 [LISTA]

No entanto, esses são apenas três exemplos de compositores que criaram canções explosivas e sinceras. Podemos citar muitos outros, como Johnny Cash e Bob Dylan.

Por meio do site Ranker, o público selecionou os dez maiores compositores de rock da história. Confira a lista: 


10) Johnny Cash

Johnny Cash, eternizado pelas composições e entrega nas músicas, consagrou-se como uma lenda. Com a carreira iniciada em 1950, Cash encontrou o equilíbrio entre os públicos de diferentes gerações e, após quase 50 anos, ainda reverbera entre os mais jovens. O Homem de Preto escreveu músicas incríveis, como “Cry! Cry! Cry!”, "Folsom Prison Blues" e "I Walk the Line".

+++ LEIA MAIS: 16 anos sem Johnny Cash; as 16 músicas essenciais do Homem de Preto


9) John Fogerty

Além de vocalista e guitarrista, o ex-líder do Creedence também tem uma carreira impressionante como compositor. Ele é aclamado pelo público e pela crítica, inclusive pela Rolling Stone EUA que o colocou na lista dos 100 melhores compositores da história. "Proud Mary", "Down on the Corner" e "Centerfield" são algumas das músicas mais conhecidas do artista. 

+++ LEIA MAIS: Roger Waters escolhe as 8 melhores músicas de todos os tempos; de Neil Young a Leonard Cohen [LISTA]


8) George Harrison

Para quem conhece George Harrison apenas como guitarrista, o músico também construiu um repertório de faixas invejável. O ex-Beatles compôs preciosidades como "Within You Without You",  "Any Road" e "That’s The Way It Goes".

+++ LEIA MAIS: 10 músicas incríveis da carreira de George Harrison sem os Beatles [PLAYLIST]


7) Don Henley

Baterista do Eagles, Don Henley entra para a lista após escrever canções profundas e divertidas. Em diversas músicas, ele se reconecta com as raízes texanas e foca no country. Algumas das faixas mais lembradas do artista são: "Taking You Home", "The Heart of the Matter", "The Garden of Allah", e, é claro, "Hotel California". 

+++ LEIA MAIS: 44 anos depois, Eagles fará turnê de Hotel California em 2020


6) Freddie Mercury

Freddie Mercury entrou para a história do rock por ser um dos melhores vocalistas da história. No entanto, a trajetória do artista apenas aumenta com o também posto de compositor. Inúmeros hits do Queen foram marcados pela genialidade do músico. "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love" e "We Are the Champions"... precisamo falar algo mais?

+++ Leia Mais: Por que "Bohemian Rhapsody" não é o maior sucesso do Queen?


5) Paul Simon

Com um toque de folk rock, o artista fez muito sucesso dentro do grupo Simon & Garfunkel. Algumas das canções mais famosas de Simon são: "The Sound of Silence", "Mrs. Robinson", e "Bridge over Troubled Water".

+++ LEIA MAIS: Beatles, Pink Floyd e Bob Marley: os 10 discos de vinil mais vendidos da década de 2010 [LISTA]


4) Bob Dylan

O estilo único de Bob Dylan é eternizado nas composições com peso político e cultural, como "Blowin' in the Wind" e "The Times They Are a-Changin". A título de curiosidade: o artista recebeu um Oscar em 2001, por "Things Have Changed", faixa que faz parte da trilha sonora do filme Garotos Incríveis (Wonder Boys).

+++LEIA MAIS: Quais artistas do rock e do pop já ganharam um Oscar? Bob Dylan, Beatles, Elton John e muitos outros [LISTA]


3) Paul McCartney

Paul McCartney entra para o Top 3 da lista e não é à toa. O artista tem composições incríveis que marcaram gerações e continuam atuais. “Hey Jude”, "Here There and Everywhere" e "Let It Be" são exemplos da explosão criativa do músico.

+++ LEIA MAIS: Por que Paul McCartney toca bateria em várias músicas dos Beatles?


2) John Lennon

Assim como os outros Beatles da lista, John Lennon tem composições magníficas e sinceras. Com letras engenhosas e, ao mesmo tempo, emocionantes, o artista não poupa talento. Com muitas faixas admiráveis, algumas das mais reconhecidas são: "Hold On", "Yesterday" e "Come Together".

+++LEIA MAIS: ‘Eram duas pessoas em uma’: Ringo Starr comenta relação entre John Lennon e Yoko Ono


1) Warren Zevon

Warren Zevon conquistou o 1º lugar da lista com a composição de músicas icônicas. Algumas delas são: "Werewolves of London", "Lawyers, Guns and Money" e "Roland the Headless Thompson Gunner".

+++ LEIA MAIS: De CBGB a Whisky a Go Go: 7 lugares que marcaram a história do rock


+++ TITÃS CELEBRA O ACÚSTICO, MAS SE MANTÉM ELÉTRICO - E É ATRAÇÃO DA MUSIC & RUN