Pulse

Rock in Rio 2019: Saiba as exigências dos artistas: de banquete a sala de massagem

Foo Fighters, Red Hot Chili Peppers e Black Eyed Peas são as bandas mais exigentes do festival

Camilla Millan Publicado em 05/10/2019, às 10h00

None
Red Hot Chili Peppers no Lollapalooza 2018, The Black Eyed Peas e Foo Fighters (Foto: Andréia Takaishi; Reprodução/Instagram; Greg Allen/AP)

Águas, toalhas brancas, comida e banheiros… Talvez essas sejam as exigências mais simples, tidas como indispensáveis nos camarins dos artistas. No entanto, algumas bandas e cantores exigem (muito) mais.

Um exemplo deste Rock in Rio é o do Drake. Grande parte das pessoas que acompanharam as redes sociais na última semana devem ter descoberto algumas das exigências do rapper, como o chef particular que preparou batatas fritas trazidas do exterior para ele. 

+++LEIA MAIS: 5 motivos que transformaram Drake no inimigo público nº 1 do Rock in Rio 2019

Visto como antipático por muitos fãs, Drake também não agradou os funcionários do hotel em que ficou hospedado: não provou a comida do chef e não deu sequer uma gorjeta para os garçons.

Podem parecer absurdas, mas as exigências de Drake fazem parte de uma longa lista em que, muito provavelmente, não são as piores. 

+++LEIA MAIS: Drake trouxe "marmita" ao Rock in Rio para não precisar comer nada feito no Brasil

Sim, existem artistas muito exigentes. Outros não têm ataques de estrelismo. Com pedidos simples de água e café, por exemplo, Alok fez o show na Cidade do Rock, e não reclamou.

As estrelas do Rock in Rio 2019 são ecléticas. De pedidos astronômicos aos mais simples, confira as exigências de grandes nomes do festival este ano:

Foo Fighters

Muito provavelmente um dos astros mais exigentes desta edição, o Foo Fighters fez diversos pedidos para o camarim. Entre eles, 350 toalhas brancas, banquete com opções vegana, coreana e mexicana, além de uma área para a família dos músicos. 

+++LEIA MAIS: Foo Fighters, Drake e IZA: os 9 melhores shows do Rock in Rio - até agora

Assim como o rapper Drake, a banda trouxe o próprio chef de cozinha, que preparou todas as refeições do grupo, desde os pratos principais até às sobremesas. 

Além disso, o espaço destinado à banda no backstage não é pequeno: ao todo foram reservados oito camarins para o grupo. 


Black Eyed Peas

Ainda não se sabe os pedidos da banda para o festival no Rio de Janeiro, no entanto, sabe-se que as exigências do grupo não costumam ser pequenas.

+++LEIA MAIS: Black Eyed Peas entra para a lista de artistas internacionais apoiando a #EleNão

Em 2009, para um show no Festival de Glastonbury, na Inglaterra, o Black Eyed Peas - na época ainda com Fergie no grupo -  fez exigências que contabilizavam um total de 50 mil libras, o equivalente atual a 255 mil reais.

A longa  - e muito cara - lista de exigências dos artistas incluía um ônibus-estúdio com equipamento de gravação. Assim, a banda poderia remixar e gravar músicas caso tivessem tempo. 

Mas não para por aí. Os integrantes da banda também exigiram chegar no festival de helicóptero, e um enorme banquete com diversos tipos de comida, desde as tradicionais da região até hambúrgueres e outras guloseimas. 


Jessie J

Jessie J talvez seja uma das menos exigentes do festival, apesar de ter alguns pedidos peculiares.

No Rock in Rio de 2015, a cantora fez uma lista que continha minestrone (uma sopa italiana), húmus, cranberries, água vitaminada, vegetais orgânicos e - o pedido mais peculiar de todos - um mel específico da Nova Zelândia.

+++LEIA MAIS: Rock in Rio 2019: Channing Tatum sobe no palco com a namorada Jessie J; veja

A artista também pediu lenços umedecidos da marca Baby Wipes, velas Jo Malone, uma centrífuga de sucos e micro-ondas, além de escova de dentes e creme dental.  


Bon Jovi

Sem muitas exigências, o Bon Jovi aprecia mais a qualidade do que a quantidade dos pedidos.

Em 2017, a banda pediu jantar com mesa completa, incluindo rechaud e um menu especialmente preparado para o grupo e convidados. Bon Jovi também exigiu água Fiji, uma marca que retira o líquido das profundezas da ilha Fiji, na Oceania, e considerada uma água de luxo.  

+++LEIA MAIS: Rock in Rio 2019: Fã que beijou Bon Jovi não entendeu nada do que ele falou

O pedido dos músicos também incluía um juicer e um liquidificador, que deveriam estar disponíveis para a banda ao longo de todo o dia.


Iron Maiden

Para show realizado em Porto Alegre, em 2018, o Iron Maiden foi bastante exigente na lista de pedidos. Exigiram que o camarim tivesse duas salas médias de massagem, 50 toalhas de banho, oito cadeiras estofadas dobráveis, além de espelhos de corpo inteiro, carpete claro e "de qualidade", e uma sala com a capacidade de acomodar 50 pessoas.

+++LEIA MAIS: Brasil é o país que mais ouve Iron Maiden no mundo; veja lista com artistas do Rock in Rio 2019

E se você estiver se perguntando para que uma sala tão grande, aqui vai: os músicos exigiram um almoço para 35 pessoas que incluísse opções frias e quentes, como sopa, carne, frango, salada, etc. Além disso, a banda pediu um jantar para 50 pessoas com três opções de comidas quentes e uma infinidade de acompanhamentos.

Caso não bastasse, a banda exigiu diversos tipos de bebidas, desde energéticos e cervejas a vinho e gatorades. E mais, cada músico pediu também um lanchinho personalizado. Steve Harris, por exemplo, exigiu um sanduíche de frango no pão preto, sem maionese ou manteiga e uma porção de brócolis ao lado.


Ivete Sangalo

Ivete Sangalo também pode ser considerada uma das menos exigentes no festival. Nos shows, normalmente o pedido da cantora é o mesmo: 100 peças de sashimis frescos que devem ser servidos uma hora antes do show.

+++LEIA MAIS: Rock in Rio 2019: Ivete Sangalo prova que o axé é tão bem-vindo no festival quanto o rock

Além disso, a cantora costuma exigir frutas. Em um show em 2016, Sangalo pediu quatro iogurtes de morango, banana e mamão, duas caixas de chocolate e dez unidades de chicletes, todos de menta e hortelã. 


Red Hot Chili Peppers

Em 2011, para o Rock in Rio, o Red Hot Chili Peppers fez uma lista de pedidos realmente "zen". Além de uma sala de meditação, cortinas e carpetes brancos, a banda pediu duas árvores bem altas, como palmeiras, justamente para criar um ambiente mais calmo. 

+++LEIA MAIS: Red Hot Chili Peppers: Californication ganha edição especial de 20 anos

Assim como outras bandas, o grupo tem o próprio chef, e para que ele pudesse cozinhar para os músicos, no camarim era exigida uma cozinha industrial com pia tripla, panelas, gel sanitizador e 24 panos de prato. 

E não é "só" isso. O RHCP exigiu luminárias com dimmer (variador de luminosidade), além de lounge para exercícios vocais e refeitório, disposto ao lado de outras salas, destinadas às famílias dos músicos assim como às crianças. 

+++LEIA MAIS: Eddie Vedder participa de show do Red Hot Chili Peppers para homenagem ao líder do The Cars [VÍDEO]


Imagine Dragons

Se falamos sobre as maiores exigências, aqui vamos para um dos pedidos mais singelos, e o título é do Imagine Dragons.

+++LEIA MAIS: Fãs estão indignados pela derrota do Queen para o Imagine Dragons como melhor banda de rock

A banda, ao invés de pedir carros blindados e toalhas brancas, exigiu atividades simples quando veio ao Lollapalooza, em 2018. Um dos pedidos foi andar de metrô, assim como conhecer a região da 25 de Março e ir ao Zoológico de São Paulo.


A Rolling Stone Brasil está no Rock in Rio 2019 a convite da Natura Musical