- Robert Pattinson como Batman (Foto: Reprodução/ Warner)

Como o Batman do Robert Pattinson não será mais do mesmo - sem repetir a fórmula de Ben Affleck e outros

O novo filme do herói aparenta seguir novos rumos criativos para cativar o público

Redação Publicado em 20/02/2020, às 09h12

A imensa popularidade do Batman fez o personagem aparecer em 4 filmes diferentes e na pele de dois atores - Christian Bale e Ben Affleck - apenas na última década. Apesar de The Batman, estrelado por Robert Pattinson, estar chamando igual ou maior atenção, é difícil enxergar como o reboot do herói não será mais do mesmo.

+++LEIA MAIS: Batman e Mulher-Gato estão grávidos nas HQs; entenda

Por isso, com base em informações já confirmadas em entrevistas e com algumas ainda especulativas, tudo isso compilado pelo ScreenRant, listamos pontos-chave nos quais o filme dirigido por Matt Reeves pode explorar de novas formas o Batman.


A idade de Bruce Wayne

Matt Reeves já disse e reforçou em entrevistas que The Batman  não será uma história de origem de herói, o que é ótimo. Batman Begins (2006) ainda é uma origem recente e bem aprovada pelo público e filmes como Batman vs Superman (2016) e Coringa (2019) já mostraram o casal Wayne sendo morto vezes demais.

É um alívio saber que provavelmente não veremos Bruce Wayne perdendo os pais pela décima vez, mas também não significa que o Batman terá anos de carreira de combate ao crime. Tudo indica (pela idade de Pattinson, de 33 anos e comentários de Reeves) que o herói terá um ou dois anos de atuação no combate ao crime, ainda sem toda a bagagem que o Morcego tem nos quadrinhos.

+++LEIA MAIS: Mulher-Gato em 1992, Michelle Pfeiffer dá conselho para Zoë Kravitz sobre o traje da personagem

É uma idade até então não explorada nos cinemas e com vilões que serão introduzidos novamente, o que indica que The Batman pode ser o primeiro encontro do detetive da DC com o Charada (Paul Dano), o Pinguim (Colin Farrell) e também com inimiga/amante Mulher-Gato.


Métodos de combate ao crime

Robert Pattinson foi treinar jiu-jitsu com mestres brasileiros para se prepara para o Batman. É uma escolha interessante de arte marcial, já que o estilo criado por Helio Grace é extremamente eficiente em quedas, finalizações, estrangulamentos e armlocks, tudo que um combatente do crime precisa para neutralizar e até quebrar ossos de oponentes maiores e mais fortes.

+++ LEIA MAIS: Tudo o que já sabemos sobre o Batman de Robert Pattinson: novo uniforme, início das filmagens, elenco, história e data de estreia

Mesmo assim, não se deve esperar pelo Batman violento de Ben Affleck, ou o estilo de usar bombas de fumaça e esconder-se nas sombras de Christian Bale.  Matt Reeves disse que quer ressaltar a inteligência e habilidades de investigação do Morcego.

A luta pode ser apenas uma maneira eficiente de eliminar os obstáculos, ainda que interessante de se assistir.


O que o novo Bat-traje significa para o filme

Pelos movimentos que Robert Pattinson faz no teste de câmera, é possível ver que o novo traje dá mais abertura para mexer as articulações, especialmente no pescoço (o Batman de Michael Keaton estaria com inveja). Isso extremamente necessário para executar movimentos de jiu-jitsu.

+++LEIA MAIS: Arlequina deve aparecer na nova trilogia do Batman de Robert Pattinson - mas não será Margot Robbie

Além disso, o símbolo no peito, que muitos discutem ser feito de partes da pistola que matou o casal Wayne, são um indicativo de como o trauma de  Bruce pode influenciar no visual como vigilante.


A escolha por Robert Pattinson como Batman

O ator já deu algumas dicas de como quer abordar o icônico herói da DC. Na voz, ele disse que busca inspiração no tom sombrio e insano que o colega Willew Dafoe entregou em O Farol (2019).

Pode-se esperar algo diferente do clássico Kevin Conroy, que dublou o Batman na aclamada série animada dos anos 1990 ou do urro de cantor de death-metal de Christian Bale.

+++LEIA MAIS: 6 vilões que foram mais inteligentes do que o Batman nas HQs [LISTA]

Além disso, um Batman mais complexo emocionalmente e perturbado é o que a contratação de Pattinson significa. O ator mudou a imagem de simples galã de Crepúsculo com vários longas independentes e densos como High Life (2018) e Cosmopolis (2012).


Sem Coringa… Ainda

Caso The Batman dê certo, é evidente esperar mais filmes e a inevitável chegada do nêmesis do Morcego, o Coringa. Isso pode ser um perigo. O vilão é popular demais para ficar muito tempo de fora dos filmes, mas uma aparição do personagem de Joaquin Phoenix ameaça estragar toda a cronologia da possível franquia.

+++ LEIA MAIS:  Fãs da Marvel reclama do visual de Robert Pattinson como Batman: ‘Demolidor ficaria bravo’

Por outro lado, escalar outro ator para o papel também é perigoso. Seria a terceira pessoa a ser o palhaço em menos de 6 anos e isso pode cansar o público. Tanto Matt Reeves quanto a Warner devem estudar os próximos passos com muita cautela.

The Batman chega aos cinemas em 25 de julho de 2021.


+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA

dc batman cinema notícias coringa robert pattinson quadrinhos Joaquin Phoenix

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'