- Jackson 5. (Foto: Reprodução/Instagram)

The Jacksons relembram Michael e suplicam por justiça racial em remix de 'Can You Feel It' [ENTREVISTA]

Jackie Jackson falou sobre novidades da carreira, política, Brasil e família em entrevista à Rolling Stone Brasil

Gabriela Piva | @gabriela_piva (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 02/04/2021, às 10h30

Aos 69 anos e com um sorriso de quem conquistou o Hall da Fama, Jackie Jackson, apelido para Sigmund, fez jus à imagem de simpático ao responder com entusiasmo e humor à ligação da Rolling Stone Brasil. Apareceu sentado em uma das salas de TV da própria casa, rodeado de memórias dos tempos de Jackson 5 e dos posteriores The Jacksons.

+++ LEIA MAIS: Michael Jackson tinha amizade com astro de O Incrível Hulk - e adorava passar trotes para o ator

“Tenho vários quadros dos Jacksons aqui,” disse, orgulhoso, exibindo os arredores. Sentado em um sofá preto de couro em uma sala cinza-escuro, cercava-se pelas fotografias dos irmãos, pelos sonhos conquistados, pelo amor e pela saudade - tanto da mãe, quem não vê pessoalmente desde o começo da pandemia, quanto da família e do irmão Michael Jackson.

Nesse momento, Jackie mostrou a única expressão tensa da entrevista. A internet da lenda do R&B e Soul Music caiu por cinco minutos. Uma das desvantagens do jornalismo em tempos de pandemia: as entrevistas a distância podem ficar sem conexão. (Em opostos, existe a facilidade de entrevistar artistas internacionais por videochamadas). Dos vinte minutos disponíveis para conversa, perdemos esses cinco. 

Conexão reestabelecida. O papo continuou.

Aproveitando o tempo trancado em casa pela quarentena, Jackie relança os discos dos The Jacksons gravados pela Epic Records entre 1976 e 1978. As versões estendidas de The Jacksons, Goin’ Places  e Destiny entraram nas plataformas digitais em fevereiro deste ano. Os outros álbuns gravados na era pós-Jackson 5 (Triumph, 1980; Victory, 1984; e 2300 Jackson Street,1989) chegarão em abril. 

+++ LEIA MAIS: 7 músicas clássicas que viralizaram no TikTok: Michael Jackson, Justin Timberlake e mais [LISTA]

Como explicou Jackie - com ar de quem conquistou os próprios sonhos - os fãs são a motivação principal para relançar os discos em 2021. Não satisfeitos, The Jacksons deixam outras novidades pelo caminho: um remix de “Can You Feel It,” de Triumph (1980), um hino antirracista escrito por Jackie junto ao Rei do Pop. (Sem poder detalhar, confirmou um disco com inéditas dos Jacksons: “Não posso falar mais nada além disso.")

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

+++ LEIA MAIS: Como surgiu o especial de Os Simpsons com Michael Jackson - e por que ele foi excluído 28 anos depois [FLASHBACK]

“Mostrei a nova versão de 'Can You Feel It' para Obama, ele amou” Jackie apontou para si mesmo, enfatizando a atitude. O ex-presidente sabia do remix antes da edição final - feita por Greg Curtis e John McClain - porque o staff de Jackie pediu permissão para Obama para usarem o discurso do político na música.

A ideia de abrir “Can You Feel It” com Martin Luther King e nos colocar para ouvir Obama surgiu de McClain, amigo de infância da família e produtor de Janet Jackson. Os olhos de Jackie ficaram enormes, arregalados, ao explicar o motivo do grupo escolher a faixa para remixar e lançar antes de outras. A música original, lançada na década de 1970, “fala sobre a atualidade."

(Sem dizer nada, a música e o alerta de Jackie me lembraram George Floyd, Breonna Taylor e tantas outras vítimas do racismo e da violência policial dos Estados Unidos).

 

+++ LEIA MAIS: George Michael no lugar de Freddie Mercury no Queen? Roger Taylor responde

Muito mudou para Jackie na pandemia - assim como para o mundo inteiro. Inclusive os encontros familiares: costumavam se reunir em feriados e outras festividades antes do novo coronavírus espalhar. Juntos, cantavam músicas dos Jacksons, matavam a saudade e os rumores de que não se dão bem. “Agora, é tudo pelo Zoom,” Jackie caiu na risada ao responder como mantêm contato. Por ser parte do grupo de risco e partidário do isolamento social, fica em casa para se proteger: forma sutil de exercer política na atualidade. 

Katherine Jackson, de 90 anos e mãe dos Jacksons, parece ser a grande preocupação de Jackie. Para vê-la, teria de pegar um avião - atitude perigosa em meio à pandemia viral. Assim como o primogênito, a matriarca ainda não foi vacinada contra a Covid-19:

+++ LEIA MAIS: Michael Jackson deu instruções para uso da fortuna em testamento secreto

“Minha mãe aguarda para ver se as pessoas terão alguma espécie de reação contra a vacina. Há quem tenha medo, ainda, você sabe, de ter algum efeito colateral,” explicou. (No Brasil, os imunizantes aplicados, como a Coronavac ou a vacina de Oxford, passaram da fase 2 dos testes e não apresentaram efeitos colaterais graves. De acordo com a Folha de S. Paulo, sintomas leves demonstram eficácia do medicamento no organismo humano.)

A vacinação, para Jackie, lembra o governo de Joe Biden e Kamala Harris. Na visão do artista, o atual presidente dos EUA foi um alívio: “É alguém que, de fato, faz algo pelo país,” contrapondo Trump. “Todos precisam se vacinar, todos,” enfatizou. 

+++ LEIA MAIS: South Park anuncia episódio especial sobre vacinação contra Covid-19

Também penso como deve ser a pandemia para quem lançou trabalhos a vida toda e, logo em seguida, saiu em turnê. Apesar de uma carreira de 20 anos ativos, os irmãos se apresentaram no Brasil apenas duas vezes: em 1974 (como Jackson 5) e em 2019 (como The Jacksons). 

A última vez foi especialmente emocionante para Jackie. Lágrimas escorriam pelos rostos dos fãs no camarim: “Aquelas pessoas cresceram conosco, tornaram-se advogados e médicos. Foi tão emocionante que me peguei chorando de alegria."

+++LEIA MAIS: Michael Jackson quase morreu durante as gravações de ‘Billie Jean’; entenda

Planos para turnês, no entanto, não faltam. Apesar de não divulgarem a agenda de shows, existem datas para agosto deste ano em festivais de músicas na Inglaterra. Anteriormente, visitaram o país para se apresentarem para a Família Real: “A Rainha gostava tanto de nós, a ponto de nos convidar duas vezes para tocar para ela. Para você ter ideia, tinha toda a nossa discografia."

O palco lembra duas das maiores saudades de Jackie. A primeira, as apresentações ao vivo. A segunda, uma saudade da adolescência: "Meu irmão Michael Jackson, quem não está mais conosco"

O Rei do Pop morreu em 2009 por uma overdose acidental. Faz Jackie relembrar os anos dourados dos Jacksons: "Quando estou no palco, consigo visualizar perfeitamente onde [Michael] e se posicionaria para cantar, como se movimentaria. A presença dele é muito forte - até porque fotografias antigas passam no telão e nos ajudam a relembrá-lo."

+++LEIA MAIS: Como Michael Jackson foi coroado Rei do Pop?

Quatro irmãos que não precisam de mais nada, mas ainda são apaixonados pela música, pelo palco e pela energia do público, os Jacksons ainda fazem história. Com as lembranças do passado, as reedições dos discos e o planos incertos de futuras turnês, o grupo trilha o caminho para uma nova fase e um disco com inéditas. Enquanto isso, a legião de fãs do mundo inteiro pode aproveitar as renovações dos álbuns e das músicas de sucesso.

+++ LEIA MAIS: Como ‘Thriller’, hit de Michael Jackson, foi escrito para o Rei do Pop?

+++ LAGUM: 'BUSCAMOS SER GENUÍNOS' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

joe biden michael jackson musica noticias barack obama remix martin luther king Kamala Harris jackson 5 jackie jackson triumph jacksons

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada