Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

9 filmes de romance sem finais felizes para lembrar que o amor é incerto: De La La Land, Her e mais [LISTA]

Nem todas as histórias de amor de Hollywood terminam um casal unido

Redação Publicado em 19/04/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
La La Land, Love e Her (Fotos: Reprodução)
La La Land, Love e Her (Fotos: Reprodução)

Um olhar prolongado, conversas excitantes e coincidências inimagináveis. O amor surge através de detalhes e rapidamente é consolidado em um namoro, noivado ou casamento. É assim nos filmes e, às vezes, na vida real também.

As histórias de amor não são feitas apenas de carícias e declarações, porém. Os olhares se perdem, as conversas acabam e tudo aquilo que um dia fez um casal acreditar que tinham provocado um evento único no espaço-tempo, desaparece.

Como a arte imita a vida - ou vice-versa -  separei 9 filmes de romance sem finais felizes, quero dizer, sem a felicidade hollywoodiana idealizada em que os protagonistas vencem todos os dilemas e terminam juntos.

Para fugir dos clichês adolescentes, como A Culpa das Estrelas e (500) Dias Com Ela; os clássicos das comédias românticas, como Um dia e Titanic; e o saturado Nasce Uma Estrela, listei produções com histórias de amor dramáticas, tensas ou simplesmente tristes lançadas na década de 2010.

Confira 9 filmes de romance sem finais felizes para lembrar que o amor é incerto:

Namorados para Sempre (2010)

Ryan Gosling e Michelle Williams se apaixonam perdidamente durante a juventude e decidem se casar para criarem juntos uma filha. Já na idade adulta, o casal tenta lidar com as angústias individuais em relação aos sonhos que foram deixados para trás, mas percebe que o problema vai além das escolhas feitas no passado.

++LEIA MAIS: Titanic: Celine Dion opina sobre o final trágico e controverso de Jack


Anna Karenina (2012)

Estrelada por Keira Knightley, a adaptação cinematográfica da obra de Liev Tolstói conta a clássica história de Anna Karenina, uma mulher casada que se apaixona pelo Conde Vronsky. A personagem lida, ao mesmo tempo, com a rejeição do marido para o pedido de divórcio e o ciúmes pelo amante - responsável pela separação dela com o até então parceiro.

+++ LEIA MAIS: 'Como Se Fosse a Primeira Vez' da vida real: Mulher perde a memória e namorado recria história do filme de Adam Sandler


O Grande Gatsby (2013)

Outra obra literária adaptada para os cinemas sem um final feliz é O Grande Gatsby. Leonardo DiCaprio dá vida a um misterioso milionário conhecido por receber diversas pessoas nas festas luxuosas na mansão dele e nunca ser visto por nenhum dos convidados. Ao longo da narrativa, os espectadores descobrem detalhes do romance proibido de Jay Gatsby, que termina com um final trágico.

+++ LEIA MAIS: Como Paul Rudd pode ter influenciado Leonardo DiCaprio a participar de Titanic?


Her (2014)

Adorado pelos usuários da internet, Herconta a história de um futuro utópico em que um homem se apaixona por uma inteligência artificial. O filme protagonizado por Joaquin Phoenix levanta muitas questões sobre a idealização dos relacionamentos e dependência emocional através de uma narrativa sensível e comovente.

+++ LEIA MAIS: Os 10 melhores filmes de romance para assistir na Netflix: Diário de Uma Paixão, Idas e Vindas do Amor e mais


Love (2015)

Do lado oposto da fantasia, Love, de Gaspar Noé, busca retratar a complexidade dos relacionamentos reais e mostrar que o amor não pode ser separado do sexo. Com cenas explícitas e polêmicas, o filme explora os problemas entre um jovem casal rodeado pelo desejo, ciúmes e arrependimentos. 

+++ LEIA MAIS: 7 séries 'quentes' com sexo e drogas para maratonar na Netflix


Carol (2015)

Indicado a seis categorias do Oscar, Carol se inspira no livro The Price of Salt, de Patricia Highsmith, e conta a história duas mulheres que se apaixonam. Mas, o romance acontece na década de 1950 e as personagens nem sonham com a possibilidade de assumirem o relacionamento diante da sociedade.

+++ LEIA MAIS: Oscar LGBTQ+: 9 filmes que ajudaram a promover a diversidade sexual na cerimônia


La La Land: Cantando as Estações (2016)

Lançado em 2016, La La Land está no caminho para se tornar um clássico dos romances perdidos. O musical estrelado por Emma Stone e Ryan Gosling encanta o espectador com uma narrativa sonhadora apenas para surpreendê-lo com um final dramático e realista. 

+++ LEIA MAIS: Disney revela visual "punk rock" de Emma Stone como Cruella em prequel de 101 Dálmatas


Me Chame Pelo Seu Nome (2017)

Apesar da família de Elio aceitar o envolvimento dele com o Oliver, o pesquisador não consegue se livrar das imposições morais da sociedade e tudo o que consegue fazer é aproveitar o romance de verão ao lado do jovem amante. 

+++ LEIA MAIS: Duna: Timothée Chalamet aparece na primeira imagem oficial do clássico da literatura sci-fi


História de um Casamento (2019)

O filme estrelado por Adam Driver e Scarlett Johansson mostra um casal desgastado pela convivência. Os dois decidem se divorciar e percebem que colocar fim em um longo relacionamento não é fácil tanto da perspectiva emocional quanto do ponto de vista financeiro.

+++ LEIA MAIS: Adam Driver abandona entrevista após ouvir canção de História de um Casamento


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA