- Simetria de Kubrick em O Iluminado (Foto: Reprodução / Warner)

7 diretores de cinema com ‘filmes assinatura’ no catálogo - e o melhor de cada um [LISTA]

Ângulos de câmera, cores, historias. De Tim Burton a Kubrick, conheça cineastas com traços marcantes

Yolanda Reis Publicado em 27/04/2020, às 19h10

É praticamente impossível ouvir uma música dos Beatles, Led Zeppelin, Blink-182, Green Day e várias outras bandas e não reconhecer imediatamente o artista. Riffs icônicos, bateria num ritmo específico, o vocal. Por isso, são todas tão icônicas. O mesmo acontece com diretores de cinema.

Desde diretores mais clássicos (Orson Welles e os geniais Cidadão Kane, A Marca da Maldade e Verdade e Mentira) até novíssimos cineastas - (Jordan Peele e os já característicos Nós e Corra!), não raramente encontramos verdadeiros artistas da câmera e luz.

Quer seja no estilo das narrativas, nos ângulos de câmera, iluminação ou som, diversos diretores, por meio dos anos, demarcaram o próprio território e desenvolveram uma aparência única - e maneira imediatamente reconhecíveis de trabalhar.

Conheça sete diretores com filmes assinatura no catálogo - e um filme de cada para assistir: 

Tim Burton

Personagens sombrios - mas coloridos. Histórias engraçadas - mas assustadoras. Antes ilustrador, o diretor criou uma personalidade própria para seus filmes. Apresenta um misto de terror clássico com o medo juvenil. Tem até cores marcantes: roxo, verde, laranja, preto e branco. - e é inesquecível no misto terror-juvenil.

+++ LEIA MAIS: 8 fatos sobre Edward Mãos de Tesoura que você provavelmente não sabia [LISTA]

Para assistir: Edward Mãos de Tesoura (1990)

Um humano criado por um professor maluco num castelo horroroso… No meio de um subúrbio norte-americano. Mas, uma falha: o cientista esqueceu de lhe dar mãos; ele só tem tesouras. Conseguirá sobreviver na classe média?

Quentin Tarantino

Um humor ácido combinado com litros e litros de sangue. A ultraviolência, a afinidade com temas históricos (reinventados) contados numa narrativa nada linear. Diálogos bem compridos e profundos, também, sempre aparecem nas obras do diretor.

+++ LEIA MAIS: 7 filmes essenciais de Quentin Tarantino para assistir no Amazon Prime Video: Kill Bill, Pulp Fiction e mais

Para assistir: Bastardos Inglórios (2009)

Uma judia em fuga e um grupo de soldados aliados. Em comum, a vontade de matar Hitler e o máximo de nazistas que encontrarem no caminho.

Wes Anderson

Simetria é a palavra principal. Depois, câmera fixa - onde os atores se mexem, mas o equipamento fica no mesmo lugar. Anderson também ama tons pastel ou variações do marrom - tanto quanto adora temática retrô e uma vibe de cinema setentista. Suas histórias são sempre comédias com tramas complicadas, cheias de personagens.

+++ LEIA MAIS: Wes Anderson indica 5 filmes (e 1 série) para assistir durante a quarentena [LISTA]

Para assistir: Grande Hotel Budapeste (2014)

O concierge do Grande Hotel Budapeste, Monsieur Gustave, é acusado de assassinar uma hóspede depois dela deixar uma herança para ele. Seu pupilo Zero precisa provar a inocência do chefe - e achar uma pintura renascentista. 

Guillermo del Toro 

O diretor opta por trazer o inimaginável ao mundo infantil - e não pesa a mão para criar monstros horrorosos. Como ele mesmo diz, não liga nem de matar crianças nos filmes feitos para elas - e elas sempre morrem nas suas produções. O modo mais gráfico e realista o diferencia de Tim Burton. 

+++ LEIA MAIS: Novo terror de Guillermo Del Toro tem morte de crianças, mas é permitido para público à partir dos 13 anos

Para assistir: O Labirinto do Fauno (2006)

Uma princesa do submundo, refugiada na Terra, precisa retornar ao lar. Para isso, precisa passar por todas as portas de um labirinto, e recebe ajuda de um fauno para completar cada uma das missões.

Hayao Miyazaki 

Animações emocionantes, com temáticas sensíveis e cativantes. Uma ilustração que lembra aquarela, mas ainda tem traços bem vívidos. Miyazaki trouxe muito da cultura oriental para o ocidente em várias histórias infantis (mas tão adultas).

+++ LEIA MAIS: 4 curiosidades sobre os filmes do Studio Ghibli: de boicote cristão a adaptação da Disney

Para assistir: O Serviço de Entregas da Kiki (1989)

Aos 13 anos, a bruxa Kiki e o gato Jiji partem numa aventura para explorar o mundo. Se muda para uma cidade grande, e usa a habilidade de voar na vassoura para fazer entregas rápidas.

Stanley Kubrick

Kubrick foi o pioneiro em criar simetria nos takes, e uma palheta de cor bem definida, fazendo escola para Wes Anderson (embora o diretor clássico não seja tão rigoroso nesses aspectos). Seus filmes são sombrios, violentos, adultos. A música é fator gritante na trama - as emoções chegam ao ápice com elas. Provavelmente, o diretor mais marcante dos anos 1970.

+++ LEIA MAIS: Aos 17 anos, Stanley Kubrick já era mestre por trás das câmeras... fotográficas; veja imagens

Para assistir: Laranja Mecânica (1971)

Adaptado do romance de Anthony Burgess, mostra Alex e sua gangue de delinquentes adolescentes num futuro horrível e distópico... Até o valentão ser preso e passar por uma intensa tentativa de recuperação.

Steven Spielberg

Protagonistas cativantes, histórias fantásticas e animadoras. E muita, muita ação para família. Spielberg gosta de usar reflexos, jogo de câmeras, iluminação e espelhos. Foca bastante na atuação. Moldou muito do renascimento do cinema dos anos 1980.

Para assistir: Prenda-me se For Capaz

O filme com DiCaprio foge do espaço comum de fantástico do diretor - mas tem, em cada cena, seus elementos assinatura. Conta a história de um mentiroso fingindo ter profissões de elite.

+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

tim burton filmes cinema notícias LISTA estilos Steven Spielberg Diretores quentin tarantino Guillermo del Toro marcantes wes anderson stanley kubrick Hayao Miyazaki assinatura especificos

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae