- Frances McDormand em Nomadland (Foto: Reprodução via IMDb)

Oscar 2021: 5 curiosidades sobre Nomadland, indicado a Melhor Roteiro Adaptado [LISTA]

Sensível e repleto de significados, filme concorre em diversas categorias do Oscar 2021

Redação Publicado em 20/04/2021, às 19h59

Nomadland, filme dirigido por Chloé Zhao e estrelado por Frances McDormand, é um dos destaques do Oscar 2021 e o grande favorito na categoria de Melhor Filme, segundo os 'termômetros' da premiação.

Sensível e brilhante, a produção concorre em seis categorias do Oscar 2021. São elas: Melhor Filme, Melhor Direção por Chloé Zhao, Melhor Atriz por Frances McDormand, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Na fronteira com documentário, Nomadland faz um retrato multifacetado da vida na estrada [REVIEW]

Baseado no livro de não ficção Nomadland: Surviving America in the 21st Century, da jornalista Jessica Bruder, o longa-metragem acompanha a vida de uma viúva de meia-idade, que aderiu à vida nômade, a Fern (Frances McDormand) - uma personagem fictícia em um universo real.

Em um diálogo entre documentário e ficção, Nomadland busca refletir de maneira realista e sincera sobre a vida nômade. Para entrar no clima do Oscar 2021, listamos 5 curiosidades sobre este incrível filme: 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 6 motivos para assistir Quo Vadis, Aida?, indicado a Melhor Filme Estrangeiro [LISTA]

Elenco de pessoas reais

De acordo com informações do Buzzfeed, a maior parte do elenco de Nomadland é composta por pessoas reais, isto é, não-atores. Todos os personagens interpretaram versões de si mesmo no filme.

Na verdade, curiosamente, todos os personagens seguiram com os nomes da vida real - exceto a protagonista Frances McDormand e a mulher que interpreta a irmã de Fern no filme, a Dolly vivida por Melissa Smith.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Conheça todos os indicados a Melhor Filme


O papel de Fern era um sonho pessoal de McDormand 

Quando era mais jovem, aos 45 anos, em uma entrevista à Variety, Frances McDormand disse que o sonho dela era mudar o nome para Fern e "pegar a estrada" em um trailer quando completasse 65 anos. Atualmente, a atriz tem 63 anos. 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 curiosidades de Judas e o Messias Negro, indicado a Melhor Filme


Pequena equipe de produção

A equipe de produção do filme foi muito pequena, principalmente se comparada às grandes produções cinematográficas. Segundo o Buzzfeed, Nomadland foi filmado com uma equipe mínima de apenas 25 pessoas.

Provavelmente isso ocorreu pela facilidade para as viagens. Devido à temática do longa, a equipe precisou viajar ao longo de cinco meses e passou por mais de sete estados dos Estados Unidos durante as filmagens.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 detalhes de figurino em A Voz Suprema do Blues [LISTA]


Personagens do livro estão presentes no filme

Nomadland foi inspirado no livro de não ficção Nomadland: Surviving America in the 21st Century. O filme apresenta personagens reais da obra literária também na produção cinematográfica. É o caso de Bob Wells, por exemplo.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 motivos para assistir Soul, indicado a Melhor Animação [LISTA]


Wall Drug é um local real

No filme, acompanhamos a personagem de McDormand trabalhando no Wall Drug. Curiosamente, o local é um lugar que realmente existe e, segundo o Buzzfeed, é uma das atrações turísticas mais populares da Dakota do Sul.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 7 curiosidades sobre Minari, indicado a Melhor Filme [LISTA]


+++ HAIKAISS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL


+++SAIBA MAIS: Oscar 2021: 5 papéis para conhecer Olivia Colman, indicada como Melhor Atriz Coadjuvante 

Concorrendo ao Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante por Meu Pai (2020), Olivia Colman nasceu em Norwich, Inglaterra, em 1974. O primeiro papel grande foi na sitcom Peep Show (2003) e, desde então, participou de produções famosas, como a série The Crown (2016) e o longa A Favorita (2018), pelo qual ganhou o Oscar como Melhor Atriz em 2019. 

Colman estudou na Universidade de Cambridge, onde participou do grupo de teatro  Footlights. Nas audições, conheceu os criadores do Peep Show e logo entrou para o meio artístico, participando de diversas séries de comédia. Além do Oscar, também ganhou três Globo de Ouro e quatro Bafta. Confira cinco papéis para conhecer a carreira de Olivia Colman:

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 filmes para conhecer Amanda Seyfried, indicada a Melhor Atriz Coadjuvante por Mank [LISTA]


Broadchurch (2013)

A pequena cidade de Broadchurch se torna centro de uma investigação policial quando o corpo de um garoto de 11 anos é encontrado na praia. Agora, a policial Ellie Miller (Olivia Colman) e o detetive Alec Hardy (David Tennat) precisam trabalhar juntos para solucionar o caso. Colman foi indicada ao Emmy como Melhor Atriz pela série.


The Crown (2016)

The Crown acompanha a trajetória da Rainha Elizabeth II desde os preparos para assumir o trono inglês até hoje. Colman interpreta a versão mais velha de Elizabeth, a partir da terceira temporada. A série tem uma ótima recepção da crítica e recebeu indicações ao Emmy e Globo de Ouro.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 filmes para conhecer a carreira de Maria Bakalova, indicada a Melhor Atriz Coadjuvante


Fleabag (2016)

Fleabag (Phoebe Waller-Bridge) é uma jovem britânica tentando lidar com os problemas do início da vida adulta, como relacionamentos, trabalho, família e vida sexual. Colman interpretou a madrasta de Fleabag. A série também foi escrita e criada por Waller-Bridge e recebeu 100% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes.


A Favorita (2018)

Colman interpretou a Rainha Ana no longa ambientado na Inglaterra do século XVIII. Em A Favorita, Sarah Churchill (Rachel Weisz), a Duquesa de Marlborough, é conselheira e amante da Rainha, mas vê o posto ameaçado com a chegada da criada Abigail (Emma Stone), que conquistou a atenção da majestade.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 6 filmes para conhecer a carreira de Lakeith Stanfield, indicado a Melhor Ator Coadjuvante [LISTA]

O filme concorreu a nove Oscars, além de ser indicado ao Globo de Ouro, Bafta, SAG Awards e Festival Internacional de Cinema de Veneza.


Meu Pai (2020)

Anthony (Anthony Hopkins) é um senhor de 81 anos e mora sozinho em um apartamento em Londres. A filha Anne (Olivia Colman) tenta a todo custo ajudar o pai, contratando cuidadoras para supervisioná-lo, mas Anthony sempre dá um jeito de demiti-las. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Conheça Meu Pai, filme com Anthony Hopkins indicado a Melhor Filme

Quando Anne decide se mudar para Paris com o novo namorado, o pai começa a mostrar ainda mais os sinais da velhice, não reconhecendo mais os familiares. O longa foi dirigido por Florian Zeller e possui cinco indicações ao Oscar 2021.

filme entretenimento notícia cinema História narrativa Curiosidades frances mcdormand chloé zhao nomadland oscar 2021 Fern Jessica Bruder

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'