Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Beatles: Quais as melhores músicas do Fab Four, segundo Michael Jackson?

Como Michael Jackson opinou, algumas músicas dos Beatles são tão lindas que nem precisam de letra

Redação Publicado em 19/08/2022, às 14h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles (Foto: Apple Corps Ltd 2009) e Michael Jackson (Foto: Getty Images)
Os Beatles (Foto: Apple Corps Ltd 2009) e Michael Jackson (Foto: Getty Images)

Com um imenso catálogo de músicas, Beatles tem aqueles trabalhos que se destacaram mais entre os fãs. Um desses admiradores era Michael Jackson, quem elencou quais são as melhores canções da icônica banda de rock britânica. Inclusive, o Rei do Pop explicou como as favoritas dele são tão lindas que não precisavam de letra.

Durante entrevista de 1985 ao Los Angeles Times (via Showbiz Cheat Sheet), Jackson foi convidado a citar as cinco músicas favoritas dos Beatles. Ele colocou "Yesterday" em primeiro lugar, e sugeriu como ele gostava dessa música mais do que qualquer outra no catálogo extenso do Fab Four.

+++LEIA MAIS: Beatles: Dueto virtual de Paul McCartney e John Lennon deixa Julian Lennon 'chocado'; entenda

Em seguida, Rei do Pop indicou outras canções favoritas, especificamente "Here, There and Everywhere," "The Fool on the Hill," "Let It Be," "Hey Jude," "Eleanor Rigby," "Penny Lane" e "Strawberry Fields Forever." Vale destacar como o cantor afirmou ser difícil reduzir as faixas favoritas dos Beatles para cinco.


Por que Michael Jackson comprou o catálogo dos Beatles em 1980?

A editora musical ATV Music, hoje chamada Sony Music Publishing, vendeu diversas músicas e discos dos Beatles em 1984. A banda britânica não conhecia os direitos autorais, então não tinha poder de impedir o processo. Quem comprou os trabalhos foi Michael Jackson, por US$ 47.5 bilhões, e a culpa foi de Paul McCartney. As informações são do Express UK.

+++LEIA MAIS: Como foi o primeiro encontro de Michael Jackson e Quincy Jones?

O Rei do Pop levou os direitos de canções como "Hey Jude," "Let It Be" e "Yesterday." McCartney e a viúva de John Lennon, Yoko Ono, decidiram não comprar os direitos. Em entrevista ao Graham Norton Show, em 2014, McCartney explicou: "Perdemos as antigas dos Beatles. Não sabíamos nada de gerenciamento musical, fomos roubados. Mas tudo bem."

McCartney também admitiu como a "culpa" foi dele, pois trabalhou com Jackson na época. "Me ligou na época do Natal. Disse: 'Oi, é o Michael, quer fazer alguns hits?'" A dupla se juntou e o integrante do Fab Four deu algumas dicas ao jovem artista. "Disse a ele: 'Você está começando, está no topo,' tinha acabado de lançar Off The Wall e aconselhei ele a fazer ótimos videoclipes."

+++LEIA MAIS: Michael Jackson era obcecado por Diana Ross e ‘deixou os filhos para ela no testamento’; entenda

McCartney também instruiu Jackson a encontrar um bom empresário e aprender sobre publicação na música. O Rei do Pop respondeu dizendo: "Vou comprar as suas!" Até o dia em que realmente comprou.

Em 2016, McCartney entrou na Justiça para recuperar a sua metade do catálogo Lennon-McCartney. Teve sucesso, e conseguiu os direitos de volta.

+++LEIA MAIS: Drake supera os Beatles com hits na Billboard Hot 100